Como fazer controle de jornada no trabalho híbrido?

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Saber como fazer controle de jornada no trabalho híbrido é fundamental para os gestores. Afinal, com a junção de escalas presenciais e remotas, a empresa deve encontrar maneiras de registrar o ponto de seus colaboradores, independente de onde eles estiverem. Contar com uma ferramenta para isso, como a getdesk, torna todo o processo mais prático, ágil e seguro.

O trabalho híbrido trouxe uma série de mudanças (e vantagens) no mundo dos negócios, com transformações que vão desde a qualidade de vida do profissional até a reformulação dos espaços de trabalho, conciliando a realidade remota com a presencial. E no controle de jornada, isso não poderia ser diferente.

Afinal, com parte dos colaboradores atuando de forma remota enquanto outros comparecem ao escritório físico, o controle da jornada de cada profissional pode ser um desafio. Contudo, esse registro continua sendo parte fundamental para a empresa, crucial para uma boa relação trabalhista e cumprimento das determinações legais.

Para te ajudar com todos os detalhes, a getdesk preparou este conteúdo completo para você. Não se preocupe, continue conosco até o final e boa leitura.

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Afinal, como fazer controle de jornada no trabalho híbrido? Entenda como funcionam as ferramentas de gestão híbrida e o que diz a CLT — Foto: Freepik

Controle de jornada no trabalho híbrido

A gestão híbrida ainda é um assunto recente, tendo em vista que esse modelo de trabalho ganhou força nos últimos anos devido ao avanço da pandemia de Covid-19, que obrigou diversas empresas a adotarem o modelo remoto. Com o fim da pandemia e o retorno à rotina, muitas empresas encontraram o modelo de trabalho híbrido como forma de juntar o remoto e o presencial.

O controle de jornada não só permite monitorar o tempo de serviço, como também comprova as horas de trabalho do colaborador, de modo que nem ele, nem a empresa, saiam prejudicados. Isso também garante o pagamento ou desconto de horas extras, além de auxiliar em casos de atrasos, faltas, atestado, entre outros. Ou seja, tudo deve ser seguro para evitar problemas no fechamento de folha.

Com a alteração das relações de trabalho decorrentes da pandemia, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) vem sofrendo alterações que para aprimorar o controle de ponto eletrônico — ferramenta fundamental para uma gestão híbrida. Ou seja, as ferramentas digitais são a solução ideal de como fazer controle de jornada no trabalho híbrido, por meio de aplicativos ou plataformas em desktop. 

O gestor também deve se atentar às mudanças previstas e às legislações vigentes para evitar qualquer imprevisto ou penalidade.

O que diz a CLT sobre o controle de jornada híbrida

A jornada de trabalho é o período em que o empregado fica à disposição do empregador para realizar as atividades as quais foi contratado para realizar. Então, o controle de jornada de trabalho é um monitoramento dessa fase, e a duração desse tempo deve respeitar a CLT. Conforme o Art. 58:

“A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.”

O limite da jornada de trabalho é de 44 horas semanais, totalizando até 8 horas diárias e respeitando o Art. 71, que garante o “intervalo de no mínimo 1 (uma) hora em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda 6 (seis) horas”. A CLT também estabelece a obrigatoriedade de controle de jornada de trabalho para qualquer estabelecimento com mais de 20 funcionários, determinado no Art. 74:

Art. 74. O horário de trabalho será anotado em registro de empregados.
§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso.

Por fim, existem 3 maneiras de controlar a jornada de trabalho: manual, mecânico e eletrônico. Então, como fazer controle de jornada no trabalho híbrido?

Como fazer controle de jornada no trabalho híbrido

No trabalho híbrido, o colaborador realiza suas atividades em casa e no escritório da empresa. Então, é importante saber como fazer o controle de jornada no trabalho híbrido. Mas se a gestão remota é uma novidade para você, não se preocupe.

