Segundo a legislação trabalhista, estabelecimentos com mais de 20 colaboradores são obrigadas realizar o registro da jornada. O método mais tradicional é o relógio de ponto, mas, com o avanço tecnológico e a flexibilização dos formatos de trabalho, surgiu o ponto digital. Nesse contexto, muitas empresas ficam em dúvida entre o relógio de ponto ou ponto digital.
Realizar escolha depende de diversos fatores, como o modelo de trabalho da empresa, quantidade de colaboradores, acesso à internet, entre outros. Sendo assim, é preciso conhecer quais os benefícios e desvantagens de cada método de controle de ponto a fim de escolher o mais adequado para seu negócio.
Visando guiar você nessa escolha entre relógio de ponto ou ponto digital, nós, da getdesk, preparamos este conteúdo. Para entender qual ferramenta é a melhor para sua empresa, siga conosco até o final. Boa leitura.
Acesso rápido
- O que é o relógio de ponto?
- Como funciona o relógio de ponto?
- Quais as vantagens do relógio de ponto tradicional?
- Quais as desvantagens do relógio de ponto
- O que é o ponto digital eletrônico?
- Ponto digital: como funciona?
- Ponto digital: quais as vantagens?
- Existem desvantagens do ponto digital?
- Relógio de ponto ou ponto digital: qual escolher?
- Ponto digital é com a getdesk
O que é o relógio de ponto?
O relógio de ponto é uma das principais ferramentas para a marcação da carga horária dos colaboradores em uma empresa. Esse dispositivo tem como função indicar os horários de entradas, pausas e saídas dos funcionários de uma determinada organização.
O modelo mais tradicional é o chamado relógio de ponto cartográfico. O seu funcionamento ocorre pelo registro de datas e horários em um cartão individual de cada colaborador. Ao final do mês, o DP recolhe esses cartões e contabiliza as horas exercidas naquele período.
A partir dos avanços tecnológicos, novos formatos de relógio de ponto surgiram, os quais trouxeram mais segurança aos registros por meio da marcação por biometria e reconhecimento facial, que ajudam a evitar fraudes e inconsistências.
Como funciona o relógio de ponto?
O relógio de ponto é uma das ferramentas para marcação da jornada mais antigas e tradicionais do mercado. Ele funciona com base na marcação ou registro da carga horária em uma máquina instalada na sede da empresa.
O tipo mais tradicional de relógio de ponto é conhecido como ponto cartográfico, que funciona manualmente. Cada colaborador possui um cartão com seu nome, o qual insere na máquina para marcação das datas e horários registrados.
Ainda que pareça arcaico, esse método segue sendo amplamente usado em empresas, principalmente em setores mais “tradicionais”, como indústrias, empresas de serviços terceirizadas e até mesmo em instituições públicas.
Por outro lado, com a evolução tecnológica, o relógio de ponto foi aprimorado. Dessa maneira, o equipamento passou a contar com outros métodos de registro, por exemplo, o biométrico, totens, equipamentos de reconhecimento facial ou crachás com identificação individual.
Quais as vantagens do relógio de ponto tradicional?
O relógio de ponto tradicional é largamente usado por muitas companhias brasileiras. Então, ele apresenta algumas vantagens.
A principal delas é que possibilita que a empresa esteja conforme a obrigação de realizar o registro da carga horária de seus colaboradores. Isso garante que tanto os empregados, quanto os empregadores visualizem as informações sobre a jornada diária.
Assim, a empresa assegura que está cumprindo com seus deveres, bem como acompanha se os colaboradores estão, de fato, trabalhando durante o período acordado.
Além disso, o relógio de ponto abrange todos os colaboradores da empresa, pois não demanda equipamentos altamente tecnológicos. Basta que o colaborador registre seu cartão ou sua digital e sua marcação será realizada.
Quais as desvantagens do relógio de ponto
Por outro lado, o relógio de ponto cartográfico apresenta diversas desvantagens.
A primeira delas reside no fato de que os colaboradores podem perder ou esquecer o cartão de registro e, caso isso ocorra, a contabilização final da carga horária de um determinado mês é prejudicada, ocasionando possíveis questões judiciais em relação ao pagamento relativo à jornada e horas extras.
Outro problema relacionando a isso é contabilização de faltas e atrasos. Como não há provas dos registros, o RH fica incapaz de produzir a folha de ponto e o fechamento da folha de pagamento precisamente.
Além das inconsistências, o relógio de ponto cartográfico não apresenta um alto nível de segurança. Ou seja, existe a possibilidade de fraudes, como nos casos em que um colaborador pede para outro realizar seu registro. Afinal, o método principal consiste na marcação de um cartão, sem outros métodos como biometria ou reconhecimento facial.
Por fim, também dificulta o trabalho do time de recursos humanos já que, ao final do mês, eles precisam recolher todos os cartões e contabilizar manualmente as jornadas de cada colaborador. E, dependendo da quantidade de funcionários, essa tarefa se torna exaustiva e imprecisa.
Você também pode ter interesse em:
O que é o ponto digital eletrônico?
