6 dicas de produtividade para trabalho remoto: confira agora!

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O home office e o trabalho híbrido são benéficos tanto para os colaboradores quanto para a empresa. No entanto, essas rotinas também trazem desafios, como realizar as demandas com boa qualidade e no tempo adequado. Assim, muitos profissionais buscam por dicas de produtividade para trabalho remoto, visando melhorar a qualidade das suas entregas fora do escritório.  

Jornadas flexíveis, principalmente, para quem trabalha em casa, apresentam diversas distrações, como realizar tarefas domésticas, ficar muito tempo nas redes sociais ou até mesmo se perder em conversas com familiares. Diante de tantas possibilidades, fica fácil deixar as obrigações do trabalho de lado.  

Neste cenário, é preciso estabelecer o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Afinal, o trabalho remoto traz mais flexibilidade, mas exige uma melhor gestão de tempo e organização da rotina. Porém, essas ações não são intuitivas para todos.  

Para ajudar na melhora do seu cotidiano no home office, nós, da getdesk, preparamos este conteúdo com dicas de produtividade para trabalho remoto. Então, para saber mais sobre o tema, siga conosco até o final. Boa leitura.  

dicas de produtividade para trabalho remoto
As dicas de produtividade para trabalho remoto colaboram na organização da rotina e ajudam a melhorar a qualidade das entregas – Foto: Freepik.

6 dicas de produtividade para trabalho remoto

1. Tenha um espaço para trabalhar 

No escritório tradicional, cada colaborador tem o seu próprio espaço de trabalho. Isso facilita a produtividade, pois ele sabe que aquele local é destinado às demandas profissionais.  

Sendo assim, na rotina remota também é importante ter um espaço dedicado ao trabalho. O cenário ideal é que esse ambiente seja “isolado” dos outros lugares da casa. Durante o auge do trabalho remoto, muitas pessoas adaptaram cômodos pouco utilizados para essa finalidade.  

No entanto, caso não tenha um ambiente apenas para montar seu setup para home office, a melhor opção é encontrar um local silencioso, onde as pessoas não passem a todo momento.  

A ergonomia também é um aspecto que deve ser considerado. Os móveis para compor o ambiente de trabalho devem ser confortáveis e favorecer uma boa postura. Isso é relevante para evitar dores e desconfortos durante a rotina de trabalho.  

2. Organize a sua rotina e crie processos 

Outra dica de produtividade para trabalho remoto é organizar a rotina e definir processos para realizar as demandas pessoais e profissionais.  

Estabelecer horários diferente para cada uma dessas tarefas colabora para manter o foco naquilo que é realmente importante, além de evitar a extensão do expediente por muitas horas, o que pode levar a casos de burnout.  

Nessas situações, uma boa estratégia é definir um horário de entrada e um limite para finalizar as tarefas. Mesmo que você trabalhe por produção e não tenha que fazer registro de ponto, definir um expediente colabora no foco e na produtividade. A razão disso é evitar longas horas de trabalho. Afinal, nem sempre trabalhar mais significa com qualidade.  

Métodos de gerenciamento de tempo são essenciais para isso. Com eles, você consegue definir horários específicos para cada tipo de demanda, consegue prestar mais atenção nelas.  

3. Tenha uma lista de tarefas com prazos  

Além de organizar a rotina, também é importante visualizar quais são as tarefas mais importantes para determinado período (dia, semana, mês, semestre, ano). A definição do bloco de tempo depende dos tipos de projeto que você está envolvido.  

Uma lista de tarefas com prazos ajuda a identificar quais são as atividades mais urgentes e importantes. O que permite que você visualize claramente o que precisa ser feito e em que ordem.  

Para isso, você pode separar as demandas em categorias — como “urgentes”, “importantes” e “de rotina”. Ao fazer essa organização, você reduz a sensação de sobrecarga e facilita o cumprimento das metas. Aplicativos como Trello, Todoist, Notion, ajudam a manter essa organização.   

