Com a consolidação do modelo, muitos se perguntam o que é trabalho híbrido e como ele se tornou o favorito no mundo corporativo. O trabalho híbrido junta as atividades em home office aos dias de escritório, com alternância entre a jornada remota e presencial. Segundo o Talent Trends 2023, 74% dos profissionais constatam o trabalho híbrido como importante.
Flexibilidade e autonomia são as tendências recentes do mundo corporativo. Cada vez mais, os profissionais qualificados procuram por oportunidades que permitam equilibrar sua vida profissional à vida pessoal, com maior controle sobre suas tarefas e responsabilidades. Essa mudança, cada vez mais perceptível nas relações de trabalho atuais, foi acelerada pela Pandemia de Covid-19 e predominância do trabalho remoto por quase 3 anos.
Com o fim das restrições e medidas de segurança, retomar o trabalho 100% presencial seria o melhor para as empresas? O home office se mostrou vantajoso em diversos aspectos, sem a temida perda de produtividade dos profissionais — pelo contrário, as atividades remotas mostraram um aumento no rendimento dos colaboradores. Então, por que não juntar o melhor dos dois mundos?
O trabalho híbrido surgiu com essa exata proposta: a mescla das atividades remotas às presenciais, com dias de home office e de escritório que se alternam e se complementam. Por seus diversos benefícios para as companhias e para os profissionais, o modelo cresceu e se tornou uma grande tendência do mundo corporativo no pós-pandemia.
Mas, afinal, o que é trabalho híbrido e quais são suas vantagens para as empresas e para os colaboradores? Pensando em te ajudar com todos os detalhes, a getdesk preparou este conteúdo completo. Continue conosco até o final e boa leitura.
Acesso rápido
O que é trabalho híbrido e como funciona?
O trabalho híbrido é o modelo que mescla a jornada remota à presencial, com dias de atividade no escritório da empresa e em home office. Com a junção de ambos, a empresa concede autonomia para os profissionais decidirem onde, como e quando executarem suas tarefas — conhecido como anywhere office —, mesmo que exista uma frequência pré-estabelecida de presença aos ambientes da empresa.
A alternância permite os profissionais aproveitem as vantagens de ambos os ambientes de trabalho, com flexibilidade e interação com os colegas de trabalho. Desse modo, os colaboradores têm a autonomia de escolher os melhores locais para seu trabalho, seja em casa, no escritório da empresa, em cafeterias, espaços de coworking etc.
Na prática, o modelo híbrido permite que os colaboradores trabalhem em casa em dias específicos a fim de aproveitar um ambiente mais silencioso e com menos distrações. Em outros, eles podem trabalhar no escritório em outros dias para ter contato com outros funcionários e aproveitar o ambiente de trabalho mais social.
A frequência no escritório fica por decisão da empresa e dos profissionais, que podem chegar a um acordo de benefício mútuo. É comum, por exemplo, que os colaboradores compareçam ao escritório presencial durante 2 ou 3 dias por semana. Assim, há um equilíbrio de trabalho remoto e presencial.
Diferenças entre trabalho híbrido, remoto e presencial
Para compreender o trabalho híbrido, é preciso ter claro a realização de atividades em regime remoto e presencial.
Trabalho presencial
O trabalho presencial, modelo tradicional ao qual muitos estão habituados, é aquele no qual o profissional se desloca diariamente até a empresa para exercer suas atividades. Em geral, visto que se comparece ao escritório todos os dias, cada colaborador possui seu próprio espaço e estação de trabalho, com os equipamentos e materiais necessários à execução do trabalho.
No que concerne a carga horária, o modelo presencial possui horários de atividade fixos e bem monitorados, com pouca flexibilidade para os profissionais.
Trabalho remoto
O trabalho remoto, por sua vez, possibilita que o colaborador execute suas tarefas de qualquer lugar que não seja o ambiente empresarial. Seja de casa (o famoso home office), de cafeterias ou de coworkings, todas as tarefas são realizadas à distância, por meio de ferramentas que possibilitam a comunicação entre os membros de uma mesma equipe e o armazenamento de materiais em nuvens.
Este regime ganhou força com a pandemia de Covid-19, ainda que já existisse antes das restrições sanitárias, com uma maior adesão de categorias profissionais às atividades remotas.
Trabalho híbrido
Como uma junção dos modelos anteriores, o trabalho híbrido mescla o regime remoto ao presencial, com a execução de atividades em ambos os ambientes — à distância e/ou na empresa. Por isso, ele concentra as vantagens dos dois modelos, conferindo autonomia e flexibilidade ao profissional, bem como a oportunidade de se aproximar de colegas de trabalho.
Quais são as vantagens do trabalho híbrido?
