Em meio a diversas vantagens, trabalhar em casa também traz alguns desafios. Em um local de trabalho com infraestruturas limitadas, bem como as distrações constantes, saber o que é preciso para montar um home office em casa é fundamental para a boa execução das tarefas e atividades.
Trabalhar de casa se mostrou um grande sinônimo de qualidade de vida nos últimos anos. Em um cenário pós-pandemia, as relações de trabalho foram profundamente afetadas, termos como “autonomia” e “flexibilidade” ganharam cada vez mais força no mercado.
Muitos profissionais qualificados procuram por empresas que lhe ofereçam liberdade em sua prestação de serviços, seja referente ao local de trabalho ou aos seus horários e rotinas pessoais. Por isso, um dos principais modelos, que se consolidou como uma verdadeira tendência entre as empresas, é o trabalho híbrido — que mescla o trabalho presencial ao remoto.
Mas o que é preciso para montar um home office em casa? É preciso separar um espaço especialmente para isso? A fim de te ajudar com todos os detalhes, a getdesk preparou este conteúdo com 10 boas práticas para deixar seu trabalho remoto muito melhor. Continue conosco e boa leitura.
Acesso rápido
- Home office e trabalho híbrido
- Importância de montar um home office adequado
- O que é preciso para montar um home office?
- 1. Escolha e delimite seu espaço
- 2. Mobilhe o ambiente
- 3. Invista em equipamentos e infraestrutura
- 4. Conforto = saúde
- 5. Organize seu espaço de trabalho
- 6. Ilumine o ambiente
- 7. Decore o espaço do seu jeito
- 8. Pense em um local de descompressão
- 9. Deixe um espaço livre para alongamentos
- 10. Conte com a ajuda de aplicativos e plataformas
- Como a getdesk pode te ajudar?
Home office e trabalho híbrido
Com a pandemia de Covid-19, que atingiu o Brasil em março de 2020, todas as relações de trabalho tiveram que ser repensadas. Em meio a tanta instabilidade e segurança, as empresas se viram diante da necessidade de criar soluções para a prestação de serviços, sem que a atividade colocasse os profissionais em risco.
Neste contexto, o home office — já existente anteriormente — ganhou muito mais força e destaque. E mesmo com o retorno à normalidade, muitos empresários e profissionais sentiram a eficiência desse modelo de trabalho, além de todas as vantagens. Então, afinal, por que abdicar dele?
Desse modo, muitas empresas mundiais, inclusive companhias globais como Nubank e Apple, aderiram ao modelo híbrido de trabalho. Este novo regime mescla os dias de atividade presencial aos de trabalho remoto, de forma que os colaboradores apenas comparecem ao escritório físico em algumas datas e/ou situações específicas.
Para que você tenha uma ideia: uma pesquisa da Microsoft feita no Brasil registrou que 58% dos profissionais consideram migrar para o trabalho híbrido ou remoto em breve. Quando ampliamos o quado, 57% dos profissionais remotos do mundo pretendem passar para o regime híbrido.
Hoje em dia, as prioridades são a saúde e o bem-estar. A mesma pesquisa aborda que 71% dos profissionais do País declaram sua priorização a estes dois quesitos. Em um quadro geral, a flexibilidade e a autonomia prevalecem, e as empresas ganham — e muito — com isso.
Você pode se interessar: Confira 5 vantagens do trabalho híbrido para empresas.
Importância de montar um home office adequado
Trabalhar de casa tem suas inúmeras vantagens, mas demanda um esforço por parte do colaborador. Preparar um local adequado, próprio para a execução de atividades, vai muito além de apenas conforto e organização — ainda que não seja tão evidente, o ambiente de trabalho tem impacto direto sobre a qualidade da atividade e a produtividade do profissional.
As importâncias e vantagens de preparar um local de sua casa para seu home office são inúmeras:
- Maior produtividade;
- Foco e concentração;
- Organização;
- Disciplina;
- Menos estresse e distrações;
- Maior flexibilidade;
- Economia e redução de custos.
Montar um home office em casa vai muito além de apenas ligar seu computador e exercer suas tarefas. Preparar um local próprio para isso ajuda — e muito — durante o dia a dia de trabalho.
Que tal conferir este artigo da getdesk? Mudança para o trabalho híbrido: como fazer? Confira!
O que é preciso para montar um home office?
Mas como organizar o local de trabalho estando em casa? Não se preocupe, a getdesk preparou as 10 melhores práticas para você saber de tudo o que é preciso para montar um home office da melhor maneira possível:
1. Escolha e delimite seu espaço
O primeiro passo é escolher um espaço para servir como seu local de trabalho. Mesmo que você more com outras pessoas, delimitar um espaço mais afastado é de extrema importância. Neste caso, converse com os que dividem a residência e esclareça seus horários de atividade, bem como qual será seu espaço e as liberdades dos integrantes da família sobre ele.
Caso haja um cômodo livre e disponível para sua, utilizá-lo como escritório é a melhor opção. Contudo, não se limite: você pode usar outras áreas de sua residência para o home office, desde que o local te agrade e te faça sentir confortável.
Procure por espaços mais reservados e tranquilos, separe cômodos, faça divisões, etc. Assim, você deixa o local mais agradável, auxiliando em seu foco e concentração no dia a dia de trabalho.
2. Mobilhe o ambiente
Com o espaço determinado, é hora de mobiliar o espaço. Não se preocupe: você pode começar com pouco e ir mobiliando com o tempo ou, ainda, reaproveitar móveis da casa — auxiliando na redução de custos.