O ponto digital é um tipo de ferramenta que realiza o apontamento jornada de forma automática por meio de softwares e aplicativos. Dessa maneira, se torna possível fazer os registros via dispositivos móveis ou computador, dispensando o uso de aparelhos físicos como o relógio de ponto.
Desse modo, traz mais facilidade e praticidade, já que, cada colaborador tem a independência para bater seu ponto sem depender de outros funcionários. Pois, cada pessoa consegue fazer o apontamento em seu próprio celular.
Esse tipo de tecnologia também proporciona marcações precisas, já que, por ser digital, consegue identificar até mesmos os segundos em que o colaborador registrou as informações.
Por essas razões, o registro de ponto digital vêm sendo cada dia mais adotado por companhias do mundo todo.
Ponto digital: como funciona?
O controle de ponto digital é um dos métodos incluídos na categoria de registro de ponto eletrônico por programa, também chamado de REP-P e reconhecido pela Lei n.º 14.442. A sua principal característica é o armazenamento em nuvem e a possibilidade de ser instalado em dispositivos móveis por meio de aplicativos.
Nesse tipo de sistema, os próprios colaboradores são os responsáveis por realizarem os seus registros acessando o sistema, seja por app ou plataforma web.
A segurança das informações é assegurada por diversos métodos de verificação, como:
- Registro de ponto com reconhecimento facial: o sistema reconhece pontos específicos da face de cada colaborador;
- Controle de ponto por geolocalização: o sistema registra a localização do colaborador no momento da marcação, delimitado pela chamada cerca virtual;
- Biometria: os sistemas utilizam a impressão digital para autenticar os registros;
- Reconhecimento por voz: o colaborador acessa e registra sua carga horária por meio de comandos de voz.
Esses métodos são relevantes por assegurarem a veracidade dos registros, já que, por meio deles, a ocorrência de fraudes se torna praticamente impossível — diferente do que ocorre com sistemas tradicionais como o livro de ponto ou o relógio pantográfico, os quais são mais suscetíveis a irregularidades.
Ponto digital: quais as vantagens?
O sistema de ponto digital é uma ferramenta de alta tecnologia que consegue registrar de modo automático a jornada individual de cada colaborador. Ou seja, torna todo o processo muito mais rápido e prático.
Esse acompanhamento faz com que a empresa tenha a documentação completa da jornada de todos os colaboradores, algo essencial para o cumprimento da legislação e para evitar possíveis problemas relacionados a processos trabalhistas.
Outra vantagem do controle de ponto digital é a transparência das informações. Afinal, os próprios colaboradores têm acesso direto as informações. Sendo assim, eles podem consultar a qualquer momento e ter a certeza do cumprimento de sua carga horária, bem como maior clareza sobre pagamentos e direitos trabalhistas.
Além disso, com esse tipo de solução, demandas como fechamento da folha de ponto se tornam mais velozes, pois todo o processo passa a ser automatizado. Isso também evita inconsistência na contabilização das horas e permite visualizar assertivamente informações como jornada extra, atrasos e faltas.
Os sistemas de ponto digital, como mencionamos anteriormente, contam com camadas extras de segurança. Dessa maneira, há maior confiabilidade e segurança nas informações fornecidas.
Por fim, mas não menos relevante. O sistema de ponto digital pode ser acessado de qualquer lugar do planeta. Pois, se trata de aplicativos e plataformas web. Sendo assim, basta que o colaborador tenha acesso ao celular ou computador para fazer a marcação da sua jornada. Representando uma alternativa para empresas que adotam o trabalho híbrido ou remoto.
Existem desvantagens do ponto digital?
O controle de ponto digital é uma solução completa. Porém, isso não significa que seja uma ferramenta perfeita.
O principal desafio da escolha pelo ponto digital é que seu funcionamento depende da utilização de internet. Nesse sentido, a depender do seu modelo de negócio, esse fator pode representar um obstáculo na marcação de ponto.
Além disso, é preciso que toda a empresa entenda como usá-lo, nesse caso, colaboradores mais velhos podem sentir maior dificuldade de usar uma nova ferramenta para registro da carga horária. Porém para superar esses desafios, a empresa pode investir em treinamentos e eventos que expliquem a respeito da utilização do sistema.
Relógio de ponto ou ponto digital: qual escolher?
Em uma comparação entre relógio de ponto ou ponto digital, podemos perceber que o sistema digital oferece mais vantagens do que o tradicional relógio de ponto.
Além disso, caso a sua empresa adote modelos de trabalho flexíveis, remoto ou híbrido, o controle de ponto por de equipamentos físicos se torna obsoleto e pouco funcional. Assim, a melhor solução é investir em métodos que podem ser acessados de qualquer localidade.
Outra questão que torna o ponto digital mais eficiente do que o relógio de ponto é a facilidade de acesso às informações da carga horária. Com o sistema digital, colaboradores e o empregador acessam a qualquer momento a documentação sobre os registros, trazendo maior transparência a relação trabalhista.
Essa característica facilita também os processos relacionados a contabilização da jornada, bem como, ao fechamento da folha de pagamento. Por ser um sistema digital, os cálculos ocorrem de forma precisa, evitando inconsistências no pagamento.
Ponto digital é com a getdesk
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?