Relógio de ponto ou ponto digital: qual escolher?

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Segundo a legislação trabalhista, estabelecimentos com mais de 20 colaboradores são obrigadas realizar o registro da jornada. O método mais tradicional é o relógio de ponto, mas, com o avanço tecnológico e a flexibilização dos formatos de trabalho, surgiu o ponto digital. Nesse contexto, muitas empresas ficam em dúvida entre o relógio de ponto ou ponto digital.  

Realizar escolha depende de diversos fatores, como o modelo de trabalho da empresa, quantidade de colaboradores, acesso à internet, entre outros. Sendo assim, é preciso conhecer quais os benefícios e desvantagens de cada método de controle de ponto a fim de escolher o mais adequado para seu negócio.  

Visando guiar você nessa escolha entre relógio de ponto ou ponto digital, nós, da getdesk, preparamos este conteúdo. Para entender qual ferramenta é a melhor para sua empresa, siga conosco até o final. Boa leitura.

 relogio de ponto ou ponto digital
Estabelecer uma ferramenta para controle da jornada, seja relógio de ponto ou ponto digital, é fundamental para a segurança jurídica da empresa – Foto: Freepik.

O que é o relógio de ponto?

O relógio de ponto é uma das principais ferramentas para a marcação da carga horária dos colaboradores em uma empresa. Esse dispositivo tem como função indicar os horários de entradas, pausas e saídas dos funcionários de uma determinada organização.

O modelo mais tradicional é o chamado relógio de ponto cartográfico. O seu funcionamento ocorre pelo registro de datas e horários em um cartão individual de cada colaborador. Ao final do mês, o DP recolhe esses cartões e contabiliza as horas exercidas naquele período.

A partir dos avanços tecnológicos, novos formatos de relógio de ponto surgiram, os quais trouxeram mais segurança aos registros por meio da marcação por biometria e reconhecimento facial, que ajudam a evitar fraudes e inconsistências.

Como funciona o relógio de ponto?  

O relógio de ponto é uma das ferramentas para marcação da jornada mais antigas e tradicionais do mercado. Ele funciona com base na marcação ou registro da carga horária em uma máquina instalada na sede da empresa.  

O tipo mais tradicional de relógio de ponto é conhecido como ponto cartográfico, que funciona manualmente. Cada colaborador possui um cartão com seu nome, o qual insere na máquina para marcação das datas e horários registrados.  

Ainda que pareça arcaico, esse método segue sendo amplamente usado em empresas, principalmente em setores mais “tradicionais”, como indústrias, empresas de serviços terceirizadas e até mesmo em instituições públicas.  

Por outro lado, com a evolução tecnológica, o relógio de ponto foi aprimorado. Dessa maneira, o equipamento passou a contar com outros métodos de registro, por exemplo, o biométrico, totens, equipamentos de reconhecimento facial ou crachás com identificação individual.

Quais as vantagens do relógio de ponto tradicional?  

O relógio de ponto tradicional é largamente usado por muitas companhias brasileiras. Então, ele apresenta algumas vantagens.  

A principal delas é que possibilita que a empresa esteja conforme a obrigação de realizar o registro da carga horária de seus colaboradores. Isso garante que tanto os empregados, quanto os empregadores visualizem as informações sobre a jornada diária.  

Assim, a empresa assegura que está cumprindo com seus deveres, bem como acompanha se os colaboradores estão, de fato, trabalhando durante o período acordado.  

Além disso, o relógio de ponto abrange todos os colaboradores da empresa, pois não demanda equipamentos altamente tecnológicos. Basta que o colaborador registre seu cartão ou sua digital e sua marcação será realizada.  

Quais as desvantagens do relógio de ponto 

Por outro lado, o relógio de ponto cartográfico apresenta diversas desvantagens.  

A primeira delas reside no fato de que os colaboradores podem perder ou esquecer o cartão de registro e, caso isso ocorra, a contabilização final da carga horária de um determinado mês é prejudicada, ocasionando possíveis questões judiciais em relação ao pagamento relativo à jornada e horas extras. 

Outro problema relacionando a isso é contabilização de faltas e atrasos. Como não há provas dos registros, o RH fica incapaz de produzir a folha de ponto e o fechamento da folha de pagamento precisamente.   

Além das inconsistências, o relógio de ponto cartográfico não apresenta um alto nível de segurança. Ou seja, existe a possibilidade de fraudes, como nos casos em que um colaborador pede para outro realizar seu registro. Afinal, o método principal consiste na marcação de um cartão, sem outros métodos como biometria ou reconhecimento facial.  

Por fim, também dificulta o trabalho do time de recursos humanos já que, ao final do mês, eles precisam recolher todos os cartões e contabilizar manualmente as jornadas de cada colaborador. E, dependendo da quantidade de funcionários, essa tarefa se torna exaustiva e imprecisa.  

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O que é o ponto digital eletrônico? 

O ponto digital é um tipo de ferramenta que realiza o apontamento jornada de forma automática por meio de softwares e aplicativos. Dessa maneira, se torna possível fazer os registros via dispositivos móveis ou computador, dispensando o uso de aparelhos físicos como o relógio de ponto.  

