Impacto do trabalho híbrido na produtividade das equipes

aditivo-de-contrato-do-trabalho-hibrido

A jornada híbrida permanece como uma tendência em muitas empresas, principalmente por conta impacto do trabalho híbrido na produtividade das equipes. Pesquisas recentes mostram que, por oferecer um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal, os colaboradores nesse modelo tendem a ser mais engajados. Além disso, o híbrido favorece a saúde física e mental dos profissionais, pois, por terem maior autonomia em suas rotinas, conseguem manter hábitos mais saudáveis.   

Em uma jornada híbrida, os próprios profissionais podem organizar suas rotinas. Dessa forma, pode-se gerenciar melhor o tempo, organizando seus horários conforme o que for mais favorável a eles. Por sua vez, essa flexibilidade aumenta a eficácia na realização das demandas, promovendo resultados positivos tanto para os indivíduos quanto para as organizações. 

Outro fator que favorece a produtividade é a redução de tempo gasto com deslocamentos. Afinal, o tempo economizado no trânsito, por exemplo, pode ser dedicado a tarefas profissionais ou a momentos pessoais, reduzindo o estresse e aumentando a disposição para realizar as tarefas profissionais. 

Para te ajudar a visualizar qual o impacto do trabalho híbrido na produtividade das equipes e como esse formato favorece a rotina da empresa, nós, da getdesk, preparamos este conteúdo. Então, para saber mais sobre esse tema, continue conosco até o final. Boa leitura.   

impacto do trabalho hibrido na produtividade das equipes
O impacto do trabalho híbrido na produtividade das equipes é positivo. Nesse tipo de jornada, os colaboradores têm maior liberdade para escolherem seus próprios horários – Foto: Freepik.

O que é trabalho híbrido?   

O trabalho híbrido é um tipo de jornada que alterna dias no escritório com períodos de trabalho remoto, combinando os benefícios de ambas as modalidades. Ele reúne a interação presencial com a equipe, característica do trabalho no escritório, e a flexibilidade proporcionada pelo home office.   

O principal objetivo desse modelo é oferecer maior liberdade para os colaboradores poderem organizar suas rotinas de maneira eficiente. Assim, eles têm a oportunidade de trabalhar remotamente em determinados dias, sem perder o vínculo presencial com colegas. Dessa forma, conseguem fortalecer os laços profissionais e manter o vínculo com a cultura da empresa, sem deixar demandas pessoais.  

Além disso, por terem liberdade geográfica, os colaboradores podem ampliar sua rede de networking. Afinal, podem atuar em coworkings, participar de eventos em outros locais e, até mesmo, realizar cursos fora do país, sem a necessidade de abandonar suas funções na empresa.   

Essas vivências colaboram para o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores, o que também favorece a empresa. Ao terem contato com outras perspectivas, eles encontram soluções inovadoras e contribuem no crescimento da empresa. 

Quais as vantagens do trabalho híbrido?  

O modelo de trabalho híbrido tem ganhado destaque entre empresas do mundo todo. Na maioria, pelos benefícios que oferece tanto para empregador quanto para colaboradores.   

Entre as vantagens mais evidentes, está o aumento da produtividade. Ao permitir que os profissionais escolham onde e em quais horários trabalhar, o modelo possibilita que adaptem tarefas mais desafiadoras aos momentos de maior foco e concentração. Essa flexibilidade favorece o desempenho e a eficiência nas atividades.   

Outro benefício do híbrido para os colaboradores é ter a liberdade para organizar as suas próprias rotinas. Assim, conseguem incorporar hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, cozinhar a própria comida, etc.  

Com uma jornada flexível, também é mais fácil encaixar compromissos pessoais, como participar de eventos familiares ou socializar com amigos.   

Ainda que isso não seja responsabilidade da empresa, implementar o trabalho híbrido favorece toda a organização visto que, com rotinas mais equilibradas, os colaboradores ficam mais satisfeitos e se sentem valorizados. Neste cenário, eles tendem a permanecer mais tempo em seus cargos, contribuindo para uma maior retenção de talentos e a redução do índice de rotatividade.   

Para as organizações, além de promover o engajamento da equipe, o trabalho híbrido traz a vantagem de reduzir custos operacionais. Com a necessidade de espaços físicos menores, é possível economizar em despesas como aluguel, contas de energia, manutenção de equipamentos, entre outros gastos relacionados à infraestrutura.   

Você pode ter interesse em: 

Como o trabalho híbrido beneficia as empresas? 

O modelo híbrido se tornou um diferencial estratégico para as empresas. Uma das razões para isso é que esse modelo atende ao crescente desejo por rotinas de trabalho flexíveis, pesquisas indicam que cerca de 40% dos candidatos preferem vagas híbridas.  

Sendo assim, o híbrido consegue conciliar a demanda dos gestores pela volta do trabalho presencial, aos interesses de profissionais qualificados por jornadas menos rígidas.  

Dessa forma, ao adotar o híbrido, a empresa se torna mais atrativa para os talentos, facilitando processos de atração e retenção de bons profissionais. 

E, como vimos acima, esse formato de trabalho colabora para aumentar a satisfação dos colaboradores, o que se reflete em um ambiente corporativo mais engajado e produtivo.   

