Mesmo com a flexibilização das medidas de isolamento social, muitas empresas optaram por seguir com o trabalho remoto. Mas, sem negar o presencial. Assim, o modelo híbrido se tornou uma tendência. E, com isso, grandes empresas que utilizam regime de trabalho híbrido se tornaram a novidade na área, e conciliaram dois modelos vantajosos para si e para seus funcionários.
O trabalho remoto cresceu durante a Pandemia do Covid-19. Pois, era a única maneira que as empresas encontraram de manter o trabalho sem colocar seus empregados em risco. E, ao contrário do que muitas pessoas pensavam, esse formato trouxe diversas vantagens aos empregadores e empregados.
Não á toa, muitas empresas optaram por não abrir mão desse sistema como mesmo com a alternativa de retornar ao presencial de forma integral. Afinal, depois de 2 anos, o Home Office se mostrou tão eficaz quanto o modelo presencial.
Pensando nisso, a getdesk preparou para você grandes empresas que utilizam regime de trabalho híbrido, e conseguem manter seu sucesso assim! Por isso, fique conosco até o final e boa leitura!
Acesso rápido
Trabalho híbrido
O trabalho híbrido é aquele que concilia e junta o modelo remoto ao presencial. Ou seja, o empregado em regime híbrido pode trabalhar e realizar suas atividades tanto em teletrabalho – home office, ou viajando, por exemplo, – quanto no escritório da empresa!
Nesse cenário, os dois modelos coexistem e se completam, sem que um seja a negação do outro. Então, as vantagens do modelo híbrido juntam tanto as vantagens do modelo presencial quanto do modelo remoto!
O reconhecimento da existência deste regime de trabalho veio com a Medida Provisória 1.108
De acordo com o texto da MP:
Art. 75-B. Considera-se teletrabalho ou trabalho remoto a prestação de serviços fora das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação, que, por sua natureza, não se configure como trabalho externo.
§ 1º O comparecimento, ainda que de modo habitual, às dependências do empregador para a realização de atividades específicas, que exijam a presença do empregado no estabelecimento, não descaracteriza o regime de teletrabalho ou trabalho remoto.
Portanto, segundo a lei sobre o trabalho híbrido, reconhece-se o comparecimento ao local de trabalho de forma presencial de forma alternada e variada, sem que isso descaracterize o trabalho remoto.
Como a pandemia do Covid-19 alterou os modelos de trabalho
A pandemia do Covid-19 fez com que o trabalho presencial não fosse seguro aos empregados. Afinal, com altos quadros de contaminação e risco apresentados pelo coronavírus, expôr os funcionários a eles não era o melhor a se fazer.
Por isso, o home ffice foi visto e implantado como uma forma de manter a prestação de serviços e o emprego durante estes tempos difíceis. E, depois de 2 anos de pandemia, os empregados e empregadores se acostumaram e criaram toda uma rotina.
Então, com a notícia da possibilidade do retorno ao presencial, criou-se uma certa tensão: afinal, seria preciso se reajustar novamente e retornar a uma realidade nova, e deixar os costumes do trabalho remoto para trás.
Dessa maneira, muitas empresas optaram por não abrir mão de nenhum dos dois. Por que escolher o modelo remoto ou o modelo presencial se os dois podem se complementar e trazer vantagens para todos?
E foi assim que nasceu e se consolidou o trabalho híbrido! Não à toa, empresas que utilizam trabalho híbrido se aproveitam de inúmeras vantagens, além de beneficiarem a si próprias e seus empregados.
Grandes empresas que utilizam regime de trabalho híbrido
Pensando em manter algumas práticas desenvolvidas no home office, bem como algumas de suas vantagens, sem abdicar completamente do trabalho presencial ao qual todos estavam acostumados, as empresas passaram a aderir cada vez mais ao regime híbrido de trabalho.
Por isso, a getdesk preparou uma lista com as grandes empresas que utilizam regime de trabalho híbrido. Confira:
Nubank
Diferente dos modelos tradicionais de trabalho híbrido – que combinam semanalmente dias de presencial com dias de trabalho remoto – no Nubank, o híbrido é definido por ciclos. Nesse cenário, a cada 7 semanas de trabalho remoto, os colaboradores realizam uma semana de presencial.
Segundo a página do Jeito Nu de trabalhar, a semana presencial tem como objetivo a integração entre os times. Bem como, a realização e a definição de demandas mais estratégicas.
