Como trabalhar de forma híbrida? Descubra em 4 passos!

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O modelo de trabalho híbrido segue sendo uma tendência no que diz respeito a gestão de pessoas. Assim, entender como trabalhar de forma híbrida promove benefícios para empresa, não somente ligados a atração e retenção de talentos, mas também consegue promover ganhos que impactam no crescimento da organização.  

O trabalho híbrido ganhou força no mundo corporativo nos últimos anos. Especialmente, por combinar as vantagens do modelo presencial, promovendo a interação entre os funcionários, e, a flexibilidade do teletrabalho. Nesse sentido, o híbrido conquista muitos adeptos.  

Visando ajudar você a entender como trabalhar de forma híbrida e implementar esse novo modelo de trabalho com sucesso, nós, da getdesk, preparamos este conteúdo. Para saber mais sobre o tema, siga conosco e boa leitura.

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Saber como trabalhar de forma híbrida representa um diferencial para as empresas – Foto: Freepik.

O que é o trabalho híbrido?  

O trabalho híbrido é um modelo que combina o trabalho presencial com a rotina de teletrabalho. Ou seja, os colaboradores da empresa atuam alguns dias da semana no espaço da empresa — escritório, coworking, etc — e nos outros dias, têm a liberdade para atuarem remotamente.  

Esse formato ganhou força após a flexibilização das medidas de isolamento social com a redução dos casos de COVID-19, pois, no contexto em questão, muitas empresas optaram por retornar as atividades presenciais. Porém, seus colaboradores já haviam se acostumado com a flexibilidade do remoto. Desse modo, o híbrido foi a solução para combinar os dois tipos de rotina. 

A jornada híbrida é um dos formatos de anywhere office, termo que indica escritório em qualquer lugar. Nele os colaboradores de uma empresa têm a liberdade para trabalharem de onde quiserem, seja no escritório da empresa, em suas casas, ou em espaços colaborativos, cafés, bibliotecas, shoppings, etc.  

O híbrido também é um modelo que possibilita trabalhar com maior liberdade geográfica. Já que é mais flexível, e não demanda a obrigação da presença diária na sede da empresa. Assim, muitos profissionais optam por combinar trabalho e lazer.

Por que saber como trabalhar de forma híbrida é relevante?  

Entender como trabalhar de forma híbrida é relevante porque muitos negócios brasileiros optam por esse modelo. Segundo o relatório da consultoria JLL, divulgado pela revista IstoÉ, cerca de 86% das empresas utilizam esse formato. Ainda segundo a pesquisa, isso faz do Brasil o mais que mais implementa esse tipo de jornada.  

Além disso, o modelo híbrido é visto como um benefício pelos talentos. Conforme aponta levantamento da IWG, 88% dos trabalhadores consideram um modelo flexível, como o híbrido, um fator de decisão no momento de escolha uma vaga. Essa pesquisa também indica que 71% das respostas, os colaboradores considerariam trocar de emprego caso não houvesse a possibilidade de atuação remota, ao menos em parte da semana.  

Neste cenário, considerar o trabalho híbrido representa um diferencial para as organizações no que diz respeito a atração e retenção de talentos. Bem como, proporciona outras vantagens, tanto para os colaboradores, quanto para a empresa.  

Quais os benefícios do trabalho híbrido? 

A adoção do modelo híbrido promove muitos benefícios para organizações de diversos tamanhos. Porque, jornadas flexíveis favorecem a produtividades dos colaboradores. Já que, eles próprios escolhem os momentos propícios para realizarem suas tarefas.  

Outro benefício do modelo híbrido para a redução de custos pela empresa, pois com esse formato, há a rotação entre os dias no quais os colaboradores estarão no escritório. Desse modo, não é preciso que a organização invista em um grande espaço.  

E um ambiente menor permite a diminuição de gastos com a manutenção dos espaços. Isso viabiliza investimentos em outras áreas favoráveis ao crescimento da empresa.  

Outra vantagem que o híbrido proporciona é a diversificação de talentos, uma vez que a empresa tem a liberdade de contratar pessoas de diversas regiões do país, e, até mesmo do mundo, já que podem atuar remotamente, enquanto aquelas que vivem perto do escritório, podem frequentá-lo.  

