De grande importância para o Departamento Pessoal, o registro de ponto dos trabalhadores é essencial para o seguimento de leis trabalhistas e pagamentos justos. Isso não é diferente em outras modalidades, já que o controle de jornada home office também é imprescindível, com exceção em contratos por produção.
Faz parte do dia a dia, tanto do trabalhador quanto do Departamento Pessoal, o registro de horas de trabalho. Marcar o horário de entrada, saída, almoço e pausas pode parecer apenas uma tarefa automática, mas há muita importância por trás dela.
O controle de jornada é fundamental para o DP, que contabiliza essas informações de forma a gerar uma folha de pagamento com possíveis adicionais e descontos de forma correta.
Além de assegurar que o funcionário está cumprindo suas horas de trabalho, esse controle garante segurança jurídica para ele e a empresa, já que gera documentos que provam os horários da prestação de serviço.
É comum que sejam usados sistemas de controle da jornada de trabalho na empresa, mas mudanças no local de trabalho levantaram dúvidas – como funciona o controle de jornada home office? É obrigatório?
Para responder essas dúvidas, fique com a getdesk que te informamos tudo que você precisa saber sobre o controle de jornada home office. Boa leitura!
Acesso rápido
O que é home office?
Os últimos anos mudaram a maneira das empresas enxergarem o espaço de trabalho. Muitas foram forçadas a adotarem o trabalho a distância, o que ao invés de ser um empecilho, se tornou uma nova forma de trabalhar. Líderes relutantes a tentar flexibilizar o local de trabalho viram que isso pode sim funcionar de forma efetiva.
Assim, o home office se tornou uma opção que agrada funcionários e empresas mesmo após a pandemia. Esse modelo consiste na execução do trabalho remotamente, ou seja, fora das dependências da empresa. Dessa forma, é feito principalmente na casa do trabalhador.
O home office pode ser aliado a dias de encontro presencial, caracterizando o trabalho híbrido, que realiza o revezamento de dias de trabalho remoto e no escritório.
As vantagens do trabalho em home office são diversos, como economia de tempo de transporte ao escritório, mais produtividade e equilíbrio com a vida pessoal. O modelo de trabalho híbrido é capaz de trazer não só essas vantagens, mas também garantir interação com os colegas de trabalho, comunicação e integração.
Como funciona a jornada de trabalho home office?
O trabalhador em jornada de trabalho home office não precisa estar presente no escritório para realizar suas atividades, fazendo-as de sua própria casa. Apesar do nome, muitas vezes o home office pode ser o “anywhere office”, ou seja, o escritório em qualquer lugar – permitindo trabalhar do mundo todo.
Cada empresa determina como será o funcionamento de sua jornada de trabalho home office, sendo o mais comum é dar abertura para que o funcionário possa trabalhar no escritório no modelo de trabalho híbrido.
De qualquer maneira, a rotina de trabalho em home office se assemelha a qualquer dia de trabalho presencial, mudando apenas a forma de se comunicar com líderes e colegas de trabalho.
Um ponto positivo é poder estar próximo a família e aproveitar melhor o horário de almoço, podendo focar em um estilo de vida mais saudável e atividades domésticas.
Assim como no escritório, é preciso se atentar ao excesso de horas trabalhadas, já que o ambiente de trabalho fica mais associado ao local de descanso. Por isso, determine um tempo para pausas e seu horário de encerramento, sem voltar às atividades após bater o ponto.
Controle de jornada de trabalho: como funciona?
Não precisa ser da área de gestão de pessoas – qualquer pessoa com alguma experiência no mercado de trabalho já entrou em contato com algum tipo de controle de jornada. Esse mecanismo consiste em registrar as horas de trabalho do funcionário, considerando também as pausas, horas adicionais, horários, atrasos etc.
É possível observar diversos tipos de controle de jornada de trabalho, por exemplo, o livro de ponto, onde o trabalhador registra manualmente seus horários. Um pouco mais moderno, o registro mecânico é aquele feito através do relógio de ponto, uma máquina que carimba registrando as horas em um cartão.
Entretanto, o sistema mais moderno, seguro e prático é o controle eletrônico. Diferente dos outros, esse tipo contabiliza os horários sem que o DP precise digitalizar esses dados, já que eles já são computados automaticamente.
Além disso, existem diferentes formas de usar o controle de jornada eletrônico, como o uso de cartões e leitores, biometria ou reconhecimento facial. Dessa forma, esse sistema é mais prático e garante que os dados não sejam perdidos ou alterados.
Ainda, com o registro eletrônico, é possível realizar o controle de jornada no home office ou trabalho híbrido, já que pode-se usar aplicativos que fazem esse registro à distância com segurança.
Vantagens e importância do controle de jornada de trabalho
O departamento pessoal de uma empresa é responsável por realizar o controle de jornada dos funcionários, garantindo que esses dados sejam corretos, seguros e bem armazenados.
