O trabalho presencial parece ultrapassado, mas o remoto tem mostrado suas dificuldades. Por isso, as grandes empresas estão aderindo ao melhor dos dois mundos: o trabalho híbrido. Então, para adaptar sua empresa e auxiliar os colaboradores, é importante contar com uma de checklist trabalho híbrido.
Após a pandemia de Covid-19, o cenário empresarial e as relações de trabalho sofreram grandes mudanças. Com a implementação do regime remoto e o retorno ao presencial, muitos líderes e profissionais não sabem em qual se encaixar. Afinal, qual é o melhor para a empresa?
Em busca de uma solução, muitos optam pelo melhor dos dois mundos: o trabalho híbrido, que concilia o regime presencial com o remoto. O modelo, crescente no Brasil, tem cada vez mais apoio dos profissionais. Uma pesquisa do Google Workspace revelou que o trabalho híbrido se tornou uma realidade em cerca de 44% das empresas no pós-pandemia, com apoio de 51% dos colaboradores.
Cada vez mais profissionais procuram por vagas no modelo, ao passo que as companhias estudam e implementam o hibridismo em suas equipes e departamentos. Mas como garantir uma transição adequada e benéfica?
Para te ajudar, a getdesk preparou uma checklist de trabalho híbrido para você adaptar sua empresa e seus profissionais da melhor forma possível. Fique conosco até o final e boa leitura.
Acesso rápido
O que é trabalho híbrido?
O trabalho híbrido é, em termos gerais, a junção do modelo remoto com o modelo presencial. Ou seja, o empregado pode trabalhar de sua casa ou comparecer de forma presencial na empresa.
Com o home office sendo a única via durante os anos de pandemia, as empresas e profissionais tiveram que se adaptar ao trabalho remoto. Contudo, com o avanço da vacinação e o anseio pelo retorno às suas atividades presenciais, foi necessário pensar em uma solução que agradasse a todos.
Por isso, o modelo híbrido surgiu, juntando qualidades do remoto e do presencial, com o melhor dos dois mundos e se tornando uma verdadeira tendência. Com grandes empresas que utilizam regime de trabalho híbrido como o Google aderindo a esta realidade, as relações de trabalho tendem a seguir este caminho.
O trabalho híbrido oferece um espaço de trabalho compartilhado, de forma que, para comparecer de forma presencial à empresa, basta fazer a reserva de posições no escritório.
Vantagens do trabalho híbrido?
Com esta nova realidade de trabalho, tanto a empresa quanto os seus funcionários são favorecidos pelos benefícios do modelo híbrido:
- Produtividade: uma pesquisa feita pela Microsoft trouxe dados que demonstram que muitos funcionários se sentem mais produtivos ao trabalhar de casa, e a produtividade tende a aumentar ainda mais ao intercalar com o trabalho presencial;
- Menos estresse, mais foco: se deslocar até o trabalho todos os dias da semana pode ser estressante. Usar transporte público, enfrentar o trânsito por horas, pode acabar com o foco e humor dos colaboradores. Por isso, ir para o escritório apenas algumas vezes na semana evita o acúmulo de estresse e permite que os profissionais e empresários se sintam menos irritados e mal-humorados;
- Redução de gastos: além de não precisar gastar diariamente com passagens de transporte público ou gasolina para o carro, o modelo híbrido ainda permite que as empresas se mantenham em um ambiente menor — já que não é preciso alocar sempre 100% de seus funcionários — e diminuir contas de aluguel, luz, água e outras.
- Melhor gestão de times e equipes: se comunicar no Home Office nunca foi fácil, por conta da não convivência no mesmo ambiente que seus parceiros de trabalho. Por isso, a integração e contato entre pessoas de departamentos diferentes, ou até mesmo do mesmo time, tornou-se uma dificuldade. Neste sentido, o modelo híbrido permite que os times se conheçam melhor e de forma presencial, aumentando o contato e a integração ao fazer com que todos compareçam ao escritório com uma certa frequência.
Checklist trabalho híbrido para adaptar sua empresa
Antes de uma transição completa para o modelo de trabalho híbrido, é comum que os gestores de uma empresa se perguntem como implementá-lo da melhor maneira possível. Então, para te ajudar nesta mudança, a getdesk trouxe as melhores estratégias em uma checklist trabalho híbrido.
