O que é Trabalho Assíncrono? Tudo sobre o futuro do mercado

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Muitas empresas buscam compreender o que é trabalho assíncrono a fim de inserir o modelo em seu meio. Pautado na prestação de serviços de acordo com a disponibilidade, sem que todos os profissionais atuem ao mesmo tempo, a modalidade consolidou-se como uma grande tendência de mercado.

Flexibilidade é uma das palavras do momento, que ganha cada vez mais força no mercado de trabalho. Atualmente, muitos profissionais procuram por liberdade em sua atuação, priorizando as empresas que lhes oferecem flexibilidade — seja de horários, local de trabalho ou ambos.

O trabalho assíncrono ganha grande destaque neste sentido, trazendo uma gama de termos que ganharam fama nos últimos anos, como o famoso “home office” e o trabalho híbrido. Por isso, no momento de atrair e conquistar cada vez mais talentos para seu negócio, é preciso se modernizar e entender cada vez mais sobre as tendências de mercado.

Então, a getdesk preparou este conteúdo completo para te ajudar a entender tudo sobre o que é trabalho híbrido, bem como as melhores práticas para você inseri-lo em sua empresa. Continue conosco até o final e boa leitura.

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Compreender o que é trabalho assíncrono e todos os benefícios que ele traz para sua empresa é o primeiro passo para aprimorar a produtividade e qualidade das atividades profissionais – Foto: Pexels.

O que é trabalho assíncrono?

O trabalho assíncrono, conforme o próprio nome sugere, pauta-se na atuação dos profissionais em tempos e momentos diferentes. Ou seja, os colaboradores de uma empresa não precisam, necessariamente, prestar serviços ao mesmo tempo, nos mesmos horários.

A atividade, portanto, não ocorre de maneira simultânea, em tempo real, mas sim de acordo com as agendas pessoais, rotinas e horários de cada colaborador. Mesmo que as tarefas e os focos sejam os mesmos, ao nível de time ou de setor, o trabalho assíncrono entende que os profissionais não precisam atuar ao mesmo tempo para conquistarem seus objetivos.

Não se engane: o trabalho assíncrono pode se adaptar a diversos modelos contratuais, mas os nomes mais fortes e conhecidos são o regime híbrido e o famoso “home office”.

A procura pela liberdade e flexibilidade de horários tem se mostrado cada vez mais forte no mercado de trabalho. Os profissionais, sobretudo os da tecnologia, buscam por trabalhos remotos em horários flexíveis, que lhes permitem escolher de onde e quando exercer suas tarefas.

Contudo, este é apenas um benefício em um quadro muito mais amplo, que inclui uma cultura organizacional positiva e encorajadora, cuidado com a saúde mental e ao bem-estar dos colaboradores, planos de carreiras e muito mais.

Trabalho síncrono e assíncrono

Se o trabalho assíncrono é aquele que acontece sem que todos os colaboradores executem suas tarefas ao mesmo tempo, o trabalho síncrono coloca todos os colaboradores para trabalhar de forma simultânea. Seja no escritório presencial, físico ou híbrido, a atividade síncrona demanda que os profissionais cumpram horários de trabalho pré-determinados e bem definidos.

Ainda que haja a flexibilidade de local em alguns casos, como no home office ou até mesmo no trabalho híbrido, o trabalho síncrono limita o profissional em questão de horários, colocando-o para executar suas tarefas durante um determinado período. Neste caso, perde-se uma parcela da autonomia e liberdade desfrutada pelo colaborador em regime assíncrono.

Mas qual é o objetivo do trabalho assíncrono?

O regime de trabalho não simultâneo beneficia todos os profissionais, que determinam os melhores lugares e os melhores horários para realizar suas tarefas — tendo um grande impacto positivo e direto em sua produtividade.

Assim, a empresa reconhece a diversidade dos profissionais que compõem seu quadro de funcionários. Entende-se, portanto, as necessidades pessoais de cada um, suas personalidades e seus desejos individuais.

Além disso, de igual importância, os colaboradores em regime assíncrono podem focar no desenvolvimento de suas habilidades profissionais em conjunto com seu bem-estar pessoal. E não pense que a integração entre times e equipes fica defasada: sempre é possível manter contato com colegas de trabalho e equipe quando se sentirem confortáveis.

Toda a liberdade, flexibilidade e autonomia oferecida aos profissionais refletem diretamente em sua prestação de serviços — em seu bem-estar mental e emocional, na qualidade de suas tarefas, em sua produtividade, etc.

Ou seja, tudo está entrelaçado, e o trabalho assíncrono pode ser a peça que falta para despertar o potencial de cada um de seus colaboradores.

Vantagens do trabalho assíncrono

Já ficou bem claro, mas sempre é bom reforçar os impactos positivos e as vantagens que o trabalho assíncrono traz para ambos os lados da relação trabalhista — contratante e colaborador.

  • Flexibilidade para o colaborador:
  • Autonomia profissional;
  • Liberdade para a execução de tarefas quando e de onde quiser;
  • Aumento do bem-estar emocional, físico e mental do trabalhador;
  • Maior produtividade;
  • Aumento da qualidade da prestação de serviços;
  • Criação de um canal de comunicação aberto entre os integrantes de um time ou equipe;
  • Desenvolvimento da confiança entre os colegas de trabalho.

Boas práticas para o regime assíncrono

Mudar o regime de trabalho da empresa e transicionar os colaboradores atuais para o novo modelo, bem como incorporar um novo mindset, podem ser tarefas um tanto desafiadoras para o gestor. Por isso, contar com elementos que tornam a comunicação e a colaboração mais fáceis em um regime assíncrono é crucial neste momento.

Por isso, contar com uma cheklist de boas práticas sempre é um diferencial, te auxiliando nas tarefas. Confira com a getdesk:

  • Criação e desenvolvimento de um senso de pertencimento e colaboração em seus colaboradores;
  • Desenvolvimento da confiança nos profissionais;
  • Adoção de ferramentas e plataformas para comunicação assíncrona entre membros, gestores e times;
  • Elaboração de rotinas e eventos que promovam a integração de equipes — presencial ou à distância;
  • Documentação constante e eficiente de informações;
  • Adoção de um sistema de avaliação dos colaboradores que não siga o total de horas de atividade;
  • Comunicação efetiva dos objetivos e metas da empresa — ao nível de equipe, setor ou até da empresa na totalidade;
  • Oferecimento de autonomia, desde que aliada à responsabilidade e comprometimento dos trabalhadores.

Se engana quem pensa que a adoção de um regime de trabalho assíncrono depende apenas da empresa — o colaborador também possui um papel ativo, sendo essencial. Assim, ambos garantem a conquista dos resultados esperados, mantendo-se a flexibilidade, autonomia, liberdade e a qualidade de vida de todos os envolvidos.

Como adotar o trabalho assíncrono na empresa?

Por mais que a adoção do regime assíncrono de trabalho dependa do comprometimento mútuo, o primeiro passo deve partir da empresa e seus gestores. O microgerenciamento, com a observação de como cada profissional se comporta e organiza seu tempo e sua rotina, pode ser um fator determinante para a transição.

Aqui, metas de produtividade e a adoção de métodos que avaliem os resultados e os profissionais são essenciais, a fim de entender como cada colaborador lida com o regime assíncrono.

Os colaboradores, por sua vez, devem mostrar-se responsáveis e cativar a confiança em seus líderes, a fim de demonstrar seu bom desempenho e adaptação em um regime mais flexível e com maior autonomia.

Você pode se interessar também: Mudança para o trabalho híbrido: como fazer? Confira.

Por isso, uma boa checklist considera os seguintes pontos:

Estabeleça quais serão os canais de comunicação oficiais

Hoje em dia, você pode contar com uma série de ferramentas e plataformas que facilitam a comunicação entre os colaboradores da empresa, como o Slack. Estabelecer qual(is) será(ão) e como os profissionais manterão contato entre si ajuda a centralizar as informações.

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Já pensou ter que buscar por uma mensagem em meio a diversas plataformas? Isso apenas dispersa as equipes e prejudica o dia a dia assíncrono.

Estabeleça prazos e datas para respostas

Mesmo que os profissionais não atuem todos durante os mesmos horários, a comunicação é um ponto-chave para a realização de tarefas e gestão de pessoas. Por isso, além dos canais de comunicação oficiais, defina prazos e datas para as respostas.

