Registro de ponto para teletrabalho: por que fazer?

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Modelos de trabalho mais flexíveis cresceram em empresas de diversos setores nos últimos anos. Jornadas remotas e híbridas apresentam muitas vantagens para a organização na totalidade, por tenderem a facilitar a rotina de trabalho. Contudo, os setores de gestão de pessoas podem considerar a marcação do registro de ponto para teletrabalho como um desafio. Apesar disso, realizar esse processo é fundamental mesmo para colaboradores que atuam à distância.

A adoção do modelo de teletrabalho por diversas empresas impactou diretamente em atividades rotineiras, como o registro de ponto, já que no home office os profissionais não estão presentes fisicamente no escritório. Deste modo, foi necessário adaptar todo o processo de marcação de horários, para realizá-lo a distância.

Isso se deve ao fato de que mesmo que a empresa esteja atuando virtualmente, a organização precisa manter o registro da jornada de seus colaboradores por uma obrigatoriedade legal.

No conteúdo de hoje, explicaremos as razões pelas quais realizar o registro de ponto mesmo no home office é fundamental para qualquer empresa e a importância desse processo para o gerenciamento de pessoas. Continue conosco até o final e boa leitura.

Mulher em conversa online para falar sobre registro de ponto para teletrabalho
O registro de ponto para teletrabalho é fundamental na rotina de empresas que adotam esse modelo – Foto: Freepik.

O que é teletrabalho?

A Reforma Trabalhista é a grande responsável por regulamentar o teletrabalho no Brasil. Conforme as normas inseridas na CLT, a partir de 2017, o teletrabalho é a prestação de serviço que ocorre fora das dependências físicas de uma empresa, com o uso de tecnologias da informação.  

Já segundo uma classificação da Organização Internacional do Trabalho, o teletrabalho pode ser definido como uma categoria de trabalho remoto realizado em um local alternativo — residência, espaço de coworking, cafés, restaurantes, etc. — que se dá por meio do uso das TICs (tecnologias da informação e comunicação).

A utilização desse modelo de trabalho no Brasil ganhou mais espaço durante o isolamento social nos anos de 2020 a 2021. Afinal, em razão da impossibilidade da proximidade física e devido às restrições de circulação, muitas empresas passaram a atuar no formato de teletrabalho para seguirem com suas atividades.

E, mesmo depois do período de isolamento, uma parcela dos profissionais brasileiros seguiram atuando de maneira remota. Segundo informações divulgadas pela Revista Exame, com base em informações do IBGE, no ano de 2022, cerca de 9,5 milhões de brasileiros trabalharam remotamente. Esse número representa cerca de 9,8% do total de pessoas ocupadas no Brasil. Isso significa que o trabalho remoto segue sendo uma realidade no país.

Teletrabalho e home office significam a mesma coisa?

É muito provável que no seu dia a dia você use os termos teletrabalho, trabalho remoto e home office como sinônimos, não é?  

Contudo, esses termos não representam as mesmas modalidades de trabalho, e entender essa diferença é muito importante para definir as escalas de trabalho da maneira correta.

Neste sentido, é possível dizer que o home office e o teletrabalho são subcategorias do trabalho remoto, visto que ambas representam jornadas de trabalho nas quais os colaboradores exercem suas atividades fora das dependências de um escritório. Porém, em termos legais, existem algumas características que diferem uma categoria da outra.

Características do teletrabalho 

Uma das principais diferenças entre esses tipos de jornadas é que o regime de teletrabalho foi reconhecido pelo art. 75 da Lei n.º 14 442 de 2022. A Lei dispôs também que os “os empregados em regime de teletrabalho que prestam serviço por produção ou tarefa” não são abrangidos pelos dispositivos legais que regulamentam a jornada de trabalho diária de 08 horas, dentre outras especificações.  

É importante destacar que o artigo trata especificamente de trabalhadores contratados por produção ou tarefa. Um bom exemplo dessa modalidade são os famosos freelancers.

Nesse regime, o colaborador pode decidir por si próprio os horários para cumprir as suas demandas diárias. Também não há necessidade de pagamento de adicionais noturnas e horas extras. 

Características do home office

Já o home office é uma expressão usada para definir o trabalho realizado em casa. Essa categoria de trabalho não possui reconhecimento legal no Brasil.  

