O trabalho híbrido segue sendo tendência no Brasil e no mundo. Esse modelo que combina dias de atuação presencial com o teletrabalho traz diversos benefícios para as organizações. E, essas vantagens favorecem tanto os colaboradores, quanto as organizações, já que impacta positivamente a produtividade e a cultura organizacional, além de promover a redução de custos com a manutenção do escritório.
A jornada híbrida se popularizou em razão da flexibilização exigida pelo afastamento social, período desafiado que empresas a verem o espaço de trabalho com outros olhos. Mas, com o passar do tempo, o híbrido deixou de ser apenas uma solução breve e veio para ficar.
Isso é visível no Brasil, já que o trabalho híbrido é usado por mais da metade das empresas no país. Também é o formato de trabalho preferido entre os trabalhadores brasileiros. Pois, é benéfico à rotina e proporciona maior flexibilidade para realização das demandas.
A fim de auxiliar você a entender com mais detalhes sobre o trabalho híbrido, nós, da getdesk, preparamos este guia completo. Para saber mais sobre esse assunto, siga conosco. Boa leitura.
Acesso rápido
O que é trabalho híbrido?
O modelo de trabalho híbrido é a jornada que combina dias de atuação presencial com dias de atuação remota. Esse modelo proporciona rotinas mais adaptáveis por permitir o equilíbrio entre teletrabalho com a presença no escritório.
Dessa forma, se aproveita as vantagens de diferentes locais de trabalho — o prático de trabalhar em casa e a eficiência de estar na empresa. Tanto trabalhadores quanto empresas sentem os impactos positivos do modelo híbrido.
Segundo uma pesquisa da Microsoft, a produtividade é um deles. 82% das empresas com jornadas flexíveis mantêm, no mínimo, a mesma produtividade que antes. Além disso, 44% consideram melhora no desempenho.
Enquanto as equipes se tornam mais produtivas, se eleva também o bem-estar. Ainda, o modelo híbrido permite aproveitar melhor o espaço de trabalho na empresa. Ao alternar os dias de presença no escritório, é possível reduzir o custo de locação e insumos e otimizar o uso do espaço de trabalho.
E o trabalho híbrido não implica apenas no home office, porque, essa abordagem se incluí no conceito de “anywhere office” (escritório em qualquer lugar). Por sua vez, permite que os colaboradores atuem remotamente de diversos locais, não exclusivamente suas residências.
Qual a diferença entre o trabalho híbrido e o home office?
Home office consiste no trabalho feito remotamente, da casa do colaborador. Ou seja, o home office delimita um espaço geográfico para o trabalhador.
Já o teletrabalho, não impõe que o colaborador esteja presente em uma determinada localização. Algo que traz diversos benefícios aos trabalhadores, por exemplo, evitar o tempo gasto com deslocamento, conhecer outras cidades, passar mais tempo com a família, etc.
Entretanto, muitas pessoas ainda preferem alguma rotina presencial no escritório. Os principais motivos são manter contato com os colegas de trabalho, se comunicar melhor e ter acesso à infraestrutura.
Assim, o modelo híbrido permite o proveito do trabalho remoto e presencial, e se adapta às necessidades de cada empresa. Através dele é possível alternar dias no escritório, em casa ou em qualquer ambiente que o trabalhador preferir.
Trabalho híbrido é tendência entre empresas
Em 2022, o modelo híbrido se tornou o modelo mais popular no Brasil. Estudos mostram que o modelo de trabalho híbrido é usado por 56% das empresas. Além disso, 82% estão nesse modelo de maneira definitiva.
Esses números não são sem motivo: 73% consideram este o melhor modelo de trabalho para si e para a empresa. Isso se eleva para 78% quando se trata das lideranças.
Para o professor André Miceli, coordenador do MBA de Marketing e Negócios Digitais da FGV (Fundação Getúlio Vargas):
“O que vem para ficar é o trabalho híbrido. E não necessariamente em casa, mas sim em qualquer lugar. Viajando, num café, na casa do colega. Conectado, o funcionário pode trabalhar de onde quiser, seguindo o modelo ‘anywhere work’ (ou ‘anywhere office’), uma tendência da cultura organizacional. Por meio dele, o mundo inteiro vira uma opção.”
