Principais Tendências de Software para People Analytics

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Entender quais são as principais tendências de software para people analytics colabora diretamente no desempenho das equipes de RH e departamento pessoal. Essas tecnologias auxiliam na rotina por fornecerem dados reais a respeito do desempenho dos colaboradores. Desse modo, tornam-se cruciais para boas estratégias de gestão de pessoas.

Desse modo, buscar por tecnologias de people analytics impacta toda a empresa. Afinal, cada dia mais, as companhias percebem que seus talentos representam um de seus recursos mais valiosos. Portanto, é preciso avaliar quais são os principais softwares disponíveis no mercado e quais suas funcionalidades.

Além de conhecer essas ferramentas, outro passo relevante nessa tomada de decisão é entender como aplicar esses softwares na rotina da empresa, pois cada organização tem demandas específicas às quais o software precisa atender.

Para te auxiliar a entender quais são as principais tendências de software para people analytics, nós, da getdesk, preparamos este conteúdo completo. Então, para saber mais sobre esse assunto, siga conosco até o final e boa leitura.

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Entender quais as principais tendências de software para people analytics colabora diretamente no desenvolvimento de estratégias eficientes de gestão de pessoas – Foto: Freepik.

O que é people analytics?  

People analytics é uma abordagem para gestão e desenvolvimento de pessoas baseada na análise de dados. Essa estratégia visa obter percepções sobre a produtividade, engajamento e outros elementos relacionados aos colaboradores da sua empresa.  

Para isso, existem três passos principais, que consistem na coleta, análise e organização estratégica das métricas. Esse processo visa otimizar a rotina do RH e departamento pessoal, para facilitar a tomada de decisões assertivas — possível em razão da obtenção de números reais. 

Com o people analytics, torna-se viável realizar previsões sobre o futuro de determinado colaborador na empresa. Desse modo, representa uma valiosa abordagem para promover a retenção de talentos na organização.  

Qual é a relevância do people analytics?  

Utilizar o people analytics tem uma enorme relevância para a empresa, visto que possibilita maior assertividade na tomada de decisões pelos gestores.  

Além disso, por coletar e processar dados, essas ferramentas ajudam a identificar quais setores precisam de aprimoramento no que diz respeito à gestão de pessoas. Dessa forma, a prática ajuda a reduzir gastos desnecessários no futuro, como a contratação de novos funcionários motivada por uma elevada taxa de turnover.

Com um software de people analytics, as rotinas dos setores de departamento pessoal e RH são otimizadas. Afinal, suas atividades alcançam maior eficiência ao ter dados efetivos sobre os colaboradores. O DP e o RH conseguem desenvolver, a partir de dados, planos de ação para aprimorar a performance dos demais funcionários.

Desse modo, essas equipes passam a ter mais tempo disponível para se dedicar a demandas estratégicas, já que o software processa as informações, dispensando a interferência humana. Com isso, podem realizar ações como aprimorar as políticas internas, promover a cultura da empresa, avaliar a produtividade dos colaboradores, etc, com maior velocidade.   

Tendências de software para people analytics em 2024 

A estratégia de people analytics tem como base a coleta, o processamento e a análise de dados a respeito dos colaboradores da sua empresa. Realizar esses processos manualmente é inviável em razão do alto número de informações.  

Por esse motivo, é preciso conhecer quais as principais tendências de software para people analytics, visto que contar com essa tecnologia é fundamental para essa estratégia. 

A seguir listamos algumas dessas principais tecnologias, confira.  

1. Gupy  

A Gupy é uma plataforma conhecida por digitalizar os processos de recrutamento e seleção de grandes empresas. Atualmente, ela disponibiliza um módulo exclusivo para análise de pessoas a partir de dados.  

Segundo a empresa, a sua solução (Smart Insights) é um módulo de People Analytics do Gupy Clima e Engajamento. Dentre as principais funcionalidades estão a realização de nálises inteligentes, descritivas e preditivas para apresentar informações de forma rápida e intuitiva, a fim de facilitar a tomada de decisão e criação de planos de ação. 

Outra funcionalidade relevante é a previsão sobre saídas voluntárias. Assim, conforme a Gupy, seus algoritmos podem identificar quais colaboradores têm maiores chances de pedir demissão. Essa característica é fundamental para identificar pontos de atenção e aprimorar a retenção de talentos.

2. Feedz 

A Feedz é uma plataforma de gestão de pessoas que visa aumentar o engajamento e o desempenho dos colaboradores. Para alcançar esse objetivo, a ferramenta oferece avaliação de desempenho, metas e objetivos (OKR), pesquisa de clima, recrutamento e seleção, entre outros.  

Além disso, a Feedz também conta com um módulo específico para People Analytics. Por meio desse recurso, viabiliza-se o acompanhamento dos principais indicadores, bem como o monitoramento de humor a partir de pesquisas de pulsos ou eNPS.  

A plataforma da Feedz também oferece acesso a OKR’s, resultados de avaliações de desempenho e registra informações sobre feedbacks e reuniões 1:1 (one on ones).  