O home office está relacionado a um tipo de jornada que segue os mesmos moldes de um trabalho presencial, porém, realizado na residência do colaborador. 

Outro diferencial é que as empresas que adotam o home office também contam com um local presencial. Dessa forma, seus colaboradores podem cumprir sua jornada presencialmente.  

Nesse modelo, o responsável por realizar o controle da jornada é o empregador, e há uma obrigatoriedade do cumprimento da carga horária diária de 08 horas. Essa jornada pode ser flexibilizada, mas, o colaborador terá que cumprir essas horas em algum momento do seu dia.  

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Por que fazer o registro de ponto para teletrabalho? 

Nas situações em que um prestador de serviço é contratado para realizar determinadas tarefas, não há necessidade de realizar o controle de ponto. Porém, quando o colaborador deve estar à disposição da organização diariamente, é essencial realizar o acompanhamento da jornada de trabalho.

O controle de ponto é uma medida eficaz para auxiliar no gerenciamento dos colaboradores de uma determinada organização. Isso porque, ao ter as métricas dos horários cumpridos por cada trabalhador, fica mais viável entender os fluxos de trabalho de cada um.  

Além disso, realizar o registro de ponto no teletrabalho ajuda a assegurar o cumprimento dos pontos acordados no momento da contratação, tanto da parte do colaborador, como do empregador.

O controle de jornada também é essencial para organização do departamento de gestão de pessoas.  Com o auxílio de uma plataforma para contabilizar a jornada de trabalho, os processos relacionados a folha de pagamento são otimizados, evitando, erros de contabilização de salário e outros. Esses registros são importantes para a companhia ter prova favoráveis a si em caso de ações trabalhistas.  

Como fazer o controle de ponto na jornada remota?

A tecnologia é a melhor solução para realizar o controle de ponto em jornadas remotas. Com a utilização de dispositivos digitais, os colaboradores têm a liberdade para realizar sua marcação de carga horária de qualquer lugar onde eles estiverem.  

Hoje em dia, os sistemas de ponto digitais já são reconhecidos pelo Ministério do Trabalho e podem ser usados para monitorar trabalhadores atuando em jornadas a distância.  

Esse tipo de sistema não necessita de aparelhos físicos, como totens ou relógios de ponto. Pois, todo o armazenamento de informações fica registrado em sistemas de nuvem. Deste modo, não há necessidade de investir em dispositivos custosos.  

Com esse tipo de software, o registro das horas trabalhadas é feito de forma fácil e rápida. Basta que a plataforma esteja disponível em um dispositivo como celular, tablet ou computador. A partir disso, o colaborador acessa sua conta no programa e registra sua carga horária daquele determinado dia. Além disso, a marcação pode ser realizada por reconhecimento facial, biometria, geolocalização, senha ou até mesmo via QR Code.

As informações fornecidas ficam armazenadas em um único local. Com isso, o fechamento de folhas de pagamentos, registro de faltas e outros dados importantes são fáceis de serem localizados. Essa facilidade otimiza a rotina do departamento pessoal e evita erros de cálculos.  

O controle de ponto digital é seguro? 

Uma dúvida comum em relação ao ponto digital para teletrabalho é se esse tipo de ferramenta é seguro.  

A verdade é que este tipo de solução é muito mais segura do que métodos como controle por planilhas ou o tradicional relógio de ponto.  

Os softwares dessa categoria são testados e apresentam ferramentas que inviabilizam que um funcionário realize a marcação por outro. Pois, contam com métodos de segurança como os mencionados acima: reconhecimento por voz, facial, geolocalização e biometria.  

Outro ponto, é que as plataformas de gestão de frequência virtuais seguem os padrões de segurança estipulados pela LGPD. Sendo assim, apenas as pessoas autorizadas têm acesso aos softwares. Deste modo, a segurança de informações confidenciais é muito maior do que em relação a uma planilha, por exemplo.  

 Qual ferramenta usar para o controle de ponto para teletrabalho? 

A escolha de uma plataforma para realizar o controle de frequência dos colaboradores é uma decisão importante para que o acompanhamento da jornada se torne um processo efetivo dentro da sua empresa.  

Deste modo, é interessante investir em soluções que ofereçam a possibilidade de registro de ponto com segurança e também outras funcionalidades que podem ser uteis no acompanhamento da rotina dos funcionários.  

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