App de controle de ponto: dicas para escolher

aditivo-de-contrato-do-trabalho-hibrido

Com o surgimento de métodos mais tecnológicos para realizar o controle da jornada, métodos manuais, como o relógio de ponto e planilhas, vêm sendo substituídos. Plataformas e softwares de gerenciamento de ponto se consolidam como a principal alternativa para formatos menos eficientes. Mas, diante de tantas alternativas, uma pergunta é recorrente: qual é o melhor app de controle de ponto?  

Primeiramente, devemos entender quais são as principais vantagens que a implementação de uma plataforma para controle de ponto traz a sua empresa.  Em segundo lugar, é necessário distinguir quais as características que tornam a ferramenta funcional para o seu negócio.

Com objetivo de ajudar a compreender com mais detalhes esses pontos e guiar a decisão assertiva sobre o melhor aplicativo de controle, a getdesk preparou este conteúdo completo. Para ter acesso a todas as informações, continue conosco até o final. Boa leitura!   

Homem escolhendo melhor app para controle de ponto
A escolha do melhor app para controle de ponto depende da análise das demandas e necessidades de cada empresa. Foto: Freepik

Como funciona um aplicativo de controle de ponto?

Um aplicativo de controle de ponto é uma ferramenta que viabiliza o registro da carga horária trabalhada utilizando um dispositivo móvel, como celular ou tablet.  

Esses aplicativos se consolidaram no Brasil a partir do crescimento da jornada home office, em razão do isolamento social entre os anos de 2020 e 2021.  

Essas ferramentas são projetadas para funcionar em sistemas com Android, iOS, bem como em computadores. A sua principal função é fazer o registro da jornada por meio de tecnologias como:  

Essas tecnologias conferem maior segurança por impedirem inconsistências comuns na utilização de outros sistemas. Porque com o uso de apps para controle de ponto, apenas o próprio colaborador consegue realizar seu registro de jornada.  

Por que utilizar um aplicativo de controle de ponto?  

Durante um longo período, a única maneira de realizar o controle de frequência dos colaboradores era por meio de marcações manuais. E, mesmo com o relógio de ponto, a eficiência e a confiabilidade das marcações podiam ser questionadas.  

Nos últimos anos, esse cenário foi alterado com o surgimento de tecnologias mais avançadas de controle de ponto. Assim, softwares e plataformas para esse fim representam um avanço no que diz respeito a gestão de horas.  

A utilização dessas soluções promove diversos benefícios para a companhia, entenda melhor a seguir.  

Maior confiabilidade no registro das horas

Usar uma ferramenta digital para controle de ponto assegura a precisão, legibilidade e documentação de dados acerca da jornada trabalhada.

Além disso, essas soluções contam com mecanismos para impedir a marcação de horas por terceiros. Sendo assim, diminui o risco de inconsistências.

Transparência na relação trabalhista  

Uma plataforma de controle de frequência é uma ferramenta importante para conferir maior transparência a relação trabalhista.  

Porque com ela, tanto colaboradores quanto gestores têm acesso aos horários de entrada, pausas e saída. Isso é importante porque favorece o acompanhamento sobre a jornada, tornando a relação mais transparente.

Facilidade em processos de RH  

O uso de sistemas para gestão de ponto facilita a conferência de faltas, atrasos e o pagamento referente a horas extras.  Essa otimização diminui processos manuais, como a conferência de cartões ponto ou planilhas para fechamento de folha. Por consequência, são evitadas inconsistências no cálculo de pagamento. 

O que, por sua vez, aumenta seu amparo legal em casos de processos trabalhistas.  

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

A utilização de uma ferramenta de ponto digital promove benefícios para saúde mental dos colaboradores. Principalmente para trabalhadores home office, o cálculo assertivo dos horários evita jornadas estendidas. Dessa forma, é possível estabelecer o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

agendar demo getdesk

Nesse sentido, o colaborador consegue melhorar sua saúde mental e qualidade de vida. Isso impacta positivamente a produtividade no trabalho e previne situações como o burnout.

Você pode se interessar:  

Quais as características que o melhor app de controle de ponto deve ter?  

O melhor app de controle de ponto é aquele que atende as necessidades do seu negócio. Antes disso, é preciso conhecer as funcionalidades que a boa solução de ponto oferece.

Adaptação para jornadas remotas

Um software de controle de ponto eficaz deve ser adaptável a jornadas remotas. Porque, modelos de jornada híbridos e de teletrabalho são apontados como os preferidos entre os brasileiros.  

Dessa forma, a plataforma escolhida deve contar com possibilidade de utilização em dispositivos móveis para que o controle da jornada seja viabilizado em rotinas de trabalho home office.  

Também, é importante ressaltar que mesmo em regimes de trabalho home office, o controle de ponto é obrigatório para empresas com mais de 20 funcionários.

Precisão na contagem das horas  

Outro diferencial de pontos digitais é sua precisão. Isso significa que o aplicativo consegue registrar tanto as horas, quanto minutos e segundos da jornada de trabalho.

Essa característica é essencial para evitar inconsistências no cálculo de pagamento. Sobretudo, importante para colaboradores que atuam por hora ou mesmo para registros de atrasos.

Acesso às horas em tempo real 

A permissão para acessar as horas registradas a qualquer momento é outro diferencial para que o app seja considerado o melhor. Com essa funcionalidade, os funcionários têm o controle sobre a quantidade de horas trabalhadas.

Ao ter essa possibilidade, o grau de transparência na relação de trabalho aumenta, bem como a noção de produtividade desempenhada no período.

Ao mesmo tempo, há o controle mais assertivo sobre horas extras, já que ficam registradas no sistema de controle de ponto.  

Proteção a informações confidenciais  

A proteção dos dados dos colaboradores é obrigatória pela LGPD e também contribui com a governança da empresa. Portanto, é um tópico crucial que deve ser avaliado no momento de escolher o melhor aplicativo de controle de jornada.  

Uma ferramenta de controle de ponto acessa informações pessoais dos colaboradores. Por essa razão, é fundamental que o sistema escolhido não seja sensível a possíveis vazamentos de dados sigilosos. 

Outro ponto importante a respeito da proteção de informações é maior garantia de que as informações registradas são verdadeiras. 

Por que a getdesk é o melhor app de controle de ponto?  

Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.

Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:

  • Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
  • Controle de ponto facial com geolocalização.
  • Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
  • Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
  • Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
  • Suporte via WhatsApp.

Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.

Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?