Como funciona a getdesk? Descubra aqui

Com a popularização de modelos de trabalho flexíveis, muitas empresas enfrentam a necessidade de adaptar suas práticas de gestão ao novo cenário. Nesse contexto, tecnologias, como a getdesk, surgem como uma solução eficaz para organizar tanto o espaço físico quanto os processos burocráticos, como o registro da carga horária. Mas, afinal, como funciona a getdesk e como ela pode transformar a gestão de sua empresa? 

Investir em ferramentas digitais é essencial para empresas híbridas e remotas. Neste sentido, a getdesk oferece recursos que simplificam processos de organização do escritório e o controle de ponto. Assim, as suas funcionalidades proporcionam para organizações de diversos segmentos e tamanhos aprimorar suas rotinas, sem deixar de lado a flexibilidade.  

Além disso, esse tipo de solução favorece a produtividade e o clima organizacional da companhia. Porque ajuda a tornar a convivência e o contato entre os colegas um processo mais harmonioso.  

Então, se você quer entender como funciona a getdesk e de quais maneiras esse sistema colabora para trazer maior eficiência para sua empresa, confira este conteúdo completo. Boa leitura.  

como funciona a getdesk
Entender como funciona a getdesk é essencial para melhorar a rotina e o clima organizacional de empresas de diversos segmentos e tamanhos – Foto: Freepik.

O que é a getdesk?  

A getdesk é um sistema digital de registro de ponto e reserva para estações de trabalho no escritório. Disponível tanto em versão mobile (aplicativo) quanto na versão web, reduz burocracias e facilita a rotina de profissionais, especialmente em empresas híbridas.  

Nesse sentido, as companhias com jornadas flexíveis facilitam o procedimento de apontamento de carga horária. Afinal, com a getdesk, em apenas poucos cliques os colaboradores já realizam a sua marcação com praticidade e segurança, uma vez que a validação dos registros ocorrer via reconhecimento facial e geolocalização.   

Esse tipo de recursos também beneficia o regime presencial e pode ser usada por trabalhadores que exercem atividades externas, como representantes comerciais.

Além disso, os gestores conseguem ter acesso a relatórios completos sobre a carga horária dos colaboradores, e solicitações de correção podem ser feitas rapidamente, evitando inconsistências de contabilização e punição por esquecimento do registro.  

Outra funcionalidade da getdesk é a reserva para espaços de trabalho. Com essa ferramenta, os profissionais solicitam mesas, salas de reunião e até mesmo vagas de estacionamento para as datas que necessitam.  

Assim, em formatos onde há rotatividade no escritório, todos conseguem realizar suas demandas sem a preocupação de não encontrarem um local apropriado.   

A partir desse recurso, os gestores conseguem acompanhar as taxas de ocupação do escritório. Desse modo, podem ajustar e aprimorar o ambiente conforme a demanda dos colaboradores.  

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Quais as principais funcionalidades da getdesk?  

Para entender como funciona a getdesk é importante entender em detalhes quais são os recursos disponíveis. A seguir, listamos algumas das principais funcionalidades dessa solução. Confira.  

Registro de ponto 

Com o aplicativo e a plataforma web da getdesk, os colaboradores podem registrar seus horários de entrada, pausas e saída de forma simples e rápida. Em apenas dois cliques, todo o apontamento de horas é concluído com praticidade. 

Por ser um sistema digital, o registro da jornada de trabalho pode ser feito de qualquer lugar. Isso significa que, independentemente de o colaborador atuar remota ou presencialmente, ele tem autonomia para cumprir com a obrigatoriedade do registro de ponto. 

Esse modelo traz vantagens específicas tanto para empresas híbridas quanto para aquelas com equipes presenciais. Para organizações híbridas e remotas, promove flexibilidade e autonomia para os colaboradores. Já para empresas que operam presencialmente, reduz custos operacionais, eliminando a necessidade de equipamentos caros para o controle de ponto. 

Reserva online de estações de trabalho 

Nas equipes híbridas, monitorar a ocupação do escritório é essencial para garantir conforto e organização nos dias de trabalho presencial. Com a funcionalidade de reserva de estações de trabalho da getdesk, os colaboradores podem escolher os espaços mais adequados às suas necessidades. 

A solução permite que os próprios membros da equipe reservem mesas de trabalho, salas de reunião e outros ambientes disponibilizados pela empresa. Assim, eles ganham maior liberdade para selecionar os locais e maior autonomia para organizar suas rotinas presenciais. 

Além disso, essa funcionalidade simplifica o trabalho da equipe de gestão de pessoas. Como os colaboradores realizam suas próprias reservas, não há necessidade de uma supervisão constante da ocupação do escritório ou do controle da escala presencial. 

Outro diferencial é a opção de reservar vagas no estacionamento com antecedência. Dessa forma, colaboradores que optarem por ir de carro têm a garantia de encontrar uma vaga, evitando preocupações desnecessárias e contribuindo para uma experiência mais tranquila no trabalho. 

Relatórios e monitoramento.  

A getdesk também oferece relatórios detalhados de horas trabalhadas, reservas realizadas e ocupação dos espaços, acessíveis tanto na plataforma web quanto no aplicativo.  

