Cada dia mais, o mundo corporativo adota os modelos de trabalho remoto e híbrido. Porém, o controle de jornada pode representar um desafio em rotinas que combinam presencial e home office. Para superar essa questão, tecnologias como o ponto digital para empresas híbridas tem se destacado.
O controle da carga horária de trabalho é uma questão fundamental para qualquer organização, independente do modelo de trabalho adotado. Afinal, isso ajuda a garantir uma maior transparência e assertividade na gestão de pessoas.
A marcação de ponto assegura que a empresa esteja funcionando conforme o previsto nas leis, bem como promove uma maior segurança no cumprimento do contrato de trabalho, tanto para o lado do colaborador, quanto para companhia.
Entretanto, o modelo híbrido de trabalho, traz alguns desafios em relação a isso, já que uma parte da semana os colaboradores estão no escritório e na outra podem trabalhar de suas casas ou outros locais que eles desejarem.
Neste sentido, soluções que permitem realizar a marcação de horas de qualquer lugar tem ganhado popularidade em empresas que atuam de forma híbrida.
Para ajudar você a entender como o ponto digital facilita a rotina em empresas híbridas, a getdesk preparou este conteúdo detalhado. Então, continue conosco até o final para acessar as informações e boa leitura.
Acesso rápido
- Por que fazer o controle de jornada no trabalho híbrido?
- Quais são os desafios de controle de ponto no modelo híbrido?
- Como funciona o ponto digital para empresas híbridas?
- Entenda quais são as categorias de gerenciamento de ponto.
- Por que investir em ponto digital para empresas híbridas?
- Conheça a getdesk: solução ideal para ponto digital em empresas híbridas
Por que fazer o controle de jornada no trabalho híbrido?
O controle da jornada no trabalho híbrido é tão importante quanto o controle de ponto em empresas que adotam o modelo presencial. Isso porque assegura que a empresa siga as normas trabalhistas, bem como colabora para uma gestão mais eficiente dos colaboradores.
A Lei n.º 13.874 de 2019, responsável por promover alterações na CLT, prevê que estabelecimentos com mais de 20 funcionários devem obrigatoriamente realizar “a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico”. Deste modo, para estar em dia com a Legislação vigente, empresas híbridas devem realizar o controle de ponto de seus colaboradores.
Para os empregadores, realizar controle de jornada colabora na promoção de melhorias na gestão de pessoas. Um acompanhamento assertivo das horas trabalhadas ajuda identificar “gaps” de produtividade e auxilia na melhoria da eficiência. Além disso, ajuda a evitar processos trabalhistas em razão de horas não pagas, já que, há um registro preciso da jornada diária do colaborador.
Do ponto de vista do colaborador, também é possível elencar alguns benefícios em relação ao controle de ponto. Com a utilização de um método para acompanhar a jornada de trabalho, o profissional evita que o excesso de carga horária e garante o pagamento por horas extras.
Além disso, com a utilização de um ponto digital, ele mesmo pode ter acesso à carga horária cumprida e a restante. Isso promove uma maior transparência na relação entre colaborador e empresa.
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Quais são os desafios de controle de ponto no modelo híbrido?
O modelo híbrido é aquele no qual o colaborador trabalha alguns dias da semana remotamente e nos outros vai até o escritório da empresa. Dessa maneira, é possível ter a flexibilidade do trabalho remoto sem deixar de lado a interação com a equipe e colegas de trabalho.
Porém, quando se trata de gestão de pessoas, a jornada híbrida representa um certo desafio. Afinal, é preciso encontrar ferramentas que possam ser usadas nos dias de trabalho presencial e remoto.
Outro desafio está relacionado ao fato de que aqueles colaboradores que estão atuando em “home office” têm horários de trabalho mais flexíveis do que aqueles que estão no escritório. Nestes casos, se o modelo de acompanhamento de ponto não for bem estruturado, pode ocorrer uma certa confusão na contabilização das horas trabalhadas.
