Seja no teletrabalho ou no modelo híbrido, ter um setup de produtividade para home office torna a rotina de quem atua remotamente mais eficiente. Afinal, estabelecer um espaço destinado exclusivamente as atividades laborais permite maior foco e concentração nas demandas diárias. Além disso, impacta positivamente no conforto e bem-estar dos colaboradores em dias de atuação remota.
Muitas pessoas ainda têm dúvidas de quais são os principais itens para incluir no setup de home office. Isso porque a organização de um espaço de trabalho que favoreça a produtividade, sem deixar de lado a saúde, vai muito além do que apenas comprar um bom computador, mesa e cadeira.
Visando facilitar essa escolha, nós, da getdesk preparamos este guia com uma lista dos principais acessórios para melhorar a produtividade no home office. Para saber quais são, continue conosco e boa leitura.
Acesso rápido
O que é um setup?
Setup é uma palavra em inglês que significa configuração. Tradicionalmente, o seu uso no meio da tecnologia indica o conjunto de configurações ou ajustes feitos nos programas, dispositivos ou sistemas operacionais.
Recentemente, essa palavra passou a ser usada para se referir ao conjunto de equipamentos utilizados por profissionais da tecnologia e jogadores de e-games — daí o termo “setup gamer”.
Com o crescimento do home office esse termo passou a indicar os dispositivos tecnológicos presentes na mesa de trabalho. Assim, um setup completo é composto por diversos componentes, como computador, periféricos (teclados, mouses, fones de ouvido), acessórios como mouse pads, entre outros.
Qual a relevância de um setup de produtividade para home office?
Um ambiente bem-planejado para home office impacta positivamente na produtividade, por favorecer a ergonomia do trabalho durante a jornada remota, proporcionando mais conforto e um ambiente mais organizado.
Outra vantagem de um setup de produtividade para home office é a separação das atividades laborais e atividades domésticas. Portanto, ter um ambiente voltado especificamente para essa finalidade favorece uma melhor separação mental, equilíbrio e foco.
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1. Computador
O principal elemento de um setup de produtividade para home office eficiente é um bom computador. Muitas empresas realizam o empréstimo de equipamentos aos colaboradores. Mas, para algumas funções — especialmente relacionadas a marketing e tecnologia — pode ser interessante trabalhar com mais de uma tela.
A escolha de um bom computador depende da análise de alguns fatores, como:
- Processador: o ideal é que seja recente e atualizado. Caso a sua função exija tempo rápido de resposta e múltiplas funções, contar com processador eficiente reduz o tempo de determinadas demandas;
- Armazenamento SSD: contar com um dispositivo que possui SSD (ou pelo menos, espaço para sua instalação) melhora o tempo de resposta e o desempenho geral do sistema;
- RAM: para funções de trabalho é importante contar com um computador que tenha, ao menos, 8 GB de RAM;
- Portabilidade: se você atua no modelo híbrido, a sua máquina precisa ser leve para facilitar o transporte até o escritório.
2. Mesa/escrivaninha
Mesmo que muitos profissionais optem por trabalhar na cama, no sofá de casa, ou até mesmo no chão, essas posições não são confortáveis e a longo prazo se tornam prejudiciais para a postura e coluna. Portanto, ter uma mesa confortável é essencial em um setup de produtividade para home office.
A escrivaninha deve favorecer a ergonomia do trabalho em casa. Para isso, a altura da mesa deve estar ajustada conforme a sua estatura. Também é preciso que as dimensões permitam apoio para os braços e acomodar os principais equipamentos de trabalho.
3. Cadeira ergonômica
Outro elemento fundamental para criar um espaço de trabalho em casa que favorece a produtividade é a cadeira. Este item tem um papel fundamental para o seu conforto e sua postura ao longo do dia.
Longos períodos sentados podem trazer problemas como dores nas costas, ombros e pescoço. A fim que isso não ocorra, é importante escolher uma cadeira que seja ergonômica — ou seja, ela deve favorecer a postura diária, permitir que os pés toquem no chão, base giratória e ajuste de altura nos braços. Essas características colaboram para uma posição mais confortável, melhorando a produtividade.
3. Periféricos
Periféricos é o termo que indica dispositivos que complementar computador visando facilitar a usabilidade da máquina. Os principais exemplos de periféricos são teclados mecânicos e o mouse.
O teclado mecânico é relevante mesmo para quem trabalha com notebook por ajudar a trazer mais conforto para a digitação, e ajuda a favorecer a postura evitando que as pessoas fiquem curvadas para acessar o teclado do notebook. Usar um teclado mecânico também colabora para evitar possíveis dores nos pulsos por repetição de tarefas.
Nesse sentido, é relevante investir em mouse, pois, os mousepads dos notebooks não proporcionam conforto e tem um tempo de resposta mais longo. Assim, para um setup de produtividade completo, esse elemento é indispensável.
Tanto para o teclado, quanto para o mouse existem inúmeros modelos disponíveis no mercado. Desde os mais simples, até os mais tecnológicos direcionado a profissionais e, especialmente, ao público gamer. Além disso, tem modelos com ou sem fio, com luzes de led, entre outros.
4. Fones de ouvido
Outro equipamento importante são os fones de ouvido. Em rotinas híbridas e remotas esse acessório é indispensável, já que as reuniões são um evento constante. E, comunicar-se de modo eficiente com os colegas de trabalho representa um aspecto fundamental para o sucesso dessas rotinas.