Qual a relação do trabalho híbrido com a produtividade nas empresas? 

 Pesquisas mostram que trabalhadores em modelo híbrido aumentam seu desempenho, já que podem escolher o local mais adequado para suas atividades. Essa flexibilidade resulta em equipes mais eficientes, com profissionais menos sobrecarregados e mais focados em suas entregas.   

O equilíbrio entre vida pessoal e profissional promovido pelo trabalho híbrido também beneficia as empresas, por melhorar o bem-estar dos colaboradores e reduzir afastamentos por questões de saúde.  

Ao proporcionar um ambiente que favorece a qualidade de vida, as organizações fortalecem seu posicionamento como empregadoras de escolha e potencializam os resultados operacionais e estratégicos.   

agendar demo getdesk

Qual impacto do trabalho híbrido na produtividade das equipes? 

O impacto do trabalho híbrido na produtividade das equipes é positivo. Com uma jornada flexível, os colaboradores conseguem ter rotinas mais saudáveis, favorecendo a qualidade das entregas e o engajamento em relação à empresa.  

A seguir listamos alguns dos principais fatores que tornam o híbrido favorável a produtividade das equipes. Acompanhe.  

1. Flexibilidade e autonomia 

O modelo híbrido oferece aos colaboradores a liberdade de organizar suas rotinas. Dessa forma, eles próprios escolhem de onde trabalhar, e, em rotinas assíncronas, quais serão os horários do expediente.  

Essa autonomia colabora para aumentar a motivação. Afinal, nesses formatos, cada profissional pode ajustar suas tarefas aos períodos em que é mais produtivo. 

Um exemplo prático é a realização de atividades que exigem maior concentração em horários em que o colaborador está mais focado. Assim, ele não tem a obrigação de cumprir horários pré-estabelecidos pelo empregador. Com isso, as demandas são realizadas com maior atenção, logo, são entregues com maior qualidade.  

Além disso, com maior autonomia e flexibilidade existe também uma maior sensação de controle sobre o trabalho, elevando o engajamento e, consequentemente, os resultados. 

2. Redução do tempo de deslocamento 

Especialmente em grandes cidades, os profissionais têm um tempo considerável de deslocamento até o escritório. Essa é uma das maiores reclamações, porque torna a rotina muito mais estressante.  

Neste cenário, o híbrido minimiza essa necessidade, liberando horas que podem ser mais bem aproveitadas em tarefas profissionais ou em atividades pessoais. Sendo assim, essa mudança diminui o cansaço físico e mental causado pelo trânsito.  

Além disso, contribui para os profissionais iniciarem o dia mais dispostos, por não terem a obrigatoriedade de deslocamentos diários. Com maior disposição, também há uma maior eficiência ao longo da jornada. 

3. Equilíbrio entre vida profissional e pessoal 

A possibilidade de trabalhar remotamente alguns dias na semana cria um equilíbrio entre as demandas do trabalho e da vida pessoal.  

Com essa flexibilidade, os colaboradores conseguem se dedicar a compromissos importantes, como cuidar da família ou praticar atividades físicas, sem sacrificar sua produtividade no trabalho. Essa harmonia reduz os índices de estresse e burnout, resultando em maior satisfação e rendimento a longo prazo.  

Empresas que promovem esse equilíbrio também fortalecem sua imagem como empregadoras que se preocupam com o bem-estar de suas equipes. Por sua vez, além do impacto do trabalho híbrido na produtividade das equipes, ajuda em processos de atração e retenção de talentos.  

4. Acesso a talentos globais  

Muitas empresas que adotam o híbrido optam por flexibilizar para a rotina remota. Quando isso ocorre, a organização consegue romper barreiras geográficas e podem ter acesso a talentos globais.  

Por sua vez, isso amplia o acesso a talentos altamente qualificados e diversificados, trazendo novas perspectivas e habilidades para as equipes.  

Além de enriquecer a dinâmica interna, essa abordagem pode impulsionar a inovação, já que diferentes culturas e experiências contribuem para soluções criativas e estratégias mais eficazes. 

5. Desenvolvimento pessoal e profissional  

Com a possibilidade de escalas no escritório, as empresas conseguem reduzir custos fixos, como aluguel, energia elétrica, água e manutenção.  

Com essa economia, esses recursos financeiros podem ser realocados. Dessa forma, a companhia pode investir em tecnologias, treinamentos e programas de desenvolvimento para seus profissionais.  

Além de torná-los mais engajados, isso os torna mais produtivos, já que, conseguem ter acesso a novos conteúdos e evoluir na carreira.  

Por terem liberdade geográfica, ao menos em parte da semana, os profissionais também podem participar de eventos do segmento de atuação, fazer networking e até mesmo, trabalhar fora do país. Isso tudo os torna mais qualificados e melhora os resultados que entrega para empresa.  

Quer adotar o modelo híbrido? Conte com tecnologias especializadas

Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.  

Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:  

  • Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.  
  • Controle de ponto facial com geolocalização.  
  • Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.  
  • Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.  
  • Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.  
  • Suporte via WhatsApp.  

Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.  

Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora. 

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?