Lembre-se de que essa programação deve ser flexível, pois outras demandas urgentes podem surgir durante a execução das tarefas. Então, se necessário, faça ajustes na sua lista. 

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4. Faça a gestão do tempo

Muitas pessoas acreditam que realizar diversas tarefas ao mesmo tempo é sinônimo de produtividade. Na prática, a história é outra.  

Realizar diversas demandas de uma vez, pode levar ao cansaço mental e físico rapidamente, comprometendo diretamente a qualidade das entregas. Além disso, aumenta as chances de esquecer algo importante ou deixar tarefas incompletas.  

Como mencionamos, a gestão de tempo é fundamental para rotinas remotas. Então, compreender quais são elas e quais mais se adequam para você, ajuda a tornar a jornada mais eficiente.  

Alguns dos principais métodos para organização de demandas e gestão de tempo são:  

  • Pomodoro: você trabalha em intervalos de 25 minutos (chamados de “pomodoros”), seguidos por uma pausa curta de 5 minutos. Após quatro pomodoros, faça uma pausa maior de 30 minutos;  
  • Kanban: essa técnica se baseia em criar um quadro (físico ou digital) com colunas para organizar tarefas em três fases: “A Fazer”, “Em Progresso” e “Concluído”. Assim, criando um fluxo de trabalho eficiente e permitindo a visualização do situação das demandas; 
  • Blocos de tempo: nessa técnica, você divide a sua agenda em blocos de tempo dedicados a tarefas específicas. Cada tarefa tem um horário definido, por exemplo: 1 hora para responder e-mails e agendar reuniões, 2 horas para escrever relatórios, 1 hora para alinhamentos com o time, etc.;  
  • Matriz de Eisenhower: é baseada na classificação de tarefas em quatro quadrantes com base em urgência e importância — urgente e importante (faça agora); importante, mas não urgente (planeje para depois), urgente, mas não importante (delegue), nem urgente, nem importante (elimine). 

Essas são algumas das principais técnicas de organização do tempo, mas, você pode escolher aquela que é mais fácil para sua realidade.

5. Use ferramentas de organização  

Para melhorar a produtividade no trabalho remoto, é importante contar com uma ferramenta de gestão e organização, seja uma agenda ou planner físicos, ou plataformas digitais como Google Agenda, Trello, Evernote, Notion, entre outras.  

Essas tecnologias colaboram para gerenciais tarefas e acompanhar o fluxo de trabalho, tanto pelo gestor quanto pelo próprio colaborador.  

Em rotinas flexíveis, essas ferramentas são especialmente úteis, pois nestes contextos, manter a organização e o fluxo de tarefas é crucial para garantir o bom desempenho coletivo e individual na entrega das demandas e projetos.  

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Algumas das principais ferramentas para melhorar a produtividade no trabalho remoto são: 

  • Runrun.it: permite acompanhar o tempo dedicado a cada tarefa. Muito útil para equipes que precisam ter uma visão clara sobre prazos e prioridades. Também oferece relatórios que ajudam a identificar possíveis “gargalos” na realização das atividades diárias;   
  • Trello: é ideal para organizar tarefas visualmente, utilizando o método Kanban. Por meio de quadros e cartões, é possível distribuir as atividades em diferentes estágios, como “A fazer”, “Em andamento” e “Concluído”; 
  • Evernote: é uma ferramenta voltada para a organização de informações e anotações, auxiliando os profissionais a manterem tudo em um só lugar. Com ela, é fácil criar listas de tarefas, salvar ideias e sincronizar anotações entre dispositivos, sendo particularmente útil para quem precisa lidar com muitas informações durante o dia;
  • Notion: é uma plataforma completa e permite a personalização conforme a necessidade da pessoa ou da equipe. Combina funções de gestão de tarefas, produção, organização de demandas e prazos e muitas outras funcionalidades.  

6. Separe demandas pessoais de demandas do trabalho  

Uma das principais dicas de produtividade para trabalho remoto é separar as demandas pessoais e as demandas profissionais.  

Por trabalharem à distância, muitas vezes em casa, os profissionais podem estender sua jornada além do expediente. Por sua vez, isso é prejudicial pela tendência à exaustão.  

O outro lado dessa moeda é a procrastinação das demandas profissionais. Nesse caso, no lugar de realizar suas tarefas do trabalho, o profissional se distrai e acaba priorizando sua vida pessoal.  

Nenhum desses cenários é saudável. Dessa forma, é preciso usar os métodos de gestão de tempo e ter uma lista de afazeres que separem as atividades pessoais das profissionais no home office.  

Ainda que isso seja desafiador nos primeiros dias, ao organizar a agenda, fica mais fácil estabelecer uma rotina equilibrada, que permite balancear vida profissional e pessoal, bem como, aproveitar ambas.  

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Hábitos para melhorar a produtividade no home office 

Além das dicas produtividade para trabalho remoto, existem alguns hábitos que tornam a rotina mais saudável. Listamos algumas dessas ações a seguir, acompanhe.  

Mantenha o local organizado  

Um ambiente de trabalho bagunçado promove distrações frequentes. Então, separe um horário na semana para organizar seu escritório ou setup de home office organizados.  

Com isso, você irá se concentrar melhor nas demandas, sem se distrair com objetos jogados e papéis no chão, por exemplo.  

Tire o pijama  

Alguns profissionais que trabalham em casa tendem a ficar o dia todo de pijama. No entanto, esse hábito prejudica a produtividade de quem trabalha remotamente.  

Ao ficar o dia todo com a roupa que você dormiu, o cérebro permanece em estado de relaxamento. Então, a tendência é que você fique menos atento e disposto para realizar suas obrigações. 

Não significa que você deva usar roupas formais em casa. O ideal é se vestir de modo confortável, mas que ainda seja adequado a uma rotina de trabalho.  

Evite trabalhar da cama ou sofá  

Trabalhar da cama ou do sofá também pode atrapalhar sua produtividade. Então, tente ao máximo encontrar uma mesa e cadeira confortáveis para realizar suas demandas.  

Outro ponto para evitar o hábito de trabalhar do sofá e da cama é a postura. Nesses móveis, você tende a se curvar para usar o computador, isso provoca má postura, por consequência dores no corpo.  

Tome sol  

A luz solar é essencial para o bom funcionamento do cérebro, além de ajudar na produção de vitamina D.  

Aproveite a rotina remota e tente se expor ao sol por 10 minutos diários, entre as 08:00 e 10:00 da manhã, ou no final da tarde.  

Além de ajudar na produtividade, tomar sol auxilia a regular o ciclo circadiano, melhorando a qualidade do sono.  

Faça exercícios físicos  

Outro hábito crucial é praticar exercícios físicos. A prática esportiva ajuda a trazer mais disciplina para a rotina e evita problemas de saúde física e mental.  

Caso não consiga frequentar uma academia, você pode realizar alongamentos ao longo do dia, ou caminhadas rápidas pelo bairro. Cerca de 30 minutos diários já farão toda a diferença no seu cotidiano.  

Conte com a getdesk para gerenciar e acompanhar a jornada no trabalho remoto  

A getdesk auxilia na produtividade de colaboradores no regime híbrido  

Diversas empresas aderiram ao modelo exclusivamente remoto, enquanto outras optaram pelo modelo híbrido de trabalho, somando escalas presenciais e remotas, fazendo com que muitos aproveitem o melhor dos dois mundos. 

Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos. 

Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com: 

  • Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento. 
  • Controle de ponto facial com geolocalização. 
  • Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais. 
  • Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft. 
  • Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma. 
  • Suporte via WhatsApp. 

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