Saúde mental no trabalho híbrido

aditivo-de-contrato-do-trabalho-hibrido

A globalização da economia e o crescimento das tecnologias de informação e comunicação mudaram o ambiente organizacional. Na maioria das organizações em emergências extrema, esses movimentos relacionados ao surto da pandemia do SARS-CoV-2 estimularam e incentivaram mudanças. Mas como ficou a saúde mental no trabalho híbrido?

Durante a pandemia do Coronavírus, as empresas perceberam a necessidade de implementar mudanças e encontraram alternativas viáveis para continuar sua operação sem colocar a saúde de seus profissionais em risco. Assim, muitas mudaram suas políticas internas, procedimentos e todas as práticas de trabalho.

Não obstante, muitos profissionais se adaptaram aos novos métodos de trabalho. Por outro lado, esses elementos foram, muitas vezes, responsáveis pela distribuição inadequada de atividades e jornadas de trabalho. Como resultado, os colaboradores enfrentam sobrecarga e problemas graves de saúde física e mental.

Nesse sentido, estes problemas acabam levando o indivíduo a experimentar estresse psicológico, o que pode resultar em problemas de saúde como depressão e ansiedade. Para reverter essa problemática, é necessário refletir acerca da saúde mental no trabalho híbrido.

Mas afinal, como manter a saúde mental no trabalho híbrido? Pensando em te ajudar com todos os detalhes, a getdesk preparou este conteúdo completo. Continue conosco até o final e boa leitura.

saude mental no trabalho hibrido
O mundo do trabalho tem experimentado várias mudanças, principalmente em direção à introdução de métodos de trabalho mais flexíveis — Fonte: Pexels.

Qual a definição de trabalho híbrido?

Uma força de trabalho híbrida geralmente inclui pessoas que trabalham em um escritório ou local central e pessoas que trabalham remotamente. De acