Planejar e organizar a rotina no trabalho híbrido ajuda a conciliar os dias de atividade remota e presencial sem que o colaborador perca produtividade e bem-estar. Com uma rotina bem definida, espaços de trabalho semelhantes e práticas comuns, garante-se a qualidade e flexibilidade da prestação de serviços.
O trabalho híbrido se tornou uma das maiores tendências do cenário empresarial em um contexto pós-pandemia. Com cada vez mais empresas aderindo ao modelo, muitos empresários e profissionais expressam sua satisfação com o regime e as diversas vantagens que vêm com ele.
Atualmente, flexibilidade e autonomia são as grandes palavras-chave do mercado, que andam lado a lado com a qualidade de vida e bem-estar. E o regime híbrido mostrou-se uma ótima maneira de trazer tudo isso para a realidade empresarial, visto que equilibra o trabalho remoto com as atividades presenciais.
Desse modo, organizar a rotina no trabalho híbrido proporciona mais desempenho e menos estresse para todos da relação trabalhista. A alternância entre dias de trabalho remoto e presencial deve ter boa estruturação, a fim de aproveitar o melhor da flexibilidade sem atrasos, esquecimentos e desencontros.
Para te ajudar com todos os detalhes, a getdesk preparou as melhores dicas de como organizar a rotina no trabalho híbrido. Continue conosco até o final e boa leitura.
Acesso rápido
Empresas estão aderindo ao trabalho híbrido
A cada novo ano, surgem diferentes tendências no mercado de trabalho — e nos últimos, a flexibilidade tomou espaço e ganhou grande destaque. No pós-pandemia, os profissionais das mais diversas áreas priorizam seu bem-estar, buscando por mais autonomia em sua rotina de trabalho.
Assim, a flexibilidade e a autonomia relativos aos horários e espaços de trabalho fizeram modelo híbrido o que mais agrada os colaboradores. Não apenas isso: o modelo garante grandes resultados a empresa, com diversas vantagens.
Não obstante, cerca de 70% das empresas em todo o mundo adotaram o trabalho híbrido nos últimos anos. O modelo veio para ficar e já se tornou requisito fundamental para a conquista e retenção de profissionais qualificados e talentos para a empresa.
A possibilidade de aproveitar as vantagens do home office sem abdicar das atividades presenciais permite que o modelo híbrido seja a melhor escolha para os empreendedores, que observam um aumento de satisfação, produtividade e qualidade do trabalho.
“É preciso além de flexibilidade, dar mais autonomia aos funcionários para trabalharem da maneira que funciona melhor para eles. Sabemos que se os colaboradores estão felizes, isso é bom para os negócios. Na Witseed, mais de 90% dos colaboradores estão confortáveis em trabalhar de casa, mas consideram algumas atividades presenciais imprescindíveis. Acreditamos que no modelo híbrido os escritórios serão ambientes de colaboração, integração, trocas e momentos de convívio que não são possíveis virtualmente.” — Martha Didier, especialista em RH e Customer Success da Witseed.
Vantagens do trabalho híbrido
A adesão em todo o mundo ao modelo de trabalho híbrido, em diversos tipos de empresa, mostra a eficácia de suas vantagens, inclusive a longo prazo.
Para entender o porquê as empresas estão escolhendo o trabalho híbrido, é preciso observar suas vantagens. Confira algumas:
- Flexibilidade: escolher de onde trabalhar em determinados dias e ter a opção de organizar a rotina no trabalho híbrido conforme a produtividade de cada um, mostra a flexibilidade do modelo;
- Produtividade: pesquisas mostram que os profissionais são mais produtivos em trabalho híbrido, já que podem balancear sua vida pessoal e profissional de uma maneira melhor, economizar tempo de locomoção e ter interação com os colegas;
- Menos custos: com menos pessoas no escritório todos os dias, a empresa reduz custos como energia elétrica, internet, água, limpeza e segurança;
- Interação: ao contrário de modelos apenas remotos, no trabalho híbrido os encontros periódicos garantem bons relacionamentos. Assim, estabelece-se uma comunicação melhor, mais inovação e um ambiente de trabalho positivo;
- Bem-estar: a opção de trabalhar em casa em alguns dias permite que os trabalhadores consigam ter uma rotina mais feliz. Com mais tempo para estar com a família, fazer atividades domésticas e descansar, as pessoas ficam mais satisfeitas e produtivas.
7 dicas de como organizar a rotina no trabalho híbrido
Uma rotina diferente exige adaptação. Mudanças na jornada de trabalho podem tomar tempo para se acostumar, e por isso, se planejar é fundamental. No trabalho híbrido, ir ao escritório em alguns dias e ficar em casa em outros pode causar uma confusão.
Mas isso não é motivo para se desesperar: com algumas dicas, você aprenderá a organizar a rotina no trabalho híbrido de forma fácil e eficiente.
