Uma rotina de trabalho flexível é indispensável para a maioria dos trabalhadores no mercado. E, além das vantagens na rotina dos colaboradores, as empresas também se beneficiam com jornadas alternadas entre presencial e remoto. No entanto, para conquistar resultados eficientes é preciso contar com as melhores ferramentas para gestão do trabalho híbrido. Esses recursos favorecem a transição e facilitam a gestão de projetos e pessoas.
No universo corporativo, a tecnologia é a principal aliada nos mais diversos processos. Isso não muda quando se trata de novidades como o trabalho híbrido. Pois, as tecnologias da informação e comunicação facilitam a conexão entre todos os trabalhadores, independente da distância física.
A razão disso se dá porque a opção de trabalhar remoto e presencial exige maior integração entre os membros da empresa. Por isso, o mercado oferece inúmeros softwares que podem ser úteis para uma rotina de trabalho flexível.
Quer conhecer as melhores ferramentas para gestão do trabalho híbrido? Vem com a getdesk para conferir uma lista completa!
Acesso rápido
Mais da metade das empresas aderiram ao modelo híbrido
O trabalho híbrido é uma tendência cada vez mais forte no Brasil e acredita-se que seguirá crescendo ao longo dos próximos anos. Assim, por juntar o trabalho remoto e presencial, esse modelo confere grande flexibilidade e economia às empresas e funcionários.
Além disso, as corporações conseguem reduzir custos no escritório, melhorar a colaboração e o desempenho dos trabalhadores. Dessa forma, com uma rotina flexível, as pessoas conseguem equilibrar a vida profissional e pessoal, tendo maior bem-estar e saúde mental.
O modelo híbrido é a preferência dos trabalhadores. Conforme uma pesquisa da EY, 80% dos entrevistados querem trabalhar remoto pelo menos dois dias por semana.
Tecnologia e o modelo híbrido
A tecnologia é essencial para a gestão de qualquer empresa, ajudando em diversos processos primordiais para o dia a dia de trabalho.
Conforme uma pesquisa realizada pelo Google, para metade das pessoas, o uso de soluções de colaboração acelera a criação de novos produtos e serviços. Ainda, proporciona iniciativas de inovação mais rápidas.
O mesmo levantamento mostra que usar tecnologias contribui para melhora na produtividade e eficiência na opinião de 84% dos entrevistados.
Qual a importância das ferramentas para gestão do trabalho híbrido?
Um dos principais desafios do regime híbrido é conciliar a gestão de equipes remotas e presenciais. Isso requer uma comunicação eficiente e assertiva.
Nesse sentido, as melhores ferramentas para gestão do trabalho híbrido colaboram para centralizar a comunicação de todos os colaboradores.
Por sua vez, isso facilita o compartilhamento de informações, atualizações de projetos e alinhamentos entre as equipes, independentemente da localização dos seus membros.
Além disso, essas ferramentas viabilizam acompanhar a atuação das equipes. Isso ajuda a entender a produtividade dos times no regime híbrido. Também permite identificar possíveis gargalos e ajustar demandas.
Essas plataformas facilitam a integração entre as equipes, permitindo que colaborem de maneira fluída, mesmo distantes fisicamente. Dessa forma, os colaboradores conseguem realizar demandas em conjunto, mesmo que não estejam no mesmo ambiente. O que assegura que todos estão na mesma página em relação às tarefas e projetos.
Você pode ter interesse em:
Melhores ferramentas para gestão do trabalho híbrido
A gestão do trabalho híbrido envolve o desenvolvimento de estratégias de gestão que combinam modelos de trabalho presenciais e remotos para alcançar melhores resultados.
As lideranças devem encontrar meios de utilizar recursos que facilitem o dia a dia e organização no trabalho híbrido. Por isso, a tecnologia deve ser vista como uma grande aliada, aproveitando as diversas ferramentas para ajudar na gestão do trabalho híbrido disponíveis no mercado.
Vamos conhecer, por categoria, as melhores ferramentas para gestão do trabalho híbrido em empresas!
Comunicação
A comunicação é essencial para o trabalho híbrido, já que o modelo prevê dias sem contato presencial com os colegas de trabalho. Dessa forma, para garantir que todos estejam na mesma página e as equipes estejam em sintonia, existem diversas ferramentas disponíveis.
As ferramentas de videoconferência permitem aos membros da equipe se conectar de forma remota e se comunicar, compartilhar apresentações e documentos. Além disso, é possível compartilhar informações e trabalho em tempo real.
Principais ferramentas: Zoom, Skype, Google Meet.
Por sua vez, os aplicativos de chat permitem que os membros da equipe se comuniquem em tempo real de forma mais dinâmica. Ainda, eles podem compartilhar links, anexar arquivos e manter organizada uma conversa.
Melhores ferramentas: Slack, Microsoft Teams, Google Chat.
Gestão de projetos
A rotina de trabalho de qualquer empresa envolve distribuir e priorizar uma série de atividades entre equipes e colaboradores. Dessa forma, uma organização e divisão clara é essencial para uma boa execução dessas tarefas.
Por isso, entre as ferramentas para ajudar no trabalho híbrido, estão aquelas focadas na gestão de tarefas de trabalho. Esses softwares de gestão ajudam a organizar, monitorar e acompanhar o progresso de projetos e tarefas. Assim, o trabalho em equipe é mais eficiente estando em casa ou no escritório.
Dessa forma, basta escolher aquele que mais se encaixa com o perfil da equipe.
Melhores ferramentas: Trello, Asana, Notion, Jira, Microsoft Project.
Armazenamento em nuvem
Todo o projeto gera diversos conteúdos e documentos importantes que precisam estar acessíveis e seguros. Por isso, é preciso armazenar esses dados para que estejam disponíveis para todos, mesmo em dias de trabalho remoto.
Dessa maneira, o armazenamento em nuvem é uma ferramenta essencial para ajudar no trabalho híbrido. Além de eficiente, esse sistema traz segurança e agilidade ao lidar com documentos, imagens, planilhas e PDFs, por exemplo.
Principais ferramentas: Google Drive, OneDrive, Dropbox.
Monitoramento de tempo
Para otimizar o trabalho e identificar possíveis lacunas, uma das principais ferramentas para gestão do trabalho híbrido é a de monitoramento de tempo.
Elas são úteis para monitorar o tempo gasto em tarefas e projetos, e assim, os gestores podem avaliar melhor a produtividade da equipe.
Melhores ferramentas: Toggl.
Análise de dados
Entender melhor os dados e métricas dos projetos garante que as equipes possam planejar e executar com mais eficiência.
Assim, é possível tomar as melhores decisões, identificar problemas e analisar diversas informações.
Melhores ferramentas: Google Analytics, Google Data Studio, Microsoft Power BI.
Gestão do espaço de trabalho
No trabalho híbrido, é preciso adaptar o espaço de trabalho com maior flexibilidade. Dessa forma, pode-se aproveitar ao máximo as vantagens do modelo híbrido.
A principal mudança são as estações de trabalho flexíveis, que podem ser usadas por qualquer pessoa em seu dia de trabalho presencial. Através da reserva de posições no escritório, o funcionário escolhe o dia e a mesa que será usada. Assim, há um local seguro e confortável para sua jornada presencial.
Dessa forma, uma das melhores ferramentas para gestão do trabalho híbrido é a getdesk – uma plataforma para reserva de estações de trabalho completa para seu negócio.
Conheça mais sobre a getdesk!
Fica clara a importância do uso das melhores ferramentas para gestão do trabalho híbrido no dia a dia do escritório nesse modelo. Assim, não basta apenas focar em se comunicar e analisar dados – também é preciso repensar o espaço de trabalho.
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?