A segurança das informações fornecidas também é um tópico que deve ser tratado com atenção. Considerar a privacidade dos dados dos colaboradores torna-se essencial para evitar falhas que podem levar a exposição de dados sensíveis.
Como funciona o ponto digital para empresas híbridas?
A adoção de ponto digital em empresas híbridas representa uma solução eficaz para os possíveis desafios encontrados no que diz respeito ao controle de carga horária.
A razão disso é que este tipo de ferramenta representa uma solução automatizada para o registro de ponto. Com ela, o próprio profissional registra a sua jornada de trabalho em qualquer lugar utilizando esse tipo de solução.
Muitas dessas tecnologias utilizam identificação facial para os colaboradores registrarem seus horários de início, pausas e fim da jornada de trabalho. Dessa forma, com alguns poucos cliques, ele já consegue “bater o ponto”. A sua utilização também reduz a possibilidade de um colaborador bater o ponto para outro, diminuindo a chance de fraudes.
Além disso, o ponto digital facilita o cotidiano do departamento pessoal, já que as informações sobre as horas de trabalho ficam registradas na plataforma. Assim, é possível evitar erros de contabilidade de horas e pagamentos, pois a própria solução de ponto digital fornece os dados de maneira digitalizada.
Entenda quais são as categorias de gerenciamento de ponto.
A implementação de controle de ponto digital é regulamentada pela Portaria n°671, expedida em novembro de 2021. Essa medida apresenta as normativas legais para utilização de ponto de eletrônico. O art. 75 da portaria 671 estabelece três categorias para o gerenciamento de ponto, são eles:
- Registro eletrônico de ponto convencional (REP-C): composto pelo registrador convencional de ponto, definido como um equipamento automação monolítica. Exclusivamente, o REP-C registra a jornada de trabalho e deve conseguir emitir documentos de natureza fiscal trabalhista;
- Registro de ponto eletrônico alternativo (REP-A): conjunto de equipamentos e programas de computadores utilizados para marcação da jornada de trabalho, autorizado por convenção ou acordo coletivo de trabalho. Deve permitir a identificação do empregador e do empregado e disponibilizar de forma física ou virtual a extração do registro da jornada.
- Registro eletrônico de ponto via programa (REP-P): essa categoria engloba os softwares usados para realizar a marcação das horas que contam com a possibilidade de tratamento de ponto. Nos termos do art. 90, são executados em um servidor ou em nuvem. Realiza a emissão de documentos decorrentes da relação do trabalho e controle de natureza fiscal trabalhista. As informações ficam registradas em um único local, facilitando o cotidiano do departamento pessoal.
Por que investir em ponto digital para empresas híbridas?
Em razão da flexibilidade, as versões que englobam o ponto digital, como o REP-A e o REP-P, se adaptam melhor a rotina de empresas híbridas. Afinal, o acesso a essas soluções pode ser feito de forma presencial e remota.
Deste modo, o ponto digital representa uma solução eficaz para organizações que adotam o trabalho híbrido, visto que todo registro de horas pode ser realizado de forma online. Sendo assim, o colaborador tem liberdade para registrar a sua jornada onde quer que ele esteja. Isso traz maior flexibilidade na marcação de horas e torna os registros possíveis de serem feitos nos dias de trabalho presencial e nos dias de jornada remota.
O sistema de ponto digital coleta as informações individuais de cada colaborador. Porém, a equipe responsável pelo gerenciamento desses dados, tem acesso completo de forma simples e prática. Pois os sistemas de ponto digital concentram em um único local as informações de cada colaborador. Deste modo, a contabilização das horas trabalhadas e de horas extras torna-se um processo muito mais rápido.
Além disso, esse acompanhamento permite que a empresa tenha documentada a jornada de todos os colaboradores. Essa documentação é essencial para o cumprimento da legislação e também para evitar possíveis problemas relacionados a processos trabalhistas.
Conheça a getdesk: solução ideal para ponto digital em empresas híbridas
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Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
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