Uma boa prática é definir e identificar as questões de alta, média e baixa prioridade, bem como quais são as situações urgentes, que demandam uma comunicação rápida entre as partes. Assim, entende-se quais questões devem receber mais atenção e quais podem esperar.

Confira: Organizar a rotina no trabalho híbrido: veja como!

Incentive a comunicação

Incentivar e desenvolver as habilidades de comunicação de seus colaboradores é fundamental para que todos criem boas relações entre si e mantenham um canal aberto entre os colegas de time ou setor.

O gestor pode sempre oferecer ajuda, cursos e até treinamentos, a fim de melhorar a capacidade comunicativa de cada profissional.

Conte com softwares e sistemas especializados

A tecnologia será sua grande — e principal — aliada em um regime de trabalho assíncrono. Afinal, você precisa saber quando o colaborador entrou para prestar serviços, as tarefas realizadas, se alguém compareceu ou planeja ir até o escritório físico, etc.

Por isso, você, gestor, pode contar com softwares e sistemas especializados, que te auxiliam em uma gestão eficiente. Dessa maneira, você consegue acompanhar o desenvolvimento e realização de atividades, o colaborador responsável por cada tarefa, bem como os prazos de entrega individuais e coletivos.

Armazene informações na nuvem

Plataformas como o Google Drive e o OneDrive possibilita armazenar informações na nuvem, de modo que todo e qualquer colaborador com o acesso liberado pode acessar os dados ali guardados.

Isso possibilita que todos tenham acesso às informações necessárias em seu dia a dia de trabalho, independente de lugar ou horário.

Avalie seus profissionais pela produtividade

Em um sistema assíncrono, o total de horas de trabalho pouco importa. Aqui, o importante é que os profissionais executem suas tarefas e alcancem os resultados definidos.

Por isso, o gestor deve avaliá-los com base em sua produtividade e na qualidade de seus serviços.

Existe uma carga horária assíncrona?

A empresa que aderir ao regime assíncrono de atividade pode determinar uma carga horária para seus profissionais ou não. Tudo depende da própria empresa e de sua relação com os profissionais.

Por exemplo, pode ser que a companhia solicite a prestação de serviços por, no mínimo, 8 horas diárias, conforme as demais modalidades de trabalho determinam. Mas vale uma atenção: este ponto difere para cada empresa, modalidade contratual e relação com o colaborador.

O mais importante, para ser assíncrono, é a liberdade para trabalhar em diferentes horários, sem que todos da empresa estejam ativos simultaneamente.

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Como fazer a comunicação no trabalho assíncrono?  

Agora que você já entendeu o que é trabalho assíncrono, pode estar se questionando como organizar a comunicação das equipes nesse formato. Afinal, cada colaborador irá realizar suas tarefas no momento que for mais confortável para a rotina individual.  

No trabalho assíncrono, a comunicação precisa ser direta, objetiva e eficiente. Porque, em caso de dúvidas, pode ser que alguém não esteja disponível. Então, é preciso organizar as solicitações e explicações com assertividade.  

Para alcançar esse objetivo é importante investir em tecnologias colaborativas que viabilizam o contato entre as pessoas, mesmo em horários diferentes. Plataforma como o Slack e Microsoft Teams viabilizam que os colaboradores possam enviar mensagens e entrar em contato com outros membros, mesmo de forma assíncrona. 

Além dessas, contar com uma ferramenta de gestão de projetos como o Notion ou Trello, também facilita a execução das ações e demandas, mesmo que um membro do time não esteja online.  

Dessa forma, a tecnologia tem um papel indispensável no trabalho assíncrono. E, além de ferramentas de gestão de tarefas, também é importante que os colaboradores comuniquem os horários de disponibilidade. Nesse caso, um sistema de controle de ponto será a solução.  

Como a getdesk pode te auxiliar no trabalho assíncrono?

Apenas compreender o que é trabalho assíncrono não significa uma transição tranquila e uma gestão livre de problemas. Afinal, são diversas mudanças que afetam seus colaboradores, em um período de novidades e de adaptação. Não obstante, contar com uma plataforma que te auxilia no regime de trabalho assíncrono pode ser o grande diferencial que você e sua empresa precisam.

Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.

Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:

  • Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
  • Controle de ponto facial com geolocalização.
  • Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
  • Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
  • Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
  • Suporte via WhatsApp.

Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.

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