Gerenciamento de Postos de Trabalho: conheças os métodos!  

aditivo-de-contrato-do-trabalho-hibrido

O gerenciamento de postos de trabalho representa um processo essencial em organizações de qualquer porte, visto que essa metodologia visa fornecer um ambiente de qualidade para toda empresa. Isso, por sua vez, impacta diretamente na produtividade, favorecendo o crescimento do negócio.  

Existem diversas metodologias que preveem essa abordagem. Todas elas têm como foco promover ambientes saudáveis que favoreçam o bem-estar dos colaboradores, ao mesmo tempo que preservam os ativos financeiros da organização.  

E, com o crescimento do modelo híbrido, a adoção de uma dessas metodologias se torna ainda mais essencial. Afinal, manter uma boa organização do espaço representa um ponto fundamental para o sucesso da implementação deste formato.  

Com objetivo de ajudar você a entender com mais detalhes quais as principais táticas para o gerenciamento de postos de trabalho, nós, da getdesk, preparamos este conteúdo. Para saber mais sobre o tema, siga conosco até o final e boa leitura.

gerenciamento de postos de trabalho
Entender quais são os métodos para gerenciamento de postos de trabalho, especialmente, em empresas híbridas, representa um pilar da organização interna das companhias – Foto: Freepik.

O que é gerenciamento de postos de trabalho? 

O gerenciamento de postos de trabalho é o termo usado para tratar as estratégias que visam a gestão e a organização dos ambientes de trabalho. Esses métodos podem ser aplicados em todas as empresas, sejam indústrias ou escritórios corporativos.  

Esse tipo de processo é mais popular no setor industrial, já que esse ramo da economia exige planejamentos detalhados para otimizar o espaço e os níveis de produtividade. Tudo isso sem deixar de lado a preocupação com os recursos financeiros da organização.  

Porém, escritórios corporativos também alcançam diversos benefícios ao adotar estratégias de gerenciamento do espaço de trabalho, já que visam aprimorar os locais e torná-los mais favoráveis à produtividade dos colaboradores das organizações.  

Com o crescimento do trabalho híbrido, a adoção de métodos para gerenciar o espaço de trabalho se tornaram ainda mais fundamentais. Afinal, esse modelo exige alto grau de atenção com a gerenciamento do escritório.  

Nesse sentido, os processos de gerenciamento de postos de trabalho favorecem a manutenção do escritório, bem como a sua organização. Isso, pois essas estratégias ajudam a organizar a rotatividade do ambiente de trabalho e evitar situações constrangedoras, como a superlotação.  

Você pode ter interesse:  

Plataforma para Reserva de Estações de Trabalho: conheça!

Quais são as metodologias de gerenciamento de postos de trabalho? 

Como mencionamos, existem algumas metodologias que se encaixam no conceito de organização de postos de trabalhos. A seguir, explicaremos quais são as três metodologias mais populares. Confira:  

Organização do Posto de Trabalho (Workplace Organization — W.O.): 

Essa estratégia promove a segurança e o bem-estar para alcançar a qualidade e o máximo da produtividade da empresa.  

A W.O. inclui ferramentas de análise como a 5W2H, uma estratégia que surgiu no Japão. A abordagem 5W2H é baseada nas seguintes perguntas:  

  • What? (O quê?); 
  • Where? (Onde?); 
  • When? (Quando?); 
  • Why? (Por quê?); 
  • Who? (Quem?); 
  • How? (Como?); 
  • How much? (Quanto?). 

Por sua vez, elas têm como propósito direcionar a construção da estratégia e a resolução de problemas.  

A W.O. também pode ter como base também a realização de análises de ergonomia do ambiente. Essas análises visam entender as principais necessidades dos colaboradores no ambiente, bem como entender quais são os pontos prejudiciais do ambiente e o que fazer para evitá-los. Dessa forma, tornando o ambiente mais saudável para todos.  

5S Lean

A metodologia 5SLean também tem origem no Japão, e, não é uma abordagem exclusiva para organização do workspace. Porém, colabora para isso porque tem como base a organização e a eficiência. 

 Os 5S indicam 5 termos do idioma japonês, sendo eles: Seiri (classificação), Seiton (ordem), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização) e Shitsuke (disciplina). 

agendar demo getdesk

Ainda que a origem desse método seja industrial, ele pode ser aplicado em diversos ambientes, desde escritório até escolas.  

No mundo corporativo, é importante incluir todos os colaboradores na implementação dessa metodologia. Porque, desse modo, todos os seus funcionários passam a compreender mais detalhadamente sobre o modelo de gestão. Com isso, se torna mais possível que se adequem aos propósitos dessa metodologia.  

Gestão do Posto de Trabalho: 

Também conhecida como Metodologia de Gestão do Posto de Trabalho (GPT) visa a melhoria da eficiência produtiva nas empresas, sem a necessidade de grandes investimentos.  

Ela se baseia em princípios como o Índice de Rendimento Operacional Global (IROG) e combina elementos do Sistema Toyota de Produção (STP) e da Teoria das Restrições (TOC). 

Nesse sentido, essa metodologia visa maximizar a utilização dos ativos das organizações. Sem realizar grandes investimentos financeiros. Assim, um de seus propósitos é a diminuição de custos.  

O GPT tem como foco a promoção da melhoria contínua, visando a produtividade, a qualidade e a satisfação dos colaboradores. A sua implementação envolve etapas como o planejamento, conscientização, operacionalização, análise dos resultados e mapeamento dos pontos de melhoria. Esses procedimentos, por sua vez, são cíclicos, tornando-o um processo recorrente.  

Como essas metodologias colaboram na gestão da rotina híbrida?  

Como foi possível perceber, as três metodologias citadas têm como foco a organização e a melhoria do ambiente de trabalho. Sendo assim, elas podem ser implementadas por empresas híbridas, uma vez que esses processos promovem a adaptação do escritório.  

Ao fomentar a organização dos ambientes, as rotinas híbridas se tornam mais eficientes. Dessa maneira, a organização consegue aproveitar todas as vantagens desse modelo de trabalho. E, com isso, promover a produtividade entre os colaboradores, bem como, promover melhorias contínuas na cultura organizacional da empresa. 

Conheça as ferramentas para gerenciamento de postos de trabalho

Agora que você já entendeu quais são as metodologias de gerenciamento de postos de trabalho, é relevante conhecer quais são as principais ferramentas que podem colaborar para a realização desses processos.  

No contexto do trabalho híbrido, a solução mais eficiente para manter a organização e obter dados para análise de melhorias contínuas são as ferramentas para reservas de posições de trabalho.   

As plataformas de reserva de estações de trabalho desempenham um papel crucial nas empresas que adotam o regime híbrido. Elas facilitam a organização da jornada presencial, evitando, problemas como a superlotação em determinados dias da semana. 

Esses softwares são projetados para otimizar a organização e a gestão do ambiente de trabalho. Eles permitem que os colaboradores reservem espaços no escritório, como mesas, salas de reunião ou áreas de trabalho individuais. 

Com esse tipo de recurso, os colaboradores têm a conveniência de solicitar um espaço com antecedência e à distância. Para isso, basta que eles acessem a plataforma, e, escolham o dia e horário que precisam ir para o escritório.  

Como a getdesk colabora no gerenciamento de postos de trabalho? 

Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos. 

Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com: 

  • Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento. 
  • Controle de ponto facial com geolocalização. 
  • Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais. 
  • Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft. 
  • Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma. 
  • Suporte via WhatsApp. 

Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk

Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora. 

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?