Não é novidade que o trabalho híbrido é tendência e veio para ficar. Tanto gestores quanto profissionais optam e preferem esse modelo, devido às inúmeras vantagens para ambos os lados.
Flexibilidade
No modelo híbrido é possível personalizar a rotina de trabalho, oferecendo maior autonomia para o colaborador escolher onde e como executar suas tarefas. Tanto aqueles que preferem estar em casa quanto os que gostam mais do escritório podem definir sua semana conforme suas preferências e necessidades pessoais.
O poder de escolha aumenta a produtividade, qualidade e engajamento dos profissionais em suas atividades. Afinal, eles podem escolher os melhores meios, locais e horários para seu trabalho.
Retenção de talentos e menor rotatividade
Por ser o modelo preferido dos profissionais brasileiros, o modelo híbrido torna a empresa mais atrativa no mercado de trabalho. A PageGroup realizou um estudo intitulado “Talent Trends Brasil 2023”, com resultados de que 74% dos entrevistados elencaram o trabalho híbrido como um dos aspectos mais importantes da flexibilidade.
Cada vez mais, os profissionais procuram por autonomia em suas atividades. Não obstante, dados da EY mostram que 70% dos trabalhadores procurariam outro emprego se tivessem que trabalhar só no escritório presencial.
Portanto, além de reter talentos, o trabalho híbrido ajuda a reduzir o turnover, ou seja, a rotatividade dos colaboradores.
Interação
O principal problema do trabalho totalmente remoto é a falta de contato e interação com os colegas, o que dificulta a construção de relacionamentos consistentes e a boa comunicação entre membros e equipes.
Neste sentido, a vantagem do trabalho híbrido é a possibilidade de interação frequente nos dias de comparecer presencialmente ao escritório. Esses momentos de encontro auxiliam na criação de um ambiente corporativo mais leve e agradável.
Além disso, com uma comunicação mais eficiente entre os profissionais de um mesmo time ou área, o desempenho e qualidade das atividades também sofre um impacto positivo.
Economia de recursos
Com menos pessoas indo ao escritório todos os dias, a empresa consegue reduzir consideravelmente seus custos e gastos em diversas áreas, como infraestrutura, energia, limpeza e segurança.
A companhia pode contar com um espaço físico menor, já que seus colaboradores alternam entre o regime presencial e remoto e, portanto, não comparecem ao ambiente empresarial diariamente. Em uma relação direta, o trabalho híbrido permite aumentar o número de colaboradores sem precisar mudar de escritório.
Além disso, sem precisar se transportar ao escritório todos os dias, os trabalhadores também economizam tempo e recursos.
Bem-estar e saúde mental
O modelo híbrido possibilita uma rotina flexível aos profissionais e aos empreendedores, permitindo um equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Com menos tempo durante a semana gasto em transporte ao escritório, o trabalhador pode descansar melhor e focar em lazer, bem como passar um tempo maior com pessoas queridas e próximas. Não obstante, conforme uma pesquisa do Google Workspace, 75% dos profissionais declaram que ganharam mais bem-estar e saúde mental ao atuarem em regime híbrido.
O que diz a lei sobre o trabalho híbrido
Compreender como a legislação brasileira contempla o regime de trabalho híbrido é fundamental para as empresas e empreendedores que visam aderir ao modelo. Desse modo, garante-se a seguranã trabalhista e judicial das partes, cumprindo-se as devidas determinações legais.
Apesar de ser conhecido popularmente como modelo híbrido, a junção do remoto e presencial é chamada de teletrabalho pela lei brasileira. Conforme o texto da Lei nº 14.442:
Art. 75-B. Considera-se teletrabalho ou trabalho remoto a prestação de serviços fora das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação, que, por sua natureza, não configure trabalho externo.
Para consolidar o regime de trabalho híbrido, é preciso expressar, de forma clara e objetiva, que se trata da modalidade de teletrabalho no contrato de trabalho do funcionário. Caso o trabalhador em trabalho presencial passe a trabalhar também em home office, basta fazer um aditivo contratual.
O trabalhador em modelo híbrido tem todos os direitos trabalhistas previstos pela CLT. Além disso, diferente de outros contratos, o modelo híbrido pode ser tanto através de jornada de trabalho quanto de tarefas.
Confira como elaborar o contrato aqui: Modelo de contrato híbrido: entenda a legislação.
Como adotar o trabalho híbrido?
Para empresas, ser flexível não é só um diferencial para o mercado, mas uma necessidade. Cada vez mais é preciso de adaptar para garantir mais resultados positivos. Para aderir ao modelo, é fundamental conhecer o que diz a lei sobre o trabalho híbrido e tomar ações no jurídico para assegurar que tudo esteja conforme a CLT.
Além disso, o uso de ferramentas para ajudar no trabalho híbrido conferem integração entre equipes e facilidade nos processos.
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?