Ainda vale a pena investir no modelo híbrido?
O contexto de crescimento do formato híbrido se deu no período de isolamento social durante a pandemia de COVID-19. Mas, mesmo depois do retorno as atividades presenciais, investir no modelo híbrido continuou trazendo benefícios para empresas ao redor do mundo todo.
Neste sentido, o cenário do trabalho híbrido pós-pandemia segue promissor. Como mencionamos, esse modelo é o preferido entre empresas e trabalhadores brasileiros. Conforme a pesquisa mais recente divulgada pela consultoria JLL, cerca de 45% das companhias brasileiras permite que os colaboradores trabalhem remotamente 3 dias na semana.
A principal razão para opção por esse formato se deve as diversas vantagens trazidas por ela.
Vantagens do trabalho híbrido
Essa nova forma de ver o espaço de trabalho se tornou uma tendência por trazer inúmeras vantagens. Além de trazer bons resultados aos negócios, o trabalho híbrido também eleva a qualidade de vida dos empregados.
Veja aqui as principais vantagens do modelo de trabalho híbrido:
Flexibilidade
O trabalhador poder escolher sobre sua frequência de trabalho online e presencial permite aproveitar melhor sua produtividade. Dessa maneira, o funcionário pode organizar a rotina conforme seu modo de trabalhar.
Redução de custos
Implantar o modelo híbrido com rodízio de funcionários, ou seja, alternância de dias no escritório, permite reduzir o espaço físico. Além disso, se diminui gastos gerais, como de energia, limpeza e água.
Ainda assim, as empresas podem aumentar o número de colaboradores sem precisar mudar de escritório.
Interação
Com uma frequência de trabalho presencial, os trabalhadores podem manter o contato com seus colegas de trabalho com momentos de descontração.
A falta de interação é a principal queixa de quem apenas trabalha em home office. Assim, o trabalho híbrido confere um equilíbrio com esse contato.
Gestão de tempo
Com menos idas ao escritório, se diminui o tempo gasto em transporte de ida e volta à empresa. Isso contribui para colaboradores mais dispostos e produtivos.
Além disso, trabalhar remoto também permite que o funcionário adeque melhor sua rotina profissional com a sua pessoal.
Produtividade
Muitas pessoas achavam que o trabalho em casa iria trazer impactos negativos ao desempenho dos trabalhadores. Entretanto, o oposto aconteceu.
Conforme uma pesquisa do Google, 58% daqueles no modelo híbrido se sentem muito produtivos. Essa vantagem também é perceptível aos líderes.
Legislação sobre o trabalho híbrido
O trabalho híbrido é tendência há poucos anos no mercado. Por isso, é preciso buscar entender a legislação trabalhista em relação ao modelo. Empresas devem estar atentas para evitar problemas futuros.
Em 2017, criou-se a modalidade de teletrabalho, através da Reforma Trabalhista, que prevê o trabalho fora da empresa. Em seguida, a MP 1.108 (Medida Provisória) surgiu para adaptar a CLT. Após sua aprovação, se tornou a Lei nº 14.442, que inclui o modelo híbrido como teletrabalho.
Assim:
Art. 75-B. Considera-se teletrabalho ou trabalho remoto a prestação de serviços fora das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação, que, por sua natureza, não configure trabalho externo.
§ 1º O comparecimento, ainda que habitualmente, às dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho ou trabalho remoto.
Entretanto, o modelo híbrido deve constar no contrato de trabalho. Conforme a Lei nº 5.452 (CLT):
Art. 75-C. A prestação de serviços na modalidade de teletrabalho deverá constar expressamente do instrumento de contrato individual de trabalho.
§ 1o Poderá ser realizada a alteração entre regime presencial e de teletrabalho desde que haja mútuo acordo entre as partes, registrado em aditivo contratual.
Como gerenciar a jornada no trabalho híbrido?
O trabalho híbrido é irreversível e veio para ficar. Por isso, as empresas precisam se adequar a essa nova tendência. Isso inclui usar o espaço de trabalho de maneira eficiente para esse modelo.
Dessa forma, a tecnologia pode ser a maior aliada na hora de aderir ao modelo híbrido de trabalho.
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?