Existem diversos modelos de fones disponíveis no mercado atualmente. Caso, esteja em dúvida de qual escolher, modelos sem fio e com cancelamento de ruído podem colaborar no foco e evitar distrações, especialmente, no home office.
5. Suporte cooler
O suporte cooler é o modelo de suporte para notebooks que conta com a funcionalidade de resfriar o aparelho, evitando superaquecimento do computador, processo prejudicial porque reduz o desempenho da máquina e causa danos aos componentes.
Além desse fator, quando usamos um notebook apoiado na mesa, a tendência que tenhamos que olhar para baixo. Essa posição, a longo prazo, prejudica a coluna e pode criar tensão em áreas como o pescoço e os ombros.
Ao usar um suporte cooler que seja ergonômico, a chance de ocorrência desses problemas diminui. Afinal, o acessório coloca o computador na altura dos olhos, evitando que você tenha que manter uma posição curvada por longos períodos.
6. Iluminação
Além dos acessórios que favorecem a postura, é fundamental investir em itens que proporcionem iluminação adequada para o seu setup de produtividade para home office. Muitas vezes, quem trabalha em regime de teletrabalho acaba dependendo apenas da luz emitida pela tela do computador, o que pode resultar em dores de cabeça e fadiga ocular.
Uma solução eficiente são as luminárias de mesa. Elas oferecem a possibilidade de realizar ajustes e direcionar a luz para onde você precisar. Lembre-se de escolher lâmpadas de cores neutras a fim de evitar reflexos na tela.
Outra dica para favorecer a iluminação do seu espaço de trabalho é colocar a mesa perto de janelas ou portas. A iluminação natural favorece a saúde ocular e colaborar para o ciclo circadiano.
4 dicas para manter a produtividade no home office
Muitos profissionais consideram manter a produtividade no home office um desafio. Afinal, o ambiente doméstico é cheio de distrações, e, evitá-las nem sempre é uma tarefa fácil. Porém, com um bom planejamento e adoção de algumas estratégias é possível elevar a qualidade das entregas, mesmo trabalhando em casa.
A seguir, compartilhamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo. Acompanhe.
1. Defina um espaço para o setup de home office
Destinar um espaço da sua casa para um home office colabora diretamente na produtividade. Ter um escritório separado do ambiente doméstico colabora para manter a atenção e o foco nas atividades laborais. Evitando, dessa maneira, possíveis distrações ao longo do dia.
Porém, caso não seja possível ter um ambiente exclusivo para o escritório, você deve escolher um lugar silencioso, onde as pessoas não fiquem passando a todo momento. Pois, o objetivo sempre será evitar o desvio do foco nas demandas laborais.
Além disso, busque manter o ambiente, seja uma mesa ou um escritório, organizado. Isso facilitará manter a atenção naquilo que é necessário.
2. Tenha rotina
Quando temos uma rotina presencial, mesmo de modo inconsciente, acabamos desenvolvendo uma rotina fixa, marcada por momentos como deslocamento até o escritório, pausa para o almoço etc.
No trabalho remoto também é fundamental estabelecer horários para realizar tanto as demandas profissionais, quanto as demandas pessoais, sem que uma interfira na realização da outra.
3. Aprimore a gestão de tempo
Entender como gerenciar o tempo disponível é crucial no trabalho remoto. A gestão de tempo envolve planejar e priorizar de modo estratégico as demandas do cotidiano, sejam elas profissionais ou pessoais. Assim, proporciona um melhor equilíbrio entre elas.
Na rotina remota, entender quais são as formas de realizar esse controle é fundamental para realizar entregas de qualidade e cumprir com os prazos estabelecidos.
Existem métodos como o Pomodoro e o Kanban que ajudam a delimitar o tempo de cada tarefa, bem como, organizar as prioridades do dia, semana ou mês. Além disso, agendas e aplicativos também colaboram para uma organização efetiva da jornada.
4. Utilize ferramentas para acompanhar as tarefas
Atualmente, existem diversas ferramentas online que colaboram para organizar a rotina de trabalho, logo favorecem a produtividade, tanto no presencial, híbrido ou remoto.
Muitas dessas plataformas podem ser utilizadas tanto individualmente, quanto para gerenciar os projetos da equipe. As principais delas são:
- Trello;
- Notion;
- Evernote;
- Runrun.it;
- Monday.
5. Evite as distrações
Ainda que esse tópico pareça um pouco óbvio, encontrar métodos para não se distrair na rotina em casa não é algo tão simples assim. Muitos profissionais acabam perdendo tempo valioso nas redes sociais, ou conversando com as pessoas que compartilham o ambiente. Por esse motivo, é importante buscar maneiras de evitar esses problemas.
Para resolver a distração com o celular ou redes sociais, basta deixar o aparelho longe ou configurar apenas para chamada de emergência. Caso você precise estar em contato constante com clientes ou fornecedores, considere um aparelho apenas para o trabalho, e, crie contas profissionais nos aplicativos de conversa – Whatsapp, por exemplo.
Já evitar conversar com as pessoas que moram na sua casa, pode ser um pouco mais complicado, contudo, algo necessário. Isso pode ser feito por meio de diálogos, em que você deve explicar em que determinados períodos do dia, estará ocupado com demandas de trabalho. Portanto, precisa ficar livre de distrações.
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