O que é digital workplace? Descubra agora!

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Nos últimos anos, modelos de trabalho flexíveis, como o híbrido e o remoto, cresceram e se tornaram tendência no mundo todo. Essa transformação da realidade só foi possível em razão da adoção de novas tecnologias de colaboração. Neste cenário, novos conceitos surgiram e ganharam espaço. Mas, você sabe o que é digital workplace? 

A compreensão desse conceito colabora para a efetividade da implementação dos formatos híbrido e remoto. Um digital workplace permite que os colaboradores realizem suas demandas de modo eficaz, mesmo que esteja distante fisicamente da sua equipe.  

Além disso, conhecer quais são as principais ferramentas a serem incluídas nesse ecossistema viabiliza a compreensão de quais delas combinar para alcançar o máximo da produtividade dos colaboradores.  

Com objetivo de ajudar você a entender mais sobre esse assunto, nós, da getdesk, preparamos este conteúdo especial. Então, siga conosco até o final e boa leitura.  

o que e digital workplace
Descobrir o que é digital workplace dinamiza a troca de informações dentro das empresas – Foto: Freepik.

O que é digital workplace?  

Você já se perguntou “o que é digital workplace?”, esse termo tem crescido nos últimos anos, especialmente entre empresas híbridas e remotas. Essa expressão em inglês significa “ambiente de trabalho digitalizado”.  

Por sua vez, representa as ferramentas utilizadas nas organizações que viabilizam a comunicação, a organização do fluxo de trabalho e colaboração. 

O conceito de digital workplace vai além de apenas oferecer ferramentas colaborativas. Essa abordagem visa a integração entre os recursos e a experiência dos usuários, aliando-os a cultura da empresa. Outro foco são os métodos para realizar a gestão de desempenhos dos funcionários. 

O digital workplace mostra-se essencial em empresas que implementam jornadas flexíveis. Porém, ela também poder vantajosa para organizações que adotam o modelo presencial. Já que otimiza processos e a troca de informações. 

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Vantagens de adotar um digital workplace  

A implementação de um digital workplace promove benefícios para as organizações, independentemente de seu tamanho e do modelo de trabalho realizado. Dentre os principais benefícios da adoção de um ecossistema de soluções digitais para o ambiente de trabalho estão: 

 Flexibilidade 

As tecnologias de comunicação e colaboração permitem concentrar o fluxo de informações em um único lugar. Desse modo, viabiliza maior flexibilidade para os colaboradores trabalharem nos horários propícios para eles, bem como dispensa a necessidade de frequência diária nos escritórios.  

Comunicação assertiva 

Adotar soluções de um digital workplace representa um aspecto fundamental para o sucesso da implementação do trabalho híbrido, já que essas soluções viabilizam a comunicação assertiva entre os times, mesmo que estejam em lugares diferentes.  

Além disso, o digital workplace permite que todos os funcionários recebam do mesmo modo as comunicações das empresas. E faz com que todos tenham acesso aos principais assuntos, demandas e tarefas relacionadas a rotina de trabalha.  

Dessa maneira, ferramentas de tecnologia colaborativas como Microsoft Teams e Slack são essenciais.  

Retenção e diversificação de talentos 

O digital workplace facilita a retenção e a diversificação de talentos enquanto facilita a implementação do trabalho híbrido. Tais formatos têm sido valorizados pelos profissionais no momento da decisão de uma vaga de emprego.  

Assim, a adoção do Digital Workplace torna a empresa mais atraente para talentos que valorizam essa flexibilidade, assim como contribui para a retenção dos colaboradores atuais.  

Além disso, com a possibilidade de contratações remotas, a empresa consegue diversificar seu quadro de funcionários, contratando colaboradores de outros locais. Isso amplia o quadro de funcionários com pessoas com diferentes vivências. Por consequência, fomenta a inovação e o desenvolvimento da companhia.

