O teletrabalho ganhou muita popularidade nos últimos anos. Além de impactar na produtividade, colabora para a redução de custos da companhia, beneficiando tanto os empregados, quanto os empregadores. Entretanto, esse modelo traz desafios como interrupções e falta de uma infraestrutura adequada. Assim, investir em acessórios para melhorar a produtividade no home office se torna essencial.
A ausência de uma infraestrutura adequada, a longo prazo, pode prejudicar a saúde e o bem-estar dos colaboradores. Portanto, investir em ferramentas que tornam a rotina mais dinâmica, sobretudo as que proporcionam mais conforto para a realização das demandas no trabalho remoto, impacta diretamente no nível das entregas.
Para facilitar essa escolha, nós, da getdesk, preparamos uma lista completa com os principais acessórios para melhorar a produtividade no home office. Para saber quais são, siga conosco. Boa leitura.
Acesso rápido
Entenda o que é ergonomia
O primeiro passo para compreender quais os acessórios ideias para melhorar a produtividade no home office está na compreensão do que é ergonomia.
A ergonomia é uma ciência que busca estratégias de como aperfeiçoar o ambiente de trabalho para proporcionar bem-estar e favorecer a produtividade dos trabalhadores. Segundo a Associação Brasileira de Ergonomia:
“A ergonomia leva em consideração os fatores físicos, ambientais, cognitivos, organizacionais, sociotécnicos e outros fatores relevantes, bem como as complexas interações entre o ser humano e outros humanos, o meio ambiente, ferramentas, produtos, equipamentos e tecnologia.”
Podemos entender que essa abordagem busca métodos eficientes para projetar ambientes capazes de combinar o desempenho com a saúde dos colaboradores. Dessa maneira, o seu principal objetivo é desenvolver ambientes de trabalho saudáveis e adaptados as necessidades das pessoas.
O termo ergonômico, que tem origem em ergonomia, é amplamente usado para indicar itens e acessórios de trabalho que visam promover maior conforto e trazer maior produtividade, especialmente a rotina de profissionais remotos que usam o computador por longas horas.
Então, nos últimos anos, com ascensão de postos de trabalho que envolvem o uso de computadores, esse termo ganhou popularidade. Alguns exemplos, que você já deve ter se deparado são as cadeiras ergonômicas, que indicam equipamentos que favorecem a postura.
Por que investir em acessórios para melhorar a produtividade no home office?
A implementação do home office ocorreu em razão do afastamento social trazido pela pandemia. Neste cenário, poucos funcionários tinham um espaço adequado para realizarem suas atividades em casa.
Com o passar do tempo, investir em acessórios para a jornada remota se transformou em uma necessidade, já que o remoto e o híbrido se tornaram tendências. Sendo assim, muitas organizações optaram por manter seus colaboradores em home office pelo menos durante alguns dias da semana.
Com isso, as pessoas passaram a perceber que alcançar melhor qualidade no trabalho remoto dependia de outros elementos além de um bom computador. Afinal, o investimento em bons acessórios impactava não só a qualidade do trabalho, mas também sua saúde e bem-estar.
Isso porque as pessoas que trabalham por longos períodos sentados tem tendência a sentir dor nas costas, bem como desenvolver outros problemas relacionados ao sedentarismo.
Dessa forma, empresas passaram a fomentar o uso de acessório para melhorar a produtividade no home office, pois com maior conforto, a tendência é que os colaboradores melhorem seu desempenho.
Você também pode ter interesse em:
- Como manter a produtividade no home office: 7 dicas simples.
- Quanto custa para montar um escritório home office?
Confira 7 acessórios para melhorar a produtividade no home office
1. Mesa
Ainda que muitos profissionais prefiram trabalhar com seus computadores no colo, por sentirem que isso os deixa menos engessados, fazer isso diariamente é prejudicial para a coluna. Portanto, um bom espaço de home office deve ter uma mesa.
Esse móvel deve favorecer a ergonomia do ambiente, mesmo sendo em casa. Assim, é importante que a altura da mesa seja compatível com a sua altura, e que ela tenha um tamanho confortável para apoiar os braços e comportar os materiais de trabalho (notebook, periféricos, materiais de anotação, carregadores, etc.).
