A gestão humanizada em empresas híbridas é um caminho para alcançar bons resultados por meio do modelo flexível de trabalho. Essa abordagem gerencial coloca as pessoas como um dos pilares para o sucesso dos negócios. A chave é a adoção de processos de comunicação, bem como a valorização da empatia e colaboração.
No formato híbrido, esse tipo de gestão desempenha um papel crucial, já que os gestores precisam lidar com equipes presenciais e remotas ao mesmo tempo. Assim, adotar uma gestão humanizada permite que as lideranças consigam compreender a realidade de cada colaborador e, com isso, adequar as demandas e rotinas de suas equipes.
Implementar esse conceito não é uma tarefa simples com resultados momentâneos. Mas, ao estabelecer projetos assertivos, baseados em métricas e prazos, é possível tornar o ambiente de trabalho mais saudável para todos. Isso leva ao aumento da produtividade e do engajamento dos funcionários para com a empresa.
Para te ajudar a entender como adotar a gestão humanizada em empresas híbridas, nós, da getdesk, preparamos este conteúdo. Para saber mais sobre o tema, siga conosco até o final. Boa leitura.
Acesso rápido
- O que é gestão humanizada?
- Quais são os pilares da gestão humanizada?
- Como a gestão humanizada em empresas híbridas funciona?
- Por que a gestão humanizada em empresas híbridas é relevante?
- Como aplicar a gestão humanizada em empresas híbridas em 5 passos
- Descubra como a getdesk ajuda na gestão humanizada em empresas híbridas
O que é gestão humanizada?
A gestão humanizada é uma abordagem gerencial que tem como foco as pessoas da organização. Essa visão entende que os colaboradores são um dos principais ativos que levam ao crescimento da empresa.
Na prática, representa entender e considerar as demandas e subjetividades de cada colaborador por meio da escuta ativa. Por meio desse processo, a companhia consegue oferecer um ambiente mais saudável emocionalmente para seus funcionários.
Conforme esse conceito, a satisfação das pessoas é capaz de torná-las mais engajadas em suas funções. Dessa maneira, entende-se que a melhoria da produtividade está relacionada a compreensão sobre as dificuldades, expectativas e demandas de cada colaborador.
Quais são os pilares da gestão humanizada?
O conceito de gestão humanizada foi aprimorado ao longo dos anos, mas seus pilares permanecem os mesmos. Então, para compreender com mais detalhes esse conceito, detalhamos suas bases a seguir.
1. Observação
O primeiro pilar da gestão humanizada diz respeito a observar e analisar quais são os principais objetivos dos colaboradores em relação à organização. Através disso, é possível entender quais são as principais demandas e necessidades que levam a construção de oportunidades para que tanto empregadores, quanto empregados consigam atingir suas metas.
Além dessa questão, neste primeiro passo é preciso avaliar quais as principais necessidades em relação ao ambiente de trabalho. Por exemplo, em escritórios híbridos existe uma maior demanda por organização e reserva de espaços, como mesas e salas de reunião.
Dessa forma, você e sua equipe de RH identificam quais os pontos de atenção indicados pelos colaboradores e encontram maneiras assertivas de tornar o ambiente de trabalho mais produtivo.
2. Comunicação
A implementação de uma gestão humanizada está diretamente ligada ao estabelecimento de comunicação ativa e não-violenta. Esse passo visa estabelecer uma relação de confiança entre líderes e liderados, a fim de que todas as pessoas se sintam confortáveis para expressar suas sugestões.
A iniciativa de estabelecer um canal de comunicação mais aberto deve partir das lideranças. Pois, ao perceberem que seus líderes buscam estabelecer e conseguem comunicar-se de modo assertivo e respeitoso, os liderados se sentirão motivados a fazerem o mesmo.
Neste cenário, as tecnologias colaborativas favorecem a consolidação do relacionamento interno das equipes e com outros times. Ferramentas como Slack e Teams simplificam a troca de informações e podem se tornar ambientes favoráveis para o compartilhamento de ideias.
Estabelecer um clima organizacional aberto a escuta favorece também a inovação e a resolução de problemas complexos, algo que pode fazer a empresa superar a concorrência.
3. Integração entre os membros das equipes
Outro fundamento da gestão humanizada é a integração entre as equipes. Isso diz respeito tanto a aproximação interna, ou seja, entre membros da mesma equipe, quanto a aproximação entre pessoas de equipes diferentes.
A integração é relevante para estabelecer comunicação eficiente entre todos os colaboradores. Bem como, tornar as equipes mais engajadas.
Esse relacionamento também é um aspecto benéfico à comunicação e a solução veloz de possíveis problemas da rotina de trabalho.
4. Adaptação
O quarto e último pilar da gestão humanizada trata da necessidade de adaptação que esse formato de gestão de pessoas propõe. Ao decidir adotar esse novo modelo de gestão de pessoas, a empresa precisará reformular alguns de seus processos.
Durante esse período, alguns desafios podem surgir. Desse modo, é fundamental manter a organização em relação às mudanças. Além disso, também pode ser que o resultado de algumas ações só seja visualizado a longo prazo. Nesse sentido, pode ser relevante realizar um monitoramento de quais as mudanças feitas e avaliar seus efeitos em determinados períodos.