Uma penteadeira pode virar uma mesa, a cadeira da sala de jantar pode ser realocada por um tempo. Do mesmo modo, você pode planejar o local com a ajuda de um especialista, otimizando o espaço para sua atividade.
As possibilidades são inúmeras, mas o objetivo é apenas um: ter a infraestrutura básica necessária para a prestação de serviços em home office. Com o tempo, você pode investir em equipamentos melhores: mesas, cadeiras, equipamentos e até periféricos de maior qualidade.
3. Invista em equipamentos e infraestrutura
Uma cadeira confortável, uma internet mais rápida e até um computador melhor podem ser grandes diferenciais no home office. Com o tempo em casa, garantir que a prestação de serviços seja de qualidade física e mental para o profissional é fundamental — sem causar dores e prejudicar sua saúde.
4. Conforto = saúde
Investir em equipamentos melhores é uma maneira de cuidar da sua saúde, visto que o conforto do seu espaço e das ferramentas que você utiliza ajuda a evitar dores e problemas de saúde futuros.
Uma boa cadeira ergonômica pode aliviar e diminuir as dores nas costas após um dia cansativo de trabalho remoto, e até mesmo um mousepad com descanso para o pulso já ajuda a reduzir as dores locais.
Quanto mais conforto para seu corpo, mais saúde você garante a curto, médio e longo prazo de home office. As atitudes podem parecer pequenas, mas possuem um grande impacto em nossos corpos.
Você pode se interessar: Burnout no trabalho híbrido: como evitar?
5. Organize seu espaço de trabalho
A organização do espaço ajuda a manter o local limpo e trazer praticidade ao acesso dos objetos necessários para realizar as tarefas. Assim, você não precisa ficar se locomovendo pela casa em busca de algo, visto que tudo estará guardado no escritório ou ao alcance rápido.
Estantes, prateleiras e caixas organizadoras são ótimas maneiras de manter tudo organizado e bem guardado, acessível qualquer momento, trazendo praticidade ao home office. Papéis, documentos e objetos de papelaria devem estar bem armazenados, o que facilita ainda mais a limpeza do espaço.
6. Ilumine o ambiente
A iluminação do ambiente é de extrema importância para o colaborador, principalmente no momento de escolha do ambiente. Um cômodo com luz natural durante boa parte do dia evita que você force a visão, mas completar a área com iluminação artificial ajuda em diversas situações.
Lâmpadas de teto, luminárias de mesa, decorações luminosas de paredes — tudo vale para deixar o cômodo bem iluminado, garantindo a saúde do profissional e o conforto para o ambiente.
7. Decore o espaço do seu jeito
Decorar seu local de home office do seu jeito, de acordo com seus gostos pessoais, deixa o ambiente muito mais agradável e confortável. Afinal, você se sente acolhido pelo cômodo, que torna todo o tempo ali melhor.
Você pode trazer decorações de mesa, combinar cores, pendurar quadros e até mesmo seu mousepad e o tema de fundo de seu computador podem colaborar para um local de trabalho com a sua cara. O importante é que o seu espaço fique do seu jeito, com a sua cara.
Além disso, as plantas são um grande diferencial para o ambiente. Por trazerem mais cor, elas oferecem uma impressão de vivacidade e conforto.
8. Pense em um local de descompressão
Com a preparação de um local para o trabalho remoto, você também pode investir em um espaço para descompressão — ou seja, em um ambiente mais leve, para descontrair e se aliviar. Afinal, mesmo não estando no espaço de trabalho da empresa, a tensão e a cobrança ainda são muito presentes.
As áreas de descompressão podem fazer parte do próprio local de home office, sendo um espaço reservado para o café ou até mesmo um sofá para que você se sente e respire em alguns momentos.
A chave é descobrir qual a sua maneira própria de relaxar e se acalmar, e transformar este espaço em uma área de tranquilidade e calmaria.
9. Deixe um espaço livre para alongamentos
Se alongar é fundamental no trabalho remoto. Com tantas horas de trabalho sentado, apenas em frente a um computador, tirar um pequeno tempo para “estender as pernas” e se esticar pode melhorar algumas condições.
Você pode tirar um tempo para ir à academia ou seguir uma rotina de exercícios que melhor atende suas necessidades. Hoje em dia, existem diversos aplicativos que te ajudam a manter uma rotina de exercícios em casa.
10. Conte com a ajuda de aplicativos e plataformas
Com todo o espaço pronto, após montar um home office perfeito em sua casa, manter a organização e a qualidade das tarefas é fundamental. Por isso, você pode contar com a ajuda de aplicativos e plataformas que te auxiliam nas tarefas do dia a dia e na criação de uma rotina em casa.
Afinal, com a ajuda da tecnologia, você consegue organizar sua rotina de trabalho híbrido e remoto da melhor maneira possível, sem se esquecer de quaisquer detalhes.
Confira: Checklist para manter a organização no trabalho híbrido.
Como a getdesk pode te ajudar?
Saber o que é preciso para montar um home office em sua casa é fundamental para a prestação de serviços remotos. Com um espaço próprio e destinado apenas para a atividade, o colaborador traz diversas vantagens para a própria saúde e qualidade do trabalho. Em uma rotina de trabalho híbrido ou remoto, o espaço de atividade em casa e no escritório são peças fundamentais do dia a dia, e nenhum dos dois deve ser ignorado.
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?