O modelo híbrido também favorece o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Desse modo, os colaboradores conseguem, ao mesmo tempo, ter um escritório quando necessitam e realizar suas demandas pessoais, como buscar os filhos na escola, marcar consultas médicas, entre outros, ao poderem trabalhar em horários flexíveis e remotamente.  

Para saber mais sobre as vantagens do trabalho híbrido, clique aqui.

Como trabalhar de forma híbrida: confira 4 dicas  

1. Implemente a estratégia remote first 

Mesmo que o formato híbrido combine presencial e teletrabalho, o foco da estratégia organizacional da empresa deve ser o modelo remoto. Então, a estratégia “remote first” deve guiar a implementação desse novo modelo.  

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Isso porque, com o remote first, há a garantia de que todos os colaboradores possuem as mesmas informações para realizarem suas demandas.  

Nesse sentido, essa abordagem demanda que todas as tomadas de decisão e processos relacionados a isso sejam feitos remotamente. Especialmente, se a empresa conta com colaboradores que moram em outras regiões ou não frequentam o escritório.  

Todos os colaboradores precisam ter a consciência de que as demandas são realizadas no presencial e no online.

2. Organize um escritório virtual  

No mesmo sentido da abordagem “remote first” também é crucial que a empresa organize um “escritório virtual” para o híbrido funcionar, já que as informações precisam ser acessíveis a todos os colaboradores.  

Existem diversas plataformas virtuais que possibilitam criar, organizar e gerenciar os fluxos de trabalho e comunicação das empresas, e adotá-las permite que as informações se tornem acessíveis aos colaboradores, independente de sua presença ou não no escritório.  

Alguns dos recursos mais usados para essa finalidade são:  

  • Google Drive; 
  • Trello; 
  • Notion; 
  • Slack; 
  • Zoom;  
  • Microsoft Teams;  
  • OneDrive.  

3. Organize as escalas de trabalho no escritório 

Ao adotar o híbrido, a empresa não precisa oferecer um grande espaço para os colaboradores. Porém, por contar com um escritório reduzido, a organização das escalas presenciais deve ser feita cuidadosamente.  

Já que, ao não comportar todos os colaboradores de uma única vez, e, sem uma escala definida, podem ocorrer situações como a superlotação de espaços e salas de reuniões. Cenários que são prejudiciais à realização de demandas e ao relacionamento entre os colaboradores. 

Além disso, também pode provocar uma imagem negativa, em casos de reuniões com clientes sem um espaço apropriado disponível.  

Desse modo, a empresa precisa contar com métodos que possibilitem a gestão efetiva do escritório, como as plataformas para reserva de estações de trabalho, as quais permitem que os próprios colaboradores solicitem espaços com antecedência e, assim, tenham as mesas e salas que necessitam, na data necessária.  

4. Revise os contratos trabalhistas 

A mudança para o modelo híbrido representa uma alteração na jornada dos empregados da organização e, como qualquer mudança, ela está relacionada ao contrato de trabalho dos colaboradores. Desse modo, ao considerar a implementação do híbrido, a sua empresa precisa revisar os contratos de cada colaborador.  

Isso porque as diretrizes para o híbrido precisam ser estabelecidas contratualmente, pois, ao documentar os critérios da jornada híbrida, todas as partes envolvidas terão respaldo legal para comprovação do modelo de trabalho. Assim, a mudança no contrato trabalhista é relevante para segurança jurídica da empresa, quanto para os colaboradores terem seus direitos assegurados.  

Nesse sentido, para adequar-se ao que diz a Lei, a organização precisa adicionar um aditivo de contrato de trabalho híbrido. Esse aditivo tem como função mudar ou acrescentar termos ao contrato preexistente. Dessa forma, é ele o responsável por inserir as responsabilidades e obrigações dos empregados e empregadores na jornada híbrida.  

Sendo assim, adicionar o aditivo aos contratos dos colaboradores que irão realizar a rotina híbrida é crucial para o bem-estar jurídico da companhia.  

Descubra como trabalhar de forma híbrida com a getdesk! 

Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos. 

Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com: 

  • Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento. 
  • Controle de ponto facial com geolocalização. 
  • Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais. 
  • Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft. 
  • Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma. 
  • Suporte via WhatsApp. 

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