Saber como manter a produtividade no home office é parte importante do dia a dia do profissional. Com um bom planejamento diário, criação de uma rotina e auxílio de ferramentas e tecnologias, você minimiza as distrações e garante a produtividade e qualidade em suas atividades.
Nos últimos anos, as relações trabalhistas e o mercado de trabalho se depararam com diversas mudanças, com impactos diretos no dia a dia corporativo. Sobretudo decorrente da pandemia de Covid-19 e a necessidade de se adaptar durante e após o período, o trabalho remoto cresceu consideravelmente e se expandiu a diversas outras categorias profissionais.
O regime de trabalho remoto oferece diversas vantagens aos que atuam no modelo, como redução de gastos, menos estresse e economia de tempo. Contudo, pessoas com dificuldades para organizar as tarefas, fazer a gestão de tempo ou com falta de motivação, por exemplo, podem sofrer bastante na hora de conciliar a vida profissional e pessoal.
Manter a produtividade no home office não é uma tarefa impossível e bastam algumas orientações para ser produtivo sem precisar sair de casa. Se você está em busca dessas soluções, a getdesk separou sete dicas incríveis para você colocar em prática agora mesmo. Confira.
Acesso rápido
- 1. Crie uma rotina para ajudar na produtividade no home office
- 2. Tenha um calendário e planeje as atividades
- 3. Invista em métodos para gestão de tempo
- 4. Respeite seus horários
- 5. Invista em um bom escritório para o home office
- 6. Minimize as distrações do trabalho em casa
- 7. Produtividade no trabalho remoto com ferramentas de gestão
- Qual a realidade do home office no Brasil?
- A getdesk auxilia na produtividade de colaboradores no regime híbrido
1. Crie uma rotina para ajudar na produtividade no home office
Atuar em regime presencial cria uma rotina própria, ainda que inconsciente. Horários fixos e destinados para determinadas atividades, bem como pequenas ações durante o dia, como exercícios antes do trabalho ou encontro com amigos após o expediente. O próprio deslocamento até a empresa e fatores como transporte público e trânsito criam uma rotina.
Assim como no presencial, você também pode criar uma rotina no home office. Definir horários fixos para acordar, realizar sua rotina matinal e para as demais atividades do dia é o primeiro passo. Além disso, com maior flexibilidade, você pode procurar por academias, restaurantes e outros próximos à sua residência, sem a necessidade de se locomover para longe.
Esse é um dos maiores segredos de como manter a produtividade no home office. Então, em primeiro lugar é importante criar bons hábitos em casa para conciliar ambas as áreas: pessoal e profissional. Eventualmente, o costume gera mais motivação e produtividade home office.
2. Tenha um calendário e planeje as atividades
Elaborar um cronograma de tarefas é fundamental para você não se perder nas demandas, sobretudo ao trabalhar em regime remoto, longe de seus companheiros de equipe. Por mais que em alguns casos o dia a dia seja repetitivo, um calendário com as tarefas do dia, semana, ou mês previne acúmulo de demandas e até o esquecimento de alguma tarefa.
Um calendário não é só uma dica de como melhorar a produtividade no home office, como também ajuda nas atividades diárias e traça um caminho mais claro para alcançar os objetivos. Tudo isso ajuda em casos de desvio de atenção, além de auxiliar em grandes projetos.
Atualmente, existem ferramentas prontas para isso e que te auxiliam na elaboração de um cronograma, como o Google Calendar e o Notion. Basta colocar prazos e dividir as tarefas e dias como você preferir.
3. Invista em métodos para gestão de tempo
Realizar diversas demandas de uma única vez é algo tentador, ainda mais na rotina home office por trazer a sensação de controle e proatividade. Contudo, tarefas simultâneas podem causar um esgotamento físico e mental, além de reduzir a qualidade das atividades. Ao final do dia ou mês, pode ser que você tenha várias atividades feitas pela metade — sem mencionar a possibilidade de esquecer algo muito importante.
Então, nada de responder e-mails e escrever relatórios de uma só vez. Prestar atenção em várias atividades ao mesmo tempo, pode acabar sendo prejudicial, principalmente se você sofre com falta de atenção. Nesse caso, as chances de errar são grandes.
Um dos meios para driblar o impulso de realizar várias tarefas simultaneamente é utilizar técnicas para gestão do tempo ou das atividades realizadas.
Um bom exemplo é a técnica Pomodoro, que consiste em separar as atividades em blocos de tempo de 25 minutos, esse períodos recebem o nome de “pomodoro”, após finalizar essa contagem, realiza uma pausa de 5 minutos. Após quatro ciclos de concentração, pode realizar uma pausa maior de 30 minutos.
Outro maneira para gerenciar as tarefas e evitar realizá-las ao mesmo tempo é o Kanban, quem trabalha com gestão de projetos já tem familiaridade com essa abordagem. Nela, você cria quadros com colunas que indicam o fluxo de trabalho das atividades. Basicamente, você pode dividir em “A fazer”, “Em andamento” e “Concluído”, caso exista mais etapas no seu processo de trabalho, você adicionar mais colunas. Ao realizar uma tarefa, basta movê-la para a próxima coluna. O Kanban pode ser feito de modo manulal, por meio de post-its ou com tecnologias como o Trello e Notion.
4. Respeite seus horários
Muitos dos que trabalham em casa caem na tentação de trabalhar fora do horário, o que é muito perigoso. Visualizar notificações de e-mail ou atualização de planilhas fora do expediente pode causar ansiedade, e as chances de você querer adiantar uma tarefa que parece simples são grandes.