Essa área também cuida de todos os procedimentos trabalhistas que envolvem o financeiro, como pagamentos de salários.
Com um controle de jornada de trabalho, há o registro de toda jornada do trabalhador, o que permite atestar que ele cumpriu seu horário de trabalho. Mas, além disso, informações complementares como horas extras, adicional noturno, faltas e atrasos são fundamentais para que sua folha de pagamento esteja dentro dos conformes.
Importante ressaltar o que a legislação afirma sobre o controle de ponto:
CLT – Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943
Art. 74. O horário de trabalho será anotado em registro de empregados. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)
§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)
Assim, além do controle de ponto garantir segurança jurídica ao registrar dados e assegurar pagamentos conforme a lei, ele também é obrigatório em empresas com mais de 20 funcionários, segundo a CLT.
Controle de jornada nas diferentes modalidades de trabalho
Atualmente existem algumas opções para tipo de jornada de trabalho em relação a localidade. Enquanto algumas empresas ou pessoas só podem exercer suas tarefas no presencial, outras optam por trabalhar em casa. Ainda, intercalar essas duas opções no modelo híbrido garante aproveitar o melhor desses dois modelos, com mais flexibilidade.
Mas por estarem em locais diferentes, é preciso atenção no registro das horas de trabalho. Muitas pessoas têm dúvidas de como funciona o controle de jornada home office e se é obrigatório. Por isso, vamos explicar melhor sobre o controle de ponto em cada modalidade de trabalho:
Controle de jornada presencial
O trabalho no escritório permite fazer o controle de jornada das mais diversas formas, desde o registro manual ao mecânico e eletrônico.
Por estar presente na empresa, é possível marcar suas horas em um relógio ou papel, entretanto, esses meios são falhos e não recomendados.
Ter dados apenas no meio físico, como em caderno de ponto ou cartão, deixa o DP passível de perdas de informações e adulteração. Além disso, leva tempo para digitalizar esses horários e torná-los acessíveis no sistema.
Por isso, um sistema eletrônico ainda é o mais vantajoso. Uma forma de realizar o registro de ponto eletrônico presencial é através de cartão ou crachás magnéticos e um aparelho de leitura. Assim, os dados ficam seguros e armazenados automaticamente.
Controle de jornada home office
Como visto, o home office caracteriza a não presença do funcionário na empresa, o que impossibilita de realizar um registro de ponto manual ou mecânico, já que não tem acesso ao local para registrar essas informações.
Para realizar o controle de jornada home office é preciso um sistema de registro que possa ser feito a distância, como o eletrônico.
Existem diversos aplicativos que realizam o controle de ponto usando tecnologias como o reconhecimento facial. Esse é o caso do TIO Digital, uma ferramenta de gestão para trabalhadores intermitentes que dispõe de aplicativo para registro de ponto.
Ainda, outros recursos como biometria são viáveis para certificar o controle de jornada home office.
É importante lembrar que o home office e o modelo híbrido são denominados pela legislação de teletrabalho. Segundo a MP 1.108, que agora se tornou a lei nº 14.442, o controle de horas nessa modalidade é apenas obrigatório em empresas com mais de 20 funcionários e em sistema de jornada. Isso porque o teletrabalho pode ser em sistema de horas de trabalho ou tarefas, sendo vetado o controle de jornada no segundo.
Controle de jornada híbrida
Sem abrir mão do encontro no escritório, o trabalho intercala dias de trabalho presencial e remoto. Por isso, é necessário implementar um controle de jornada que funcione para ambas as situações.
Nesse caso, o registro de ponto eletrônico continua sendo o ideal, por ser mais versátil, seguro e prático. Tanto o controle de jornada home office quanto o de trabalho híbrido podem ser feitos através de aplicativos desenvolvidos para esse fim.
É importante que o registro de ponto eletrônico seja conforme as determinações da legislação, para que não seja possível a realização de fraudes, por exemplo.
Ferramentas como a getdesk fornecem uma série de funcionalidades para a gestão do espaço de trabalho em sistema híbrido. Além de realizar a reserva de estações de trabalho, salas de reunião e vagas de estacionamento, o funcionário realiza o check-in e check-out de sua jornada, que fica registrada no sistema.
O controle de jornada home office, presencial ou híbrido é fundamental para a organização de uma empresa, que se torna mais segura judicialmente ao realizá-lo corretamente.
Como implementar o trabalho híbrido?
A flexibilidade é uma prioridade dos trabalhadores atualmente. A maioria não quer estar só em casa ou no escritório, já que é importante conciliar bem-estar, interação e produtividade. No mundo todo, o modelo híbrido é uma tendência que veio para ficar.
Mas para um bom funcionamento desse modelo, a gestão do espaço de trabalho é fundamental. Um escritório deve estar adaptado para uma equipe em trabalho híbrido, com estações de trabalho flexíveis nas quais qualquer colaborador pode selecionar sua mesa quando for presencialmente.
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
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