Plataforma para Reserva de Estações de Trabalho: conheça!

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O modelo de trabalho híbrido concilia as atividades remotas e as atividades presenciais, com a possibilidade de que parte do quadro de colaboradores pode comparecer ao espaço físico durante alguns dias da semana. Por isso, contar com uma plataforma para reserva de estações de trabalho, como a getdesk, auxilia na alocação de profissionais e na gestão interna de times.

Novos cenários exigem novas adaptações. Com as restrições impostas peio avanço da pandemia de Covid-19, o mercado de trabalho e as relações trabalhistas sofreram grandes mudanças. O mundo corporativo teve que se ajustar à nova realidade, e a inviabilidade de ir aos escritórios presencialmente possibilitou que empresas utilizassem recursos que antes não recebiam tanto investimento.

Não obstante, o trabalho remoto foi a solução amplamente adotada pelas companhias, que adaptaram seus profissionais e processos para a nova realidade. Mais uma vez, o cenário mudou com o avanço da vacinação e a flexibilização e fim da pandemia. Agora, o que fazer com os colaboradores acostumados ao modelo remoto? Será que o retorno ao presencial é a melhor opção?

Com novas maneiras de lidar com o espaço físico de trabalho, a adesão ao trabalho híbrido — modalidade que concilia o remoto ao presencial — foi uma novidade à qual as empresas tiveram que se adaptar. A rotatividade foi a opção mais favorável para aproveitar o escritório de forma eficiente, viabilizando a diminuição do espaço físico e a redução de gastos, como aluguel e limpeza. 

Como a getdesk, soluções logo surgiram no mercado para atender esses novos cenários e facilitar a gestão das estações de trabalho. Então, para te mostrar a melhor plataforma para reserva de estações de trabalho, preparamos este conteúdo completo. Continue conosco até o final e boa leitura.

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A getdesk é a melhor plataforma para reserva de estações de trabalho, auxiliando na organização do espaço interno e gestão de colaboradores pela empresa — Foto: Freepik.

Origem do escritório híbrido

A pandemia de Covid-19 alterou para sempre as relações de trabalho e o mercado em sua totalidade. Com as restrições sanitárias, o espaço presencial e compartilhado da empresa foi limitado por não trazer segurança aos profissionais, de modo que a prestação de serviços remota se tornou protagonista.

Contudo, o modelo remoto não era novidade, ainda que representasse minoria entre as relações de trabalho. Com a pandemia e a falta de opções, as companhias procuraram por meios de desenvolver e realizar as atividades à distância, aprimorando métodos e criando novas culturas internas.

Contudo, com o fim da pandemia e flexibilização das medidas de segurança, muitas empresas e profissionais demonstraram um certo receio pelo retorno ao 100% presencial. Afinal, após tanto tempo trabalhando de sua casa, novas rotinas ganharam espaço, adaptações e investimentos foram feitos, e muitos pensaram duas vezes antes de renunciar a tudo isso.

Por isso, em meio a um impasse, surgiu uma solução: o trabalho híbrido, que concilia a atividade remota e a presencial. O modelo ganhou grande adesão das empresas e aprovação pelos profissionais, visto que concilia duas realidades já conhecidas e permite o equilíbrio entre elas.

Para se ter uma ideia, o portal Valor Investe publicou os resultados de uma pesquisa feita pela FEBRABAN/Ipespe, feito com 3.000 profissionais brasileiros. Dentre os entrevistados, 56% são a favor de modelos com maior flexibilidade. E a tendência é que o mercado de trabalho traga cada vez mais autonomia para ambos os lados — nisso, o trabalho híbrido ajuda.

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Gestão do espaço de trabalho presencial

O modelo híbrido de trabalho exige uma gestão particular e cuidadosa dos espaços presenciais da empresa, uma vez que mescla os modelos presencial e remoto e conta com profissionais que prestam serviços alternadamente. 

Assim, para se adaptar à realidade interna de cada companhia e às particularidades de seus colaboradores, a gestão do espaço de trabalho presencial da empresa deve ser organizada e feita por ferramentas próprias e especializadas.

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Afinal, a flexibilização sem planejamento pode causar problemas no dia a dia do trabalho híbrido, principalmente por conta da alta rotatividade de times nos ambientes presenciais. Então, como fazer uma boa gestão do espaço de trabalho presencial da empresa?

Como funciona a reserva de estações de trabalho? 

Uma boa gestão do espaço de trabalho presencial da empresa conta com a reserva de estações de trabalho, a seleção das posições de escritório para o uso durante um determinado período. Dessa forma, os colaboradores que comparecem ao escritório presencial podem escolher quais mesas, salas e outras estações pretendem utilizar durante sua permanência na empresa.

Para uma boa reserva de estações de trabalho você pode contar com a plataforma getdesk, que faz a melhor gestão do espaço físico do escritório. Por meio de processos automatizados, é possível controlar reservas dos espaços de cada funcionário, escolhendo o período e estação de trabalho desejados. Além disso, há a reserva de salas de reunião e vagas de estacionamento.

Com uma plataforma totalmente integrada pela internet, as reservas são computadas de maneira rápida e fácil.

Importância da reserva de estações de trabalho

Oferecer a possibilidade de reservar estações de trabalho aos seus colaboradores permite que eles escolham os ambientes que precisarem e quiserem, pelo tempo necessário. Assim, garante-se uma maior organização interna, controlando e limitando a quantidade de estações disponíveis por dia de atividade.

Isso permite a redução de custos com a manutenção de um grande espaço de trabalho. Afinal, decorrente da junção do trabalho remoto ao presencial, nem todos os colaboradores da empresa comparecerão nos mesmos dias e durante os mesmos horários. Portanto, por parte da companhia, não há necessidade de pagar aluguel e demais contas para um grande espaço de trabalho, que comporte o número total de profissionais.

Um pequeno espaço de escritório presencial, que conforta parte do total de colaboradores, com uma boa gestão de ambientes e uma plataforma para reserva de estações, permite que os colaboradores tenham a oportunidade de escolher as próprias mesas e salas, bem como o horário de uso. Isso confere mais autonomia sobre o próprio espaço de trabalho.

Getdesk: a plataforma para reserva de estações de trabalho

Lidar com um novo modelo de atividade em meio a tantas mudanças no mercado de trabalho é uma tarefa que exige atenção e cuidado por parte dos gestores e empreendedores.

Por isso, contar com a tecnologia especializada para a gestão de posições e colaboradores em regime híbrido auxilia — e muito — a rotina corporativa.

Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.

Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:

  • Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
  • Controle de ponto facial com geolocalização.
  • Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
  • Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
  • Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
  • Suporte via WhatsApp.

Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.

Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.

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