2. Cadeira ergonômica
Um dos principais acessórios para um trabalho eficiente no home office é uma boa cadeira de trabalho, já que esse móvel pode ajudar a manter a postura ao longo do dia.
Por passar muitas horas sentado na mesma posição, a cadeira do seu espaço de trabalho deve garantir conforto e proporcionar uma boa postura. Quando isso não ocorre, problemas como dores nas costas e nas pernas podem surgir.
A fim de evitar que isso aconteça, o ideal é investir em cadeiras de trabalho ergonômicas e com material de boa qualidade. Afinal, elas são projetadas visando minimizar possíveis problemas de saúde como má postura e dores pelo corpo.
3. Teclado sem fio
Outro acessório que proporciona maior conforto na rotina de teletrabalho é um teclado sem fio. Muitos profissionais optam pelo uso de notebooks, pela praticidade de deslocamento, mas o teclado dos notebooks não é tão confortável quanto um teclado de desktop, por exemplo.
Dessa maneira, para ter mais conforto e precisão na digitação, um teclado sem fio pode ser a solução ideal. Isso porque trazem maior conforto e contam com teclado numérico na lateral, algo que muitos notebooks não apresentam.
Além disso, usar um teclado sem fio favorece a postura, bem como ajuda a reduzir dores no pulso, já que são usados mais perto do corpo.
E, por não conter fios, permite maior mobilidade com o aparelho, viabilizando que o utilize mesmo a dada distância do computador.
4. Mouse
Investir em um mouse também colabora para a ergonomia do espaço de trabalho. Pela mesma razão do uso do teclado para quem opta por trabalhar com notebooks, os mousepads não são tão confortáveis e o tempo de resposta deles pode ser mais lento.
A questão da saúde aqui também é relevante, já que, ficar o dia todo usando apenas o mousepad pode provocar dores nas mãos de nos pulsos. Isso pode até mesmo levar a lesões e causar tensões no ombro e no pescoço.
Existem milhares de opções de mouses, desde os mais simples, até os chamados “mouses gamers”, independente da sua escolha, é relevante que ele traga mais agilidade e facilite sua rotina de trabalho.
5. Fone de ouvido
Quem atua em regime híbrido ou teletrabalho sabe que as reuniões representam um evento constante. Sendo assim, para conseguir uma boa comunicação com os colegas, investir em bons fones de ouvido é essencial.
Além de reuniões, os fones de ouvido também colaboram para melhorar o foco, já que muitos modelos contam com a funcionalidade de cancelamento de ruído. Por sua vez, ajuda a “ignorar” os problemas externos ao trabalho, mesmo em home office.
6. Suporte ergonômico para notebook
Ficar muitas horas na mesma posição não é saudável para sua coluna, assim como permanecer o dia todo debruçado sobre o computador. Afinal, isso não favorece a postura e ajuda a criar tensão em regiões do corpo.
Contar com um suporte ergonômico para notebooks ajuda a reduzir esse problema. A razão disso é que esse acessório deixa o computador na altura dos olhos, o que você tenha que manter uma posição de curvatura por longos períodos.
Muitos suportes também contam com a funcionalidade de resfriamento, característica que evita que o computador superaqueça e os problemas decorrentes dessa situação.
7. Luminária
Outro acessório para melhorar a produtividade no home office são as luminárias, pois elas promovem a iluminação adequada do espaço de trabalho. Muitas vezes, quem atua em regime de teletrabalho usa apenas a iluminação da tela do computador, o que pode levar a dores de cabeça e fadiga ocular.
Sendo assim, caso o seu espaço de trabalho seja mal iluminado, você pode buscar por soluções como luminárias de mesa. Com isso, você já alcança uma melhor iluminação do espaço.
Outra dica é colocar a mesa de trabalho perto de janelas. Desse modo, você aproveita a iluminação natural durante o dia.
Conte com a getdesk para acompanhar a jornada home office
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?