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Trabalho híbrido e a legislação: sua empresa está apta?

  • Diana Hada
  • Atualizado em 06/05/2022
  • 4 minutos
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A adesão ao modelo de trabalho híbrido trouxe muitas dúvidas sobre a legislação trabalhista da modalidade. Como saber se sua empresa está apta para implantar o trabalho híbrido de forma correta?

Após 2020, o trabalho remoto se tornou regra para muitas empresas. Apesar da popularização do trabalho híbrido, essa tendência ainda preocupa algumas corporações por conta dos compromissos legais da modalidade. Como o modelo híbrido veio para ficar, é preciso entender mais sobre as legislações referente ao assunto.

Pesquisas mostram como o trabalho remoto continua em alta em 2022. A possibilidade de trabalhar fora do escritório se tornou indispensável para 76% dos profissionais, segundo o Guia Salarial da Robert Half, empresa especializada em recrutamento.

Além disso, uma pesquisa do site Vagas.com mostrou que benefícios como a flexibilidade, menos tempo em locomoção e produtividade são os principais motivos para a maioria das pessoas preferirem o modelo híbrido.

Assim, para adaptar-se ao mercado da melhor forma, entenda mais sobre o trabalho híbrido e a legislação trabalhista. Fique com a getdesk e boa leitura!

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Acesso rápido

  • Qual a diferença entre teletrabalho, home office e trabalho híbrido?
    • Teletrabalho
    • Home Office
    • Trabalho Híbrido
  • O que diz a legislação trabalhista sobre o trabalho híbrido?
  • Jornada de trabalho híbrida: como funciona? 
  • Como aderir ao trabalho híbrido?

Qual a diferença entre teletrabalho, home office e trabalho híbrido?

Muitas expressões se popularizaram no mercado de trabalho, e as diferenças entre elas podem causar confusão para empresas e trabalhadores.

Entenda os termos muito utilizados no assunto de trabalho remoto e como eles funcionam:

Teletrabalho

Modalidade apresentada pela Reforma Trabalhista de 2017 (Lei nº 13.467), o teletrabalho se caracteriza pela prestação de serviço em parte fora do espaço da empresa. Para isso, faz-se o uso de tecnologias da informação e comunicação, como a internet.

Conforme a Consolidação das Leis do Trabalho, o teletrabalho tem o mesmo valor que o trabalho presencial e também está sujeito a um contrato de trabalho. Esse acordo formal assegura as definições do vínculo empregatício, além de garantir direitos trabalhistas.

O controle de jornada é um diferencial no teletrabalho. Por conta da dificuldade de monitorar a jornada de teletrabalhadores pela empresa, o pagamento de horas extras e adicional noturno não é previsto. A exceção seria no caso de empresas estabelecerem um controle de jornada de forma efetiva e documentada.

Home Office

A definição do popular home office é de trabalho eventualmente de forma remoto. Apesar do nome, o home office pode acontecer em qualquer lugar fora da empresa.

Como dito anteriormente, o trabalho remoto tem o mesmo valor do presencial conforme a CLT. Por isso, o home office deve seguir os direitos e deveres trabalhistas previstos na legislação, apesar de ainda não ter leis específicas .

Trabalho Híbrido

O modelo de trabalho híbrido é caracterizado pela alternância entre trabalho remoto e presencial, se enquadrando no home office. É comum que haja um rodízio de dias entre os funcionários.

O funcionamento desse modelo pode variar de acordo com a empresa, mas essas regras devem ser registradas em contrato de trabalho conforme acordo entre funcionário e empregador.

Mas como a legislação brasileira regula o trabalho híbrido?

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O que diz a legislação trabalhista sobre o trabalho híbrido?

Não há leis que tratem diretamente do modelo híbrido de trabalho na legislação brasileira. 

Entretanto, a legislação de teletrabalho pode ajudar a visualizar a direção que a empresa pode tomar. A prestação de serviços deve ser em maior parte fora do espaço da empresa para poder ser considerado teletrabalho, além de não ter controle de jornada de trabalho.

Segundo o artigo 6º da Consolidação das Leis do Trabalho:

“Não se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador, o executado no domicílio do empregado e o realizado à distância, desde que estejam caracterizados os pressupostos da relação de emprego.”

Dessa forma, o vínculo empregatício deve ser firmado como no trabalho presencial, o que exige um contrato de trabalho assinado. Para estabelecer as regras do trabalho híbrido, é importante firmar um acordo formal.

Esse contrato ou política interna varia com cada corporação, e nele constam informações cruciais como a frequência de ida ao trabalho presencial, como será o controle de ponto, por exemplo.

Qualquer mudança deve ser em comum acordo entre o trabalhador e a empresa, também sendo registrado como novo contrato ou complementando o já existente. Além disso, é necessário também um aviso com antecedência no caso de mudança de regime de trabalho.

Ter tudo isso documentado propriamente protege tanto o funcionário quanto a empresa contra ações trabalhistas. Não conhecer bem as leis de trabalho é a principal justificativa daqueles que sofrem processos judiciais, por isso é essencial estar ciente dos deveres previstos na CLT.

Jornada de trabalho híbrida: como funciona? 

Para se enquadrar na definição de teletrabalho, a jornada do trabalhador deve ser feita em sua maioria de forma remota. 

Para o regime de teletrabalho, o funcionário não tem sua jornada controlada e assim, segundo a CLT, não pode receber horas extras, por exemplo. Além disso, a empresa deve estar atenta ao excesso de horas trabalhadas e garantir que o trabalhador está realizando suas atividades com saúde e segurança.

No trabalho híbrido em geral, a alternância entre a prestação de serviços remota e presencial garante que sejam aproveitadas as vantagens de cada modelo. A flexibilização dessa modalidade é um grande benefício, já que a rotina pode ser adaptada para o perfil da empresa e de cada funcionário.

Porém, a flexibilidade também exige organização. Para estabelecer um revezamento entre os funcionários, por exemplo, é necessário planejar e definir datas e horários para cada um. Além disso, essas determinações devem ser firmadas formalmente.

Como aderir ao trabalho híbrido?

Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.

Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:

  • Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
  • Controle de ponto facial com geolocalização.
  • Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
  • Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
  • Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
  • Suporte via WhatsApp.

Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.

Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.

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