Durante o isolamento social, muitas companhias migraram para o trabalho remoto como maneira de seguir suas atividades. Mesmo depois da flexibilização das medidas de afastamento, grandes empresas que utilizam o trabalho remoto optaram por seguir neste formato, seja adotando o remoto total ou combinando-o com o regime presencial, no formato híbrido.
Nos últimos anos, as jornadas flexíveis se popularizaram e se tornaram preferência entre os profissionais do Brasil e do mundo. Porém, o trabalho remoto não beneficia apenas os colaboradores, mas toda a empresa, trazendo vantagens como aumento da produtividade, redução de custos com manutenção do escritório e fomentando a retenção de talentos.
Neste cenário, existem grandes players do mercado que optaram por seguir com as vantagens do trabalho remoto.
Neste conteúdo, trouxemos alguns exemplos de grandes empresas que utilizam o trabalho remoto e conseguem manter-se relevantes em seus respectivos segmentos. Para saber quais são, siga conosco até o final. Boa leitura.
Acesso rápido
O que caracteriza o trabalho remoto?
Os termos “trabalho remoto” e “home office” são frequentemente usados como sinônimos. Entretanto, existe uma grande diferença entre esses conceitos.
O trabalho remoto, ou teletrabalho, tem definição na legislação brasileira desde a Reforma Trabalhista de 2017. Nesse modelo, o profissional realiza suas atividades predominantemente fora dos limites físicos da empresa, utilizando tecnologias de informação e comunicação.
Segundo a FGV Ibre:
“O teletrabalho refere-se à realização de atividades laborais remotamente em que são utilizadas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Isso inclui a utilização de equipamentos como computadores, tablets, telefones fixos ou móveis para a execução das tarefas profissionais.”
O home office, por sua vez, é um regime de trabalho convencional realizado em casa. Esse formato não é preponderante, ou seja, contínuo, entendido como um modelo emergencial no qual o colaborador realiza temporariamente as suas atividades remotamente.
O que diz a Lei brasileira sobre o trabalho remoto?
No Brasil, o teletrabalho é regulamentado desde 2022 pela Lei n.º 14.442.
Conforme essa norma, esse tipo de atuação se caracteriza por ser realizada, obrigatoriamente, fora das dependências da empresa.
Outras características do teletrabalho são o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação e acontecer usualmente, ou seja, contínuo — diferente do que acontece com o home office, o qual pode ser uma medida emergencial.
Segundo o art. 75-B da Legislação vigente, temos que:
“Art. 75-B. Considera-se teletrabalho ou trabalho remoto a prestação de serviços fora das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação, que, por sua natureza, não configure trabalho externo.”
Outra informação relevante é que esse tipo de prestação de serviços deve constar em um contrato individual de trabalho para estar em conformidade legal.
Qual o cenário do trabalho remoto pós-pandemia?
Durante o período da pandemia, muitas empresas moveram seus colaboradores para o regime de home office a fim de permanecerem com suas atividades durante o isolamento social.
Diante da maior flexibilidade, o que antes era apenas um regime emergencial se tornou o dia a dia de trabalho. Dessa forma, muitas empresas passaram a adotar o trabalho remoto permanentemente, uma vez que perceberam as vantagens para si mesmas, como economia com locação de espaços e maior produtividade entre os funcionários.
Além disso, os profissionais também se habituaram à rotina flexível oferecida pelo teletrabalho. Afinal, esse tipo de jornada traz benefícios como melhor qualidade de vida e equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Mas, como está o cenário do trabalho remoto pós-pandemia?
Conforme dados do IBGE, no final de 2022, cerca de 15 milhões de pessoas ocupadas trabalhavam de casa, correspondendo a aproximadamente 15,6% dos ocupados. Assim, percebe-se que o remoto total não é a preferência das empresas.
Neste cenário, o trabalho híbrido se manteve mais relevante como formato de trabalho, especialmente no Brasil e América Latina.
Você também pode ter interesse por:
Quais são as grandes empresas que utilizam o trabalho remoto?
Ainda que o teletrabalho não tenha a mesma relevância do período de isolamento social, existem grandes empresas que utilizam o trabalho remoto para seus profissionais.