O gerenciamento remoto é recente e também trouxe alterações na CLT. Uma delas foi a mudança no Art. 62, com a exclusão do inciso III que desconsiderava o monitoramento de profissionais sob regime de teletrabalho. Posteriormente, a Portaria 671, promulgada em 2021, passou a considerar teletrabalho e o trabalho remoto como semelhantes.

Por último, a Lei 14.442/2022 estabeleceu a obrigatoriedade de controle de horas do modelo remoto para garantir o pagamento de horas extras ou adicional noturno quando necessário. 

Todo esse cenário legislativo considerou os avanços tecnológicos e o processo de como fazer controle de jornada no trabalho hibrido inclui as ferramentas digitais. Afinal, uma vez que o profissional não vai ao escritório todos os dias, é preciso uma ferramenta atualizada para que ele confirme sua entrada e saída do trabalho.

Então, para as empresas que aderiram ou consideram aderir ao modelo híbrido, contar com ferramentas tecnológicas que registram ponto é fundamental. As opções são diversas, como QR Code, reconhecimento facial, entre outras.

Portaria 671: entenda as mudanças no controle de ponto eletrônico

A Portaria 671 aborda diversas questões trabalhistas, principalmente relacionadas a jornada de trabalho, e reúne um compilado revogando portarias antigas, além de exemplificar normas previstas. 

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Publicada em novembro de 2021, a Portaria 671 também aborda diversas necessidades de controle de ponto e considera os avanços tecnológicos. Clareza de informações de controle, acessibilidade, identificação do trabalhador e acesso à jornada de trabalho são outros tópicos importantes do texto legal. 

Anteriormente, houve a Portaria 1510, criada em 2009 para instituir regras e obrigações referentes a adoção de sistemas de registro eletrônico. Em seguida, foi publicada a Portaria 373 que inseriu novas tecnologias ao cenário de controle de ponto. Ambas foram revogadas em 2021 e substituídas pela Portaria 671. 

Formas de fazer o registro de jornada

A Portaria 671 também separou as formas eletrônicas de registrar e controlar a jornada de trabalho. São 3 tipos:

  • REP-C (Registradores Eletrônico de Ponto Convencional);
  • REP-A (Registradores Eletrônicos de Ponto Alternativo);
  • REP-P (Registradores Eletrônicos de Ponto por Programa).

REP-C (Registradores Eletrônico de Ponto Convencional): era o meio mais comum, sendo aquele aparelho fico na empresa que geralmente oferece um ticket comprovando o horário de entrada e saída, além das pausas. Atualmente é visto como ultrapassado, pois não funciona em modelo híbridos e também gera custos de manutenção à empresa. 

REP-A (Registradores Eletrônicos de Ponto Alternativo): são alternativas online como softwares, computadores, smartphones e até tablets, garantindo mobilidade para o colaborador registrar o ponto de qualquer lugar.

REP-P (Registradores Eletrônicos de Ponto por Programa): são programas com informações complementares que vão além da marcação de ponto. Esse é o meio mais moderno para controlar a jornada de trabalho no trabalho híbrido, pois além da mobilidade, garante segurança e outras informações armazenadas em nuvem.

5 ferramentas para a gestão e controle de horário de trabalho

O trabalho híbrido é uma tendência que veio para ficar. Além disso, pesquisa revela que empresas preferem trabalho híbrido e que esse modelo é repleto de benefícios (seja em casa, ou no escritório). Mas para que esse formato seja um sucesso, é preciso uma ferramenta de gestão híbrida. 

A boa notícia é que essas plataformas de gerenciamento não são muito diferentes daquelas usadas no controle de ponto home office. A maioria delas faz o ponto eletrônico de forma simplificada, podendo ser por meio de QR Code, Tecnologia NFC ou foto. Veja algumas:

Além das opções acima, você sabia que a getdesk, ferramenta feita para a gestão de espaço de trabalho, também pode auxiliar nesse controle? Conheça a solução a seguir.

Como fazer controle de jornada no trabalho híbrido com a getdesk 

Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.

Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:

  • Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
  • Controle de ponto facial com geolocalização.
  • Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
  • Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
  • Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
  • Suporte via WhatsApp.

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