Além disso, a empresa possibilita que os colaboradores que desejam frequentar o escritório com maior frequência, reservem posições de trabalho no escritório do Nubank. Dessa maneira, oferecendo mais possibilidades de integração entre aqueles que tem disponibilidade atuar presencialmente.
O Nubank ressalta também que as idas ao escritório não são impostas aquelas pessoas que, por alguma razão, não puderem comparecer nas datas planejadas para as suas equipes.
Microsoft
A Microsoft é outra das grandes empresas que utilizam regime de trabalho híbrido. Em vias de aderir a este modelo, a Microsoft realizou diversas pesquisas internas com seus funcionários para saber suas opiniões e considerações.
Este paradoxo, em geral, se dá pela vontade e desejo das pessoas de trabalharem de onde puderem – seja de casa, do escritório presencial ou de qualquer outro lugar do mundo -, ao mesmo tempo em que também querem mais conexões e contato com outras pessoas.
Assim, em uma pesquisa interna feita com empregados em 2021, a Microsoft concluiu que 77% de seus empregados afirmam que sua produtividade não mudou com o trabalho remoto.
Além deste dado, 59% veem o modelo híbrido e remoto como uma maneira de equilibrar a vida profissional e pessoal. Ainda, 49% se sentem mais focados em seu trabalho quando estão em casa!
Comprometida com a implementação de um modelo híbrido de trabalho, a Microsoft até mesmo preparou um guia aos novos clientes para ajudá-los e mostrar como a empresa lida e aborda este regime.
O Google não ficou de fora e resolveu aderir ao modelo híbrido de trabalho. De acordo com a Revista Exame, ficou definido que o retorno contará com 3 dias presenciais para grande parte dos empregados.
Contudo, alguns escritórios ao redor do país terão a possibilidade de manter o modelo de trabalho completamente remoto, como em Belo Horizonte.
E isso não apenas no Brasil! Segundo o InfoMoney, o escritório de Londres, Reino Unido, também viabilizou o retorno híbrido dos funcionários, sobretudo os da área de tecnologia que desejavam retornar.
De acordo com o site, em agosto de 2021, o Google aprovou 85% dos pedidos que optaram pelo trabalho ou pela realocação com a abertura total dos escritórios.
Além disso, a Google também espera que por volta de 60% de seus empregados trabalhem no escritório presencial durante alguns dias por semana, com cerca de 20% aptos a se candidatar a trabalhar de forma permanente em casa.
Petrobras
A Petrobras também embarcou no passo das grandes empresas que utilizam regime de trabalho híbrido. Ainda em 2021, os gerentes executivos deram início ao trabalho híbrido, intercalando o modelo presencial com o remoto.
Cada unidade da empresa possui liberdade para elaborar e implantar suas próprias regras. Um exemplo é a sede, no Rio de Janeiro, que conta com um máximo de 40% dos empregados da área administrativa trabalhando por até dois dias presenciais na semana.
Pepsico
Uma das maiores empresas de salgadinhos e bebidas, a Pepsico, também flexibilizou os modelos de trabalho e aderiu ao trabalho híbrido para seus empregados.
A nova política da empresa consiste em “trabalhar a hora que quiser, de onde estiver”. Dessa forma, o empregado pode escolher a melhor maneira para cumprir sua jornada, desde que as atividades sejam realizadas entre as 5 da manhã e as 10 da noite.
Ainda, há a flexibilidade de cumprir suas atividades de outras cidades e estados!
Natura
No ramo dos cosméticos, a Natura divulgou a adoção dos três tipos de trabalho: remoto, híbrido e presencial. Assim, o presencial vem sendo retomado desde abril de 2022, sem perder o contato com empregados e lideranças – para saber as necessidades e demandas.
Uma das atitudes da empresa foi a criação do Projeto Ressignifica, com a proposta de repensar encontros presenciais e seus significados, bem como espaços físicos e modelos de trabalho.
De acordo com a Revista Exame, o vice-presidente da companhia, Flavio Pesiguelo:
“Não sei o que vai ser o trabalho híbrido daqui a quatro meses, mas sei que estaremos ressignificando o tempo todo. O projeto é um convite para poder construir a história juntos e aprender. Estamos nos preparando para retornar de forma cuidadosa e gradativa para testar os modelos”
Portanto, a Natura está sempre aberta a outras opções, e pretende testar todos os modelos!
Como aderir ao trabalho híbrido da melhor maneira?
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?