O isolamento social provocado pela Covid-19 obrigou muitas empresas a adotarem regimes remotos. Neste cenário, o home office passou a ser implementado. Contudo, com o retorno a “vida normal”, muitos passaram a considerar o trabalho híbrido e até retornaram 100% ao presencial. Então, um questionamento se tornou comum: qual modelo de trabalho é mais eficaz: presencial, híbrido ou remoto?
Essa pergunta não possui uma resposta certa ou errada. Afinal, os três modelos de trabalho têm as suas vantagens e desvantagens. Deste modo, a escolha irá depender do contexto individual de cada negócio. Por isso, é preciso avaliar alguns aspectos como: qual perfil dos funcionários, em quais contextos eles tornam-se mais produtivos, onde eles se sentem mais confortáveis, quais os custos de cada modelo, entre outros.
Além disso, também é de extrema relevância conhecer de maneira detalhada os benefícios e desafios de cada escala de trabalho na rotina da empresa. O melhor modelo será aquele que irá beneficiar, ao menos, a grande maioria dos colaboradores da organização.
Com objetivo de auxiliar você a tomar a entender qual modelo de trabalho é mais eficaz para sua empresa, a getdesk preparou este conteúdo completo. Para ter acesso às informações, continue conosco e boa leitura.
Acesso rápido
- Entenda como funcionam os modelos presencial, híbrido ou remoto
- Disposições da CLT sobre a jornada presencial
- Disposições da CLT sobre as jornadas remotas e híbridas
- Benefícios e desafios do presencial, híbrido ou remoto
- A empresa pode exigir a volta ao trabalho presencial?
- Saiba como a getdesk pode auxiliar no presencial, híbrido ou remoto.
Entenda como funcionam os modelos presencial, híbrido ou remoto
Presencial
No contexto brasileiro, o modelo de trabalho presencial era o mais comum até o período anterior ao isolamento social. Nele, os colaboradores devem, obrigatoriamente, comparecer presencialmente à empresa para realizar suas funções.
Nesse formato, normalmente, existem regras rígidas sobre a jornada de cada profissional, bem como uma maior supervisão sobre as demandas que realizadas.
Usualmente, as empresas que adotam como rotina o trabalho presencial seguem o que foi estabelecido pela CLT. Ou seja, as jornadas são pré-determinadas em 8 horas diárias, com horários definidos para o início e o encerramento.
Segundo o Índice de Confiança da consultoria Robert Half, atualemente, 35% das empresas brasileiras adotam o presencial total. Entretanto, o estudo também indica que o retorno completo ao presencial, levaria cerca de 65% dos profissionais entevistados a buscarem novos empregos com maior flexibilidade.
Neste contexto, ainda que muitas companhias estejam retornando a este formato, ele pode ser prejudicial no que diz respeito a retenção de talentos.
Remoto
Popularmente conhecido como home office, neste modelo de trabalho os colaboradores realizam as suas tarefas fora do ambiente do escritório. Assim, eles têm a liberdade de trabalharem de suas residências, de espaços de coworking e até mesmo de outras cidades e países.
Durante o período da Covid-19, este tipo de contrato foi o mais utilizado pelas empresas brasileiras por permitir a realização de tarefas a distância.
Híbrido
Com a normalização de atividades presenciais após a melhora do cenário da pandemia, muitas empresas optaram por adotar o modelo de trabalho híbrido. Essa jornada consiste, basicamente, na combinação entre remoto e presencial.
Na prática, os trabalhadores vão alguns dias da semana para o escritório e, nos dias restantes, realizam suas tarefas remotamente. Desse modo, pode-se ter a flexibilidade do trabalho remoto junto a interação do trabalho presencial.
O formato híbrido se consolidou como uma tendência entre as empresas. Na América Latina, cerca de 76% das companhias adotam esse modelo, conforme pesquisa da JLL.