1. Prepare um espaço de trabalho em casa
Não é porque estamos em casa que não é preciso ter seu próprio espaço de atividade. Mesmo quando não é possível ter um escritório, transforme sua mesa em um local de trabalho. Organize para ser, pelo menos durante seu expediente, um espaço exclusivamente para trabalhar — sem distrações e com todos os recursos que você precisar.
Deixe tudo que precisa a mão, já que parar a todo momento para pegar alguma coisa tira o foco do trabalho.
Então, para criar um ambiente confortável, deixe o espaço limpo e decore como você mais gosta. Plantas, fotografia da família, um calendário, são apenas alguns exemplos de como deixar o espaço mais leve e personalizado, agradável para o trabalho.
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2. Determine uma frequência para ir ao escritório
Como será sua frequência no escritório? Em quantos dias da semana você comparecerá ao escritório presencial? Enquanto algumas empresas deixam isso em aberto, outras definem dias ou ocasiões específicas para os colaboradora irem à empresa.
Por isso, é muito importante que os gestores, líderes e demais colaboradores tenham esta questão muito bem alinhada. Caso você tenha a autonomia de escolher, estude o melhor para sua rotina de trabalho — não deixe a decisão para última hora, se planeje e estabeleça você mesmo uma rotina própria.
Além de escolher os dias que favorecem a sua rotina, busque entender com o seu time em quais dias eles irão comparecer ao escritório. Isso colabora para a interação com os colegas, favorece a resolução de problemas e a organização de demandas estratégicas, que são mais facilmente resolvidas na rotina presencial.
3. Tenha uma lista de itens para o trabalho presencial
Organizar a rotina no trabalho híbrido exige 2 cenários: ficar em casa e ir ao escritório. Esses dias diferentes exigem atenção, já que precisam de passos diferentes.
Para o trabalho presencial, é preciso levar os equipamentos necessários, como computador e os periféricos, como mouse e teclado. Por isso, preparar uma mochila com todo o necessário é fundamental.
Afinal, por ter usá-los em casa e desfazer constantemente a bolsa, há o risco de esquecer algo no dia seguinte.
Então, um checklist com tudo o que você precisa pegar e checar antes de sair de casa pode ajudar a evitar imprevistos ao chegar no escritório.
4. Alinhamento com a equipe
O encontro pessoalmente com os colegas de trabalho promove a integração entre os colaboradores, além de conferir um maior bem-estar e qualidade às entregas. Um grupo bem entrosado consegue se comunicar melhor, ter novas ideias e se destacar na empresa.
Na hora de organizar a rotina no trabalho híbrido, a escolha dos dias de ir ao escritório não precisa ser feita de maneira individual. Por isso, os profissionais podem combinar datas entre si, para que todos frequentem a empresa juntos.
5. Foco no planejamento
Deixar seu planejamento apenas na cabeça pode levar a esquecimento e confusão. Por isso, as anotações são seus maiores aliados — listas, agendas, calendários, papel adesivo, são exemplos que podem te ajudar a se lembrar de tudo.
Planeje sua semana com antecedência, anote suas tarefas, estabeleça os dias no escritório e escreva os objetos necessários a serem levados. Para organizar a rotina no trabalho híbrido é preciso se planejar.
Plataformas de organização como Notion, Trello ou Google Agenda favorecem o planejamento. Essas ferramentas também favorecem o compartilhamento de informações, como outras tecnologias colaborativas para trabalho híbrido.
6. Estabeleça horários fixos
Os horários fixos auxiliam o corpo físico a se acostumar com um dia a dia estável e rotineiro. Por isso, o mais recomendado é que você mantenha os mesmos horários nos dias presenciais e nos dias remotos, para não sentir tanto a diferença.
Por isso, acorde e siga os mesmos horários e adapte outros momentos — por exemplo, o tempo gasto com transporte até o escritório é convertível em um período de lazer antes e depois do trabalho.
7. Conte com novas tecnologias
Atualmente, existem diversas tecnologias disponíveis que te ajudam a organizar a rotina de trabalho híbrido. Com a alternância entre os dias de trabalho remoto e presencial, contar com novas tecnologias ajuda a evitar erros e se perder em seus deveres e tarefas.
Por isso, vale a pena avaliar plataformas, aplicativos e sites que te ajudam em toda a organização.
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Como fazer a gestão do escritório no trabalho híbrido?
O espaço de trabalho é parte essencial na hora de organizar a rotina no trabalho híbrido. Dessa forma, não é apenas em casa que é preciso realizar adaptações: o escritório também precisa ser pensado para o modelo híbrido.
Para aproveitar ao máximo o ambiente de trabalho, ele precisa de uma estrutura que otimize o espaço para uma utilização inteligente. Assim, a melhor forma de fazer isso é implementando estações de trabalho flexíveis. Elas nada mais são do que mesas que podem ser usadas por qualquer pessoa, sem dono fixo.
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
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