Desse modo, traz mais facilidade e praticidade, já que, cada colaborador tem a independência para bater seu ponto sem depender de outros funcionários. Pois, cada pessoa consegue fazer o apontamento em seu próprio celular. 

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Esse tipo de tecnologia também proporciona marcações precisas, já que, por ser digital, consegue identificar até mesmos os segundos em que o colaborador registrou as informações.  

Por essas razões, o registro de ponto digital vêm sendo cada dia mais adotado por companhias do mundo todo.  

Ponto digital: como funciona?  

O controle de ponto digital é um dos métodos incluídos na categoria de registro de ponto eletrônico por programa, também chamado de REP-P e reconhecido pela Lei n.º 14.442. A sua principal característica é o armazenamento em nuvem e a possibilidade de ser instalado em dispositivos móveis por meio de aplicativos.  

Nesse tipo de sistema, os próprios colaboradores são os responsáveis por realizarem os seus registros acessando o sistema, seja por app ou plataforma web. 

A segurança das informações é assegurada por diversos métodos de verificação, como:  

  • Registro de ponto com reconhecimento facial: o sistema reconhece pontos específicos da face de cada colaborador;  
  • Controle de ponto por geolocalização: o sistema registra a localização do colaborador no momento da marcação, delimitado pela chamada cerca virtual; 
  • Biometria: os sistemas utilizam a impressão digital para autenticar os registros; 
  • Reconhecimento por voz: o colaborador acessa e registra sua carga horária por meio de comandos de voz. 

Esses métodos são relevantes por assegurarem a veracidade dos registros, já que, por meio deles, a ocorrência de fraudes se torna praticamente impossível — diferente do que ocorre com sistemas tradicionais como o livro de ponto ou o relógio pantográfico, os quais são mais suscetíveis a irregularidades. 

Ponto digital: quais as vantagens? 

O sistema de ponto digital é uma ferramenta de alta tecnologia que consegue registrar de modo automático a jornada individual de cada colaborador. Ou seja, torna todo o processo muito mais rápido e prático.  

Esse acompanhamento faz com que a empresa tenha a documentação completa da jornada de todos os colaboradores, algo essencial para o cumprimento da legislação e para evitar possíveis problemas relacionados a processos trabalhistas.  

Outra vantagem do controle de ponto digital é a transparência das informações. Afinal, os próprios colaboradores têm acesso direto as informações. Sendo assim, eles podem consultar a qualquer momento e ter a certeza do cumprimento de sua carga horária, bem como maior clareza sobre pagamentos e direitos trabalhistas.  

Além disso, com esse tipo de solução, demandas como fechamento da folha de ponto se tornam mais velozes, pois todo o processo passa a ser automatizado. Isso também evita inconsistência na contabilização das horas e permite visualizar assertivamente informações como jornada extra, atrasos e faltas.  

Os sistemas de ponto digital, como mencionamos anteriormente, contam com camadas extras de segurança. Dessa maneira, há maior confiabilidade e segurança nas informações fornecidas.  

Por fim, mas não menos relevante. O sistema de ponto digital pode ser acessado de qualquer lugar do planeta. Pois, se trata de aplicativos e plataformas web. Sendo assim, basta que o colaborador tenha acesso ao celular ou computador para fazer a marcação da sua jornada. Representando uma alternativa para empresas que adotam o trabalho híbrido ou remoto.  

Existem desvantagens do ponto digital? 

O controle de ponto digital é uma solução completa. Porém, isso não significa que seja uma ferramenta perfeita.  

O principal desafio da escolha pelo ponto digital é que seu funcionamento depende da utilização de internet. Nesse sentido, a depender do seu modelo de negócio, esse fator pode representar um obstáculo na marcação de ponto.  

Além disso, é preciso que toda a empresa entenda como usá-lo, nesse caso, colaboradores mais velhos podem sentir maior dificuldade de usar uma nova ferramenta para registro da carga horária. Porém para superar esses desafios, a empresa pode investir em treinamentos e eventos que expliquem a respeito da utilização do sistema.

Relógio de ponto ou ponto digital: qual escolher?  

Em uma comparação entre relógio de ponto ou ponto digital, podemos perceber que o sistema digital oferece mais vantagens do que o tradicional relógio de ponto.  

Além disso, caso a sua empresa adote modelos de trabalho flexíveis, remoto ou híbrido, o controle de ponto por de equipamentos físicos se torna obsoleto e pouco funcional. Assim, a melhor solução é investir em métodos que podem ser acessados de qualquer localidade.  

Outra questão que torna o ponto digital mais eficiente do que o relógio de ponto é a facilidade de acesso às informações da carga horária. Com o sistema digital, colaboradores e o empregador acessam a qualquer momento a documentação sobre os registros, trazendo maior transparência a relação trabalhista.

Essa característica facilita também os processos relacionados a contabilização da jornada, bem como, ao fechamento da folha de pagamento. Por ser um sistema digital, os cálculos ocorrem de forma precisa, evitando inconsistências no pagamento.

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