Algumas dessas organizações oferecem ao colaborador a opção pelo híbrido ou remoto completo. Sendo assim, há grande flexibilidade na rotina de trabalho. A seguir listamos algumas das empresas que seguem com o regime remoto:
1. Ifood
O Ifood é o aplicativo de delivery mais utilizado no Brasil. Considerada uma das gigantes da tecnologia e líder no setor na América Latina, a empresa oferece uma série de benefícios que incentivam o trabalho remoto.
Um desses benefícios consiste em subsídios para que os funcionários que atuam remotamente possam equipar seu ambiente de trabalho e, assim, construir um setup de home office completo.
A empresa oferece também parcerias com espaços de trabalho compartilhados, ou seja, coworkings para que seus colaboradores tenham essa opção de local de trabalho.
2. Stone
A Stone é uma Fintech de meios de pagamento, como máquina de cartões e sistemas de processamentos por de crédito e débito. A empresa conta com diversos setores como financeiro, tecnologia e atendimento ao cliente.
A maioria das vagas oferecidas seguem o modelo remoto, mas os colaboradores que preferirem podem frequentar os escritórios da empresa.
3. TV Globo
A TV Globo faz parte da vida de grande parte da população brasileira. A empresa é a maior no segmento de comunicação e audiovisual do país e uma das maiores do planeta.
Com diversos segmentos e estabelecendo uma forte presença no ambiente digital, também em razão de sua plataforma de streming “Globoplay”, a empresa oferece oportunidades de atuação remota em diferentes setores como tecnologia, jornalismo, marketing digital entre outros.
4. Ambev
A Ambev é a maior empresa produtora de bebidas do mundo. No Brasil, a empresa emprega cerca 31 mil pessoas.
Atualmente, combina diversos tipos de jornada de trabalho, a fim de atender as diversas necessidades e preferências do seu amplo quadro de funcionários.
Por ser uma indústria, não há como renunciar ao trabalho presencial. Mas, a Ambev também oferece postos com a possibilidade de trabalho híbrido ou remoto em áreas como marketing, tecnologia e finanças.
5. Natura
A Natura é outra grande empresa brasileira que flexibilizou a rotina de trabalho. Antes da pandemia, a empresa de cosméticos adotava o trabalho presencial com 5 dias por semana no escritório.
Com a necessidade de distanciamento social, a empresa passou a adotar o regime remoto, permitindo que seus colaboradores seguissem com suas funções mesmo a distância.
Nos últimos anos, a Natura mescla o remoto com o presencial. Oferecendo, assim, a possibilidade de trabalho híbrido, considerando as principais demandas dos seus funcionários.
6. Petrobrás
A Petrobrás é uma empresa estatal brasileira do segmento de petróleo e gás. Durante a pandemia, a companhia permitiu que os colaboradores das áreas administrativas trabalhassem remotamente.
Atualmente, a empresa combina o formato presencial, com 2 dias no escritório, ao remoto, durante 3 dias na semana.
No entanto, isso cabe apenas as funções administrativas, outras funções operacionais, como a atuação nas plataformas de exploração, demanda o trabalho presencial contínuo.
A empresa também oferece aos colaboradores PCD’s, que atuam no regime administrativo, a possibilidade do trabalho remoto durante toda a semana.
7. Nunbank
Outra das grandes empresas que utilizam o trabalho remoto é a Fintech Nubank. A startup unicórnio adota um modelo de trabalho particular: durante 7 semanas, os colaboradores têm liberdade para trabalharem de onde quiserem e ao final desse ciclo, ocorre uma semana de imersão presencial.
Conforme a página do “Jeito Nu de trabalhar”, o objetivo dessa semana é possibilitar que as pessoas foquem em atividades nas quais as equipes devem trabalhar juntas.
A partir disso, as equipes conseguem estruturar com maior assertividade seus planos e projetos estratégicos. Uma vez que, o presencial possibilita a toma de decisão e o compartilhamento de informações e modo mais fácil.
Como implementar o controle de ponto digital para home office?
Para conquistar os melhores resultados com o home office e trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?