1. Reveja o contrato de trabalho de seus empregados e faça novos acordos
O trabalho híbrido é previsto pela legislação brasileira, disposto na Medida Provisória n.º 1.108, que determina as normas para o trabalho híbrido e o home office. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados ao inserir esta nova realidade em sua empresa.
Caso seja preciso alterar algo nos contratos de trabalho de seus funcionários, lembre-se de que tudo deve ser feito com a ciência da outra parte. Além disso, os novos contratos devem ser assinados pelo empregador e pelo colaborador, a fim de demonstrar o reconhecimento mútuo e evitar complicações futuras.
Então, é importante esclarecer e registrar todas as alterações: mudanças na jornada de trabalho, remuneração, quais os novos requisitos e obrigações de cada parte a serem cumpridas neste novo modelo.
Este primeiro passo é delicado. Por isso, o mais recomendado é estabelecer um canal de comunicação aberto com o empregado, para que tudo seja feito com consentimento.
2. Ofereça um ambiente de trabalho com boas condições
Como o seu escritório irá fornecer as condições necessárias e boas para seus empregados? Quais serão elas?
Ao trabalhar em casa, muitos profissionais investiram em compras que melhoram não apenas suas condições de trabalho, mas também sua saúde física e mental. Alguns dos investimentos mais comuns foram mesas melhores, cadeiras confortáveis e internet de qualidade.
Portanto, a empresa com espaço híbrido de trabalho tem a possibilidade de oferecer um ambiente com as condições necessárias para seu colaborador ao investir em cadeiras, mesas, infraestrutura e equipamentos. Desse modo, você também está investindo no conforto e saúde de seus profissionais.
Com isso, aumentam-se a dedicação e disposição ao trabalho, que levam a um aumento da produtividade e qualidade das atividades. Afinal, quem não gosta de um ambiente bom e confortável para poder trabalhar?
3. Organize seu escritório e equipes híbridas
As equipes irão quantas vezes por semana ao escritório? Em quais dias da semana e quais times irão intercalar?
Pense em como as diferentes equipes e setores da sua empresa poderão comparecer ao escritório de forma presencial. Por isso, é importante montar uma estratégia para que todos possam comparecer ao presencial de modo seguro e tranquilo.
E a melhor maneira de fazer isso é fazendo plataforma para reservas de estações de trabalho.
Assim, com plataformas como a getdesk, você oferece aos seus colaboradores um sistema completo para que eles possam reservar mesas, estações de trabalho, vagas de estacionamento e até mesmo salas.
Então, as mesas já ocupadas ficam bloqueadas e reservadas, limitando a capacidade do escritório e permite o trabalho híbrido da forma mais organizada possível.
4. Amplie as possibilidades de comunicação
Com algumas equipes e seus membros trabalhando de forma presencial e outras de forma remota, como será a comunicação e interação entre os colaboradores?
Estabelecer canais abertos e incentivar a troca de informações entre os times e as pessoas de uma mesma equipe é essencial no trabalho híbrido.
Assim, os líderes e os companheiros de trabalho ficam sempre atualizados sobre as demandas, a produtividade e até mesmo sobre os eventuais problemas que possam surgir.
Portanto, se comunique. Mostre aos seus funcionários o valor da comunicação e interação e o quanto é importante que os departamentos estejam alinhados.
5. Invista em tecnologia de ponta
O mundo se moderniza cada vez mais, e sua empresa não pode ficar de fora das mudanças. Afinal, a tecnologia auxilia e simplifica diversos momentos e processos, tornando o dia a dia e as atividades mais fáceis.
Por isso, investir em tecnologia de ponta para sua empresa é um passo muito importante, e até mesmo essencial.
Plataformas como a getdesk te ajudam a melhorar ainda mais o ambiente de trabalho, e deixa tudo mais simples para sua empresa. Com ela, é possível realizar a melhor gestão de workplace e de seus empregados, organizar as estações de trabalho e muito mais.
Como fazer a melhor adaptação da minha empresa ao trabalho híbrido?
Fazer a transição para o modelo híbrido não ocorre do dia para a noite. O processo é gradual e se preparar para o retorno ao escritório nem sempre é tão fácil quanto parece.
E com todos os passos da checklist de trabalho híbrido, deu para perceber que contar com uma plataforma especialista para te ajudar nestes processos é essencial.
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.
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