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Como a gestão humanizada em empresas híbridas funciona?
A gestão humanizada funciona a partir de uma mudança cultural da companhia. Essa alteração visa colocar o foco das ações da empresa nas pessoas, e, não exclusivamente nos resultados.
Neste cenário, o RH deve estruturar em processo que fomentem a criação de relações trabalhistas respeitosas, com base na empatia e no diálogo. Isso deve ocorrer, primeiramente, entre as lideranças. Dessa forma, os gestores conseguem compreender de modo assertivo como realizar essa mudança cultural para com as suas equipes.
Nos primeiros momentos, pode ser interessante que a empresa organize eventos que ajudem a conscientizar os funcionários sobre os novos processos de gestão e em que eles se baseiam. Ações como workshops, imersões, palestras, entre outros, colaboram para transmitir a mensagem e facilitar a adesão a gestão humanizada entre todos.
Por que a gestão humanizada em empresas híbridas é relevante?
A gestão humanizada em empresas híbridas se popularizou diante a expansão de escalas flexíveis. Porque esse modelo de gestão ajuda a aproximar as equipes e faz com que todos os colaboradores sintam-se participando dos projetos da empresa, mesmo que parte do time atue remotamente.
Dessa maneira, a gestão humanizada para empresas híbridas representa uma maneira para alcançar o sucesso com o modelo de trabalho híbrido. Afinal, bem como a rotina híbrida, a gestão de trabalho humanizada tem como princípio promover a autonomia entre os colaboradores, bem como, proporcionar uma rotina de trabalho saudável por meio da flexibilidade.
Além disso, a adotar a gestão humanizada faz com que as lideranças sejam mais adaptáveis as necessidades individuais de cada funcionário. Sendo assim, os líderes conseguem delegar e organizar rotinas mais eficientes para cada colaborador, com base em suas habilidades e particularidades.
Aproveitando-se desses aspectos benéficos, as organizações conseguem criar uma cultura fluída e dinâmica, pontos que impactam positivamente a cultura organizacional. A empresa passa a ser reconhecida como um ambiente de trabalho que verdadeiramente valoriza e respeita as pessoas, o que auxilia na atração e retenção de talentos, bem como, na imagem externa da organização e redução do turnover.
Como aplicar a gestão humanizada em empresas híbridas em 5 passos
A incorporação de métodos de gestão humanizada nas empresas é um processo de longo prazo. Além disso, cada organização tem características únicas, dessa maneira, não existe um passo a passo padronizado para a incorporação dessa abordagem.
Mas, é possível considerar alguns passos que facilitam a adoção dessa abordagem na rotina da organização. Essas etapas, por sua vez, devem considerar os pilares da gestão humanizada mencionados: observação, comunicação, integração e adaptação.
Passo 1: análise
Avalie como ocorre a gestão de pessoas na sua empresa. Esse processo tem como base o pilar de observação.
Aqui, você deve entender quais são os pontos positivos e quais os gargalos referentes ao gerenciamento dos recursos humanos. A partir disso, se torna possível estruturar o projeto de adoção da gestão humanizada.
Passo 2: benchmarking
O benchmarking é o processo de pesquisa e comparação de produtos, estratégias, serviços ou metodologias de gestão adotadas por empresas concorrentes. De certo modo, fazer um benchmarking significa “dar uma espiada” no que outras empresas fazem. O objetivo disso é entender o que o seu negócio pode fazer para aprimorar determinados aspectos.
Ao considerar a gestão humanizada, as empresas híbridas podem buscar no mercado companhias que já incorporam essa abordagem a fim de compreender quais foram os processos realizados. O benchmarking ajuda a entender também as facilidades e desafios que encontrados. Isso auxilia a sua organização a se preparar e estruturar assertivamente a mudança de modelo gerencial.
Passo 3: defina o projeto
Após identificar os pontos de melhoria e realizar o benchmarking, a próxima etapa é a elaboração de um projeto para incorporar a gestão humanizada em empresas híbridas.
Nesse momento, é preciso delimitar todos os pontos de melhorias relacionados a gestão de pessoas, definir metas e estabelecer prazos para a adoção de práticas de gestão humanizada.
Desse modo, o processo se torna mais concreto, já que trabalha com ações factuais, como datas e metas a serem alcançadas. Também facilita a identificação de obstáculos e permite avaliar os resultados obtidos.
Passo 4: canais de comunicação
O quarto passo para implementar a gestão humanizada diz respeito a estabelecer canais de comunicação a fim de preparar todos os membros das equipes para as mudanças.
No processo de adoção da gestão humanizada, todos os colaboradores devem estar cientes dos pilares da abordagem, a fim de que todos participem ativamente e possam atuar na melhoria dos processos gerenciais.
Passo 5: avalie os resultados
A abordagem voltada a dados, ou gestão data driven, se popularizou nas empresas nos últimos anos. Ela prevê que os resultados de um projeto devem ser entendidos com base em números reais. Sendo assim, ao inserir práticas de gestão humanizada na sua empresa é importante registrar e mensurar como está o seu andamento.
Para isso, é de extrema relevância estabelecer indicadores chaves (KPI’s) para avaliar o sucesso do projeto. A partir disso, será possível acompanhar o desenvolvimento e entender se a empresa está na direção certa.
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