Esses relatórios são importantes, pois, a partir deles, a equipe de gestão de pessoas e as lideranças da empresa visualizam com clareza dados sobre a ocupação do escritório e a jornada de trabalho. Isso colabora para implementar a abordagem de data driven, a qual prevê a tomada de decisão baseada em números reais.  

Dessa forma, os relatórios colaboram diretamente para a promoção de melhorias no ambiente de trabalho e promover economia financeira. Afinal, ao realizar escolhas baseadas em métricas, as chances de sucesso aumentam e evita o desperdício de recursos.  

Portanto, para os gestores, os relatórios são uma ferramenta essencial para monitorar o uso dos recursos da empresa, identificar padrões de utilização e otimizar o gerenciamento de equipes e espaços.  

Mas, os relatórios gerados pela getdesk favorecem não apenas o empregador, mas também o colaborador. Ao acessar o sistema, os profissionais conseguem acompanhar o total de horas trabalhadas em um mês e seus registros diários.  

Por sua vez, essa possibilidade ajuda a tornar a relação trabalhista mais transparente. Pelos próprios funcionários poderem acompanhar seus registros, eles podem solicitar alterações e, até mesmo, identificar inconsistências para comunicar ao empregador.  

Como funciona a getdesk?  

Agora que você já entendeu quais são as principais funcionalidades do sistema, vamos detalhar como funciona a getdesk, a partir de cada um dos recursos que disponibiliza para empregadores e colaboradores. Acompanhe.  

Registro de ponto  

O registro de ponto da getdesk funciona a partir da biometria ou reconhecimento facial. 

Quando o colaborador acessa o aplicativo, ele se depara com a aba de apontamento das horas. Para realizar o registro, basta que ele clique no botão “Entrada”, na parte inferior da tela. Quando ele precisar realizar uma pausa, ou, finalizar o expediente, ele acessa novamente a plataforma ou aplicativo e clica em “Saída”.  

No momento do registro, o aplicativo ou a plataforma ativa a câmera do dispositivo. Para validar o apontamento, o software utiliza tecnologia de reconhecimento facial, analisando pontos específicos do rosto de cada colaborador.  

O sistema de biometria facial opera com uma câmera IP integrada, que realiza a detecção e captura da imagem do rosto de forma eficiente e precisa. Essa análise permite identificar características únicas de cada indivíduo, garantindo a segurança do processo. 

Para além, essa ferramenta consegue registrar as horas, minutos e segundos de cada apontamento. Isso, por sua vez, traz maior confiança e segurança para essa informação e evita práticas ilegais como o chamado ponto britânico — quando os horários são iguais por dias seguidos, exemplo: um profissional anota que entrou às 08;00, parou 12:00, retornou às 13:00 e saiu às 17:00, por dias seguidos.

Essa prática é ilegal no Brasil. Mas, com a getdesk isso não ocorre, justamente, por indicar uma precisão de horário.  

Sistema de reserva de mesas  

Já o sistema de reserva de mesas funciona por meio do mapeamento do escritório da empresa.  

Logo quando você realiza o cadastro na getdesk recebe instruções iniciais para fazer o upload da planta dos andares do escritório no local indicado. Então, a ferramenta passa a contar com um banco de dados referente aos espaços do escritório, mesas, salas de reunião, ambientes individuais, entre outros.   

Após a finalização desse processo, o sistema de reservas passa a funcionar. Com isso, os colaboradores têm acesso à visualização do ambiente e podem realizar suas solicitações.  

Sendo assim, todos os funcionários da empresa conseguem verificar com antecedência a situação de ocupação dos ambientes. Neste contexto, planejam com eficiência suas rotinas presenciais. 

Com o recurso de reservas de espaços de trabalho também é possível visualizar as outras solicitações feitas. Dessa maneira, os colaboradores podem planejar suas agendas e encaixar conversas presenciais com seus líderes e equipes.  

Quais empresas podem usar a getdesk? 

Todas as empresas podem usar a getedesk! Desde companhias que adotam rotinas flexíveis, como o home office e o híbrido, até organizações com rotinas fixas e escalas definidas.  

Para empresas que atuam com flexibilidade horário, a getdesk é a solução ideal para o registro de ponto. Pois, todos conseguem realizar esse processo digitalmente, a distância e no horário que for mais cômodo.  

Em organizações híbridas, a getdesk favorece a gestão do workplace, por permitir solicitações antecipadas, ajudando a evitar superlotação e conflitos por estações de trabalho. Além disso, os gestores conseguem acessar e acompanhar métricas sobre a ocupação dos espaços.  

Nas companhias que adotam expedientes fixos e presenciais, a ferramenta otimiza o tempo para o registro de ponto, por cada colaborador realizar em seu dispositivo. E a correção das horas, em razão de esquecimentos ou inconsistências, acontece rapidamente, já que, pode ser solicitada diretamente pelo sistema.  

Conheça a getdesk para conquistar os melhores resultados na gestão jornadas flexíveis e fixas 

Como podemos perceber, as ferramentas para gestão do trabalho remoto são cruciais para a rotina de organizações que optam por jornadas flexíveis.    

Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.    

Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:    

  • Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.    
  • Controle de ponto facial com geolocalização.    
  • Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.    
  • Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.    
  • Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.    
  • Suporte via WhatsApp.    

Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.    

Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.   

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