Isso nem sempre é um problema, mas também não é a melhor maneira de aumentar a produtividade no home office. Acontece que as demandas devem ser organizadas no calendário e realizadas no horário de trabalho, visto que continuar realizando suas tarefas por muito tempo pode aumentar seus níveis de estresse e, até mesmo, causar um burnout.
Começar uma rotina fora da jornada pode desorganizar (e cansar) a rotina, atrapalhando o dia a dia. Além disso, esse descuido pode afetar a produtividade e ainda causar problemas que levam ao burnout no trabalho.
Respeite seus horários e crie um ritual de encerramento para desligar a mente do trabalho. Evite contato com os equipamentos de trabalho fora do horário e se possível, fuja dos aplicativos de serviço no smartphone pessoal. Se não for possível, não se esqueça de desativar as notificações ao fim de todo expediente.
O mesmo vale para as tarefas de casa. Lembra da primeira dica que fala justamente sobre criar uma rotina? Então. Limpar a casa ou fazer comida são tarefas da casa e não do trabalho. Dedique um tempo fora do expediente para se dedicar as atividades do lar, nada de fazê-las enquanto se divide no trabalho.
5. Invista em um bom escritório para o home office
Trabalhar em casa pode ser mais confortável, mas isso não deve ser tão confortável assim. Uma boa maneira de como manter a produtividade no home office é criar um espaço de trabalho. Caso seja viável, pode ser um cômodo extra, entretanto, caso não tenha um espaço exclusivo, busque por um lugar silencioso, preferencialmente onde não exista fluxo de pessoas passando a todo momento.
Além disso, mesmo que trabalhar do seu quarto pareça a melhor opção, isso pode atrapalhar a execução das tarefas, já que, não há uma separação do ambiente de trabalho e do local de descanso. Isso piora ao trabalhar deitado na cama, além da falta de concentração, também leva a má postura, consequentemente, a dores nas costas.
Outro ponto a ser considerado é a ergonomia do setup para home office. Significa que você deve prezar pelo seu conforto e por móveis, como mesa e cadeira, que ajudem a ter uma boa postura durante a rotina de trabalho. Prestar atenção a isso é relevante para evitar questões como dores nas costas e má produtividade ocasionada pelo desconforto.
Não sabe como montar um home office? Não se preocupe, a getdesk tem o conteúdo perfeito para você:
6. Minimize as distrações do trabalho em casa
Da mesma forma que você evita o celular no escritório, em casa isso não será diferente. O smartphone pode ser um inimigo da produtividade no home office, mas não é difícil de resolver. Basta deixá-lo longe ou, se preferir, coloque o aparelho apenas para receber chamadas em caso de emergência.
Outras pessoas em casa é outro ponto delicado. O desvio de atenção nesse caso pode ser maior do que no trabalho presencial. Família e pets, por exemplo, são fatores que podem interferir na rotina — até mais do que colegas ou conversas no escritório.
Converse com as pessoas que dividem o lar com você e explique a importância de respeitar o seu expediente, que deve ser livre de distrações. O mesmo vale para os pets, mas nesse caso, você deve pensar em meios de distraí-los, com brinquedos silenciosos, por exemplo.
Outra grande distração inimiga do trabalho remoto é a bagunça em casa. Muitos profissionais não conseguem focar quando o ambiente está desorganizado e por isso a dica anterior é tão importante: quando você tem um espaço reservado para o trabalho, as chances de desfocar no ambiente em volta são bem menores.
7. Produtividade no trabalho remoto com ferramentas de gestão
Existem diversas plataformas que auxiliam empresas na gestão do trabalho e produtividades dos colaboradores, seja ele remoto, presencial ou híbrido.
Algumas dessas ferramentas de gestão são bem conhecidas e você até já deve ter ouvido falar. É que além de ajudar profissionais a aumentar a produtividade no home office, elas também colaboram com o rendimento de toda a equipe. Considere conversar com o seu gestor sobre a possibilidade de usar as opções abaixo:
Qual a realidade do home office no Brasil?
Segundo levantamento Sondagem do Mercado de Trabalho (SMT) do FGV IBRE, que avaliou a realidade de pessoas assalariadas (ou seja, empregados do setor público ou privado), cerca de 34,8% dessa parcela da população trabalhava de casa. Sendo que a grande maioria se concentra na região Sudeste.
Essa pesquisa também identificou um grau elevado de satisfação das pessoas que trabalham em casa. Conforme o levantamento, cerca de 49,7% dos trabalhadores que atuam de modo presencial gostariam de trabalhar parte da semana remotamente.
Sendo assim, ao avaliar os números, percebemos que mesmo com uma queda no número de empresas que adotam esse regime, o trabalho remoto segue sendo relevante para o mercado de trabalho brasileiro.
As principais razões disso estão relacionadas as vantagens do home office. Isso inclui retenção de talentos, economia de custos e oferecer uma rotina flexível aos colaboradores, promovendo maior qualidade de vida e evitando questões como o burnout.
A getdesk auxilia na produtividade de colaboradores no regime híbrido
Diversas empresas aderiram ao modelo exclusivamente remoto, enquanto outras optaram pelo modelo híbrido de trabalho, somando escalas presenciais e remotas, fazendo com que muitos aproveitem o melhor dos dois mundos.
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.
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