Melhora da produtividade 

O digital workplace proporciona uma melhor organização do fluxo de trabalho, já que concentra as comunicações e documentos em um único ambiente. Isso impacta positivamente na produtividade dos colaboradores, visto que eles conseguem realizar as suas tarefas de forma mais ágil e eficaz, independentemente de sua localização física.  

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A partir disso, a produtividade das equipes aumenta, pois não é preciso estabelecer comunicações síncrona uma vez que, todos os dados sobre determinado projeto devem ficar disponível no sistema digital. Com isso, os colaboradores não precisam enviar mensagens e esperar respostas, que por vezes, podem demorar. 

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A melhor forma de entender o que é um digital workplace são exemplos práticos – Foto: Freepik.

Entenda o que é um digital workplace, na prática!  

Para entender o que é um digital workplace trazemos alguns exemplos de ferramentas que se encaixam nesse tipo de abordagem.  

Como você irá perceber, existem recursos de diversas categorias, e, combinados, eles formam um ambiente de trabalho virtual. Confira a seguir: 

1. Notion 

O Notion é um aplicativo que conta inúmeras funcionalidades para comunicação, organização das demandas, gestão de projetos, entre outros. Além disso, o Notion é altamente personalizado, portanto, você pode configurá-lo do modo que for mais produtivo para os seus times.  

Com o Notion, você pode criar calendários, tabelas, dashboards, planilhas e muitos outros. Outro ponto é que com ele, possibilita-se concentrar diversos formatos de arquivos. Assim, é uma ferramenta valiosa para organização das tarefas e projetos.  

2. getdesk  

Alguns dos principais desafios do formato híbrido são a organização da rotina presencial e remota, bem como, o gerenciamento e controle de ponto. A getdesk colabora para superar esses obstáculos, e, ajudar sua empresa a ser bem-sucedida no trabalho híbrido.  

A getdesk funciona via plataforma na web e aplicativo. Com ela, os colaboradores podem fazer a reserva de posições de trabalho, como mesas e salas de reunião. Mesmo a distância. Desse modo, as escalas híbridas ficam mais funcionais.  

Outra funcionalidade é a marcação de ponto. Por ser digital, o apontamento pode ser realizado onde quer que o colaborador esteja. Basta acessar o aplicativo, e fazer o registro via reconhecimento facial. 

3. Slack  

O Slack é um aplicativo de mensagens direcionado as empresas. Assim, trazendo mais benefícios as comunicações internas, já que os assuntos tratados são exclusivamente relacionados a organização. Dessa forma, o aplicativo otimiza a troca de informações que as pessoas precisam para suas demandas.  

Neste cenário, com o Slack se pode unificar os times, mesmo a distância. Portanto, também é um recurso que pode ser implementado no digital workplace da sua empresa.  

Um dos maiores ganhos de usar o Slack é a facilidade para comunicação assíncrona. E, isso beneficia diretamente a flexibilidade dos horários de trabalho. Uma vez que todas as informações podem ser acessadas. Então, os colaboradores podem fazer suas tarefas de trabalhos nos momentos mais adequados a eles.  

4. Google Drive 

O Google Drive, desenvolvido pela Google, é uma plataforma que oferece a capacidade de armazenamento e compartilhamento de arquivos. Com ele, equipes podem colaborar na criação, edição e compartilhamento de documentos, planilhas e formulários 

Essa ferramenta possibilita o acesso simultâneo aos materiais, permitindo comentários e acesso offline.  

Sua interface é simples e intuitiva, além de oferecer gratuitamente 15GB de armazenamento.  

Empresas também podem optar por pacotes de assinatura do Google, o que possibilita armazenar grandes volumes de dados e documentos. 

Como a getdesk ajuda no gerenciamento do trabalho híbrido? 

Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos. 

Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com: 

  • Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento. 
  • Controle de ponto facial com geolocalização. 
  • Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais. 
  • Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft. 
  • Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma. 
  • Suporte via WhatsApp. 

Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk

Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora. 

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