Todas essas informações podem ser visualizadas por meio de gráficos e dashboards, facilitando a interpretação das informações, bem como suas análises.  

3. SAP SuccessFactors 

A SAP é uma das maiores fornecedoras de sistemas ERP’s do planeta e oferece módulos direcionados à análise de dados sobre pessoas.  

Uma das principais tendências de software para people analytics oferecidas pela empresa é o SAP SucessFactors Human Capital Management (HCM) Suite.

O foco dessa solução é colaborar com gestores e lideranças de RH para facilitar o planejamento, gerenciamento e organização dos processos relacionados à gestão de pessoas.

Além das funções analíticas, também traz configurações que permitem gerenciar processos burocráticos, como a folha de ponto e pagamento. Outro benefício desse software é a visualização do desempenho das equipes, nesse caso, relacionado ao acompanhamento das vendas realizadas pela empresa.

4. getdesk

A getdesk é um aplicativo para reserva remota de espaços de trabalho e salas de reunião. Além disso, também apresenta a funcionalidade de controle de ponto por reconhecimento facial.

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Dessa forma, representa uma solução relevante para aprimorar a gestão do trabalho híbrido. Pois, permite que os gestores acompanhem a ocupação do escritório, quais são os dias mais movimentados, quais colaboradores frequentam mais o local de trabalho.

Essas características colaboram para oferecer um ambiente de trabalho mais confortável e acolhedor a todos.

E, por meio do registro de ponto online, os colaboradores têm a liberdade de realizar suas marcações fora do ambiente da empresa, favorecendo a flexibilização da rotina.

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Como aplicar a estratégia de people analytics na minha empresa?  

Antes de conhecer as principais tendências de softwares para People Analytics, é preciso entender como implementar essa abordagem na rotina do departamento pessoal, de recursos humanos ou, até mesmo, em toda a empresa. 

Aplicar um novo processo na rotina da empresa não é nada simples, por essa razão, lembre-se de seguir os passos e avaliar os resultados. E, caso algo não ocorra como planejado, não há problema em recalcular a rota.  

A seguir listamos alguns passos para implementar o people analytics na sua empresa, acompanhe.  

1. Defina os objetivos com clareza 

O primeiro passo para qualquer ação em um negócio é entender qual o objetivo com aquele projeto ou demanda. No caso da implementação de um software de people analytics não seria diferente.  

Então, antes de solicitar a contratação dessas ferramentas, o que você deve fazer é identificar quais os problemas de gestão de pessoas demandam maior atenção e precisam ser solucionados. Podem ser a redução do turnover, retenção de talentos, aumento da produtividade, melhoria do clima organizacional ou gestão do workplace.

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2. Escolha um software  

A abordagem de people analytics baseia-se na coleta e análise de dados sobre os colaboradores da empresa. E, a depender do tamanho da sua organização, realizar esses processos manualmente se torna inviável.  

Por essa razão, o segundo passo é encontrar um software voltado a essa estratégia. Essa ferramenta conseguirá coletar, analisar e interpretar os dados necessários.   

Para escolher o software mais adequado, é preciso saber o que a sua empresa planeja melhorar ao implementar essa estratégia de análise. A partir disso, será possível definir qual ferramenta será mais adequada às suas necessidades.  

Algumas das principais tendências em software para people analytics indicam as seguintes ferramentas:  

  • Gupy;  
  • Feedz;
  • SAP Sucess Factors;  
  • getdesk.

3. Capacite a equipe  

É pouco viável realizar uma contratação de ferramenta que a sua equipe não sabe utilizar, não é mesmo?  

Dessa forma, ao considerar a aquisição de um software para people analytics lembre-se de dedicar um tempo durante a implementação para a capacitação das equipes que irão utilizá-lo.  

Muitas plataformas já realizam um processo de onboarding ao realizar a sua contratação. Nestes casos, é preciso que todos os colaboradores que irão usar a ferramenta estejam incluídos nas reuniões.  

Também é essencial que cada colaborador compreenda de forma apropriada quais são os dados analisados pelo software e como interpretá-los corretamente.  

Afinal, mesmo contando com uma ferramenta tecnológica, será preciso contar com a interpretação humana para alcançar os objetivos almejados. 

4. Monitore os dados 

O quarto passo é realizar o monitoramento dos dados fornecidos pelos softwares. Ainda que diversas plataformas ofereçam visualização por meio de gráficos e dashboards, é preciso interpretar o que essas informações representam.  

Dessa forma, quando os dados estiverem disponíveis, é preciso usar técnicas de análise que permitem identificar padrões, desvios e insights. 

A partir disso, você e a sua equipe podem criar relatório e enviá-lo para as lideranças. Com isso, os processos e as decisões do departamento pessoal tornam-se mais assertivos por serem baseados em métricas.  

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  • Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento. 
  • Controle de ponto facial com geolocalização. 
  • Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais. 
  • Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft. 
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