Disposições da CLT sobre a jornada presencial
As diretrizes para a jornada presencial, no Brasil, são regulamentadas pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Nesse sentido, o regime presencial deve seguir as normativas postuladas pelo Art. 58 da CLT. Segundo o texto da Lei:
Art. 58 – A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.
§ 1o Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários. (Parágrafo incluído pela Lei nº 10.243, de 19.6.2001)
Além disso, o Art. 59 define as diretrizes da realização de horas extras. Conforme o texto em vigência, existe a possibilidade do acréscimo diário de até 2 horas extras. Desde que sejam remuneradas, em pelo menos, 50% (cinquenta por cento) superior ao valor da hora “normal”.
É importante ressaltar, que a imposição do trabalho presencial diário aos colaboradores da empresa é entendida como vínculo trabalhista. Então, a empresa precisa, obrigatoriamente, registrar o funcionário e arcar com todos os encargos e direitos dele.
Disposições da CLT sobre as jornadas remotas e híbridas
A regulamentação do trabalho remoto no Brasil ainda é recente. Foi apenas com a sanção da Lei nº 14.442 que o país passou a ter uma normativa legal sobre a organização do trabalho remoto e teletrabalho. Neste sentido, o dispositivo legal que trata desse tema é o Art. 75-B, o qual diz em seu caput:
“Art. 75-B. Considera-se teletrabalho ou trabalho remoto a prestação de serviços fora das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação, que, por sua natureza, não configure trabalho externo.”
Os parágrafos seguintes ao 75-B delimitam as condições que caracterizam o entendimento sobre teletrabalho. Contudo, para alguns juristas, como Professor Guilherme Wünsch, o texto vigente ainda é vago em diversos aspectos da regulamentação do teletrabalho. Afinal, os pontos descritos são repetitivos e não especificam os pontos obrigatórios para o estabelecimento do contrato remoto.
Além disso, a Lei brasileira também não explicita termos relacionados ao trabalho híbrido. Ainda que indique que os contratos podem ser realizados por meio de acordos e convenções coletivas, não existem artigos que disponham exclusivamente desse tema.
Você também pode se interessar:
Benefícios e desafios do presencial, híbrido ou remoto
Infelizmente, não existe um cenário perfeito que funciona da mesma forma para todas a organizações. Diante disso, torna-se importante compreender quais são os principais benefícios e desafios relacionados a cada um dos modelos de trabalho existentes atualmente.
Benefícios do presencial
O modelo de trabalho presencial é o mais tradicional entre todos. Porém, isso não significa que ele tenha apenas pontos negativos.
A principal vantagem do trabalho presencial é o contato próximo entre as equipes de trabalho, bem como permite maior separação entre ambiente pessoal e profissional e viabiliza o desenvolvimento de habilidades como comunicação e empatia.
Além desses pontos, o trabalho presencial é o que mais favorece o fortalecimento da cultura da empresa.
Desafios do presencial
Contudo, o trabalho presencial apresenta diversos desafios relacionados a custos por parte da empresa e questões como atrasos e tempo de deslocamento dos colaboradores. Desse modo, algumas das principais desvantagens do presencial são:
- Tendência a microgerenciamento de tarefas por parte dos gestores;
- Possíveis atrasos dos colaboradores;
- Gastos elevados com a manutenção do escritório;
- Menor flexibilidade na rotina;
- Quedas de produtividade, já que os colaboradores são obrigados a trabalhar em horários pré-determinados;
Benefícios do home office
Este modelo de trabalho é benéfico, pois permite que colaboradores tenham equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Por sua vez, isso impacta positivamente na sua motivação no trabalho.
Além disso, o teletrabalho permite maior flexibilidade para realização de tarefas e, por sua vez, eleva a produtividade. Isso porque os colaboradores podem organizar os horários de trabalho para realizar as demandas mais complexas nos momentos que se sentem mais produtivos.
A jornada remota também evita questões como atrasos e faltas, pois, novamente, os colaboradores conseguem adequar as suas rotinas de trabalho a sua vida pessoal.
Do ponto de vista do empregador, a jornada remota promove a redução de custos em relação à manutenção do escritório e seus equipamentos. Bem como, promove maior confiança entre gestores e colaboradores.
Desafios do home office
O trabalho remoto representa uma grande modernização em relação à jornada. E mesmo que muitas pessoas o vejam como o cenário “perfeito” no que diz respeito a rotina, este formato também apresenta alguns desafios em sua implementação.
Neste modelo, há uma menor interação entre os colegas. Assim, falhas de comunicação pode ocorrer, o que, por consequência, prejudica a entrega de demandas.
E o departamento pessoal encontra maiores dificuldades para promover a cultura organizacional, o que pode acarretar colaboradores menos engajados com os propósitos da organização.
Outro desafio comum na rotina remota é a separação entre vida pessoal e profissional. Uma vez que, os colaboradores realizam suas funções em suas próprias residências, eles podem tanto não saber o momento de encerar o dia de trabalho, bem como também podem sentir dificuldades para focar exclusivamente em suas atividades laborais.
Benefícios do trabalho híbrido
O modelo híbrido de trabalho popularizou-se no Brasil com o retorno das atividades presenciais após o fim do distanciamento social imposto pela pandemia. O grande ponto do trabalho híbrido é combinar as vantagens do modelo presencial com o remoto.
Desse modo, o híbrido é capaz de reunir inúmeros benefícios como flexibilidade do teletrabalho com a interação do trabalho presencial.
Além disso, os colaboradores contam com maior liberdade para combinarem suas demandas profissionais com as pessoais. Dessa forma, por exemplo, eles podem realizar reuniões na empresa e na mesma data irem buscar seus filhos na escola ou estar presente em comemorações familiares.
Do lado da empresa, a adoção da jornada híbrida permite economizar recursos em relação à manutenção do escritório. Pois, não há a necessidade de todos os colaboradores irem todos os dias para a empresa. Dessa maneira, a organização pode ter um espaço mais compacto, logo, mais econômico.
Desafios da jornada híbrida
A jornada híbrida não está livre de desafios. Nesse caso, o principal ponto de atenção fica por conta da gestão do espaço de trabalho e do controle de frequência dos funcionários.
Ao adotar a rotina híbrida, a empresa precisa preocupar-se com formas eficientes de realizar o gerenciamento do escritório. Pois, é necessário acompanhar a ocupação dos espaços, bem como, estabelecer escalas que contemplem todos os colaboradores.
Outro desafio do híbrido é o controle de jornada dos colaboradores, pois ele demandará soluções de ponto que possam ser utilizadas tanto no presencia, como no remoto.
Você também pode ter interesse em:
A empresa pode exigir a volta ao trabalho presencial?
Segundo a CLT, empresas em regime de teletrabalho podem exigir o retorno a presencial de modo unilateral. Isso significa que o empregador tem direito de demandar a volta dos colaboradores ao escritório, sem que eles tenham parte nessa tomada de decisão.
Conforme o texto da Lei:
“Art. 75-C. A prestação de serviços na modalidade de teletrabalho deverá constar expressamente do instrumento de contrato individual de trabalho. (Redação dada pela Lei nº 14.442, de 2022)
§ 1o Poderá ser realizada a alteração entre regime presencial e de teletrabalho desde que haja mútuo acordo entre as partes, registrado em aditivo contratual. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) (Vigência)
§ 2o Poderá ser realizada a alteração do regime de teletrabalho para o presencial por determinação do empregador, garantido prazo de transição mínimo de quinze dias, com correspondente registro em aditivo contratual.”
Portanto, o empregador deve respeitar o prazo mínimo de 15 dias para que seus colaboradores possam retornar ao escritório.
Além disso, deve incluir um aditivo ao contrato de trabalho que indica a alteração do regime de trabalho. Esse aditivo também serve para a mudança ao formato híbrido.
Saiba como a getdesk pode auxiliar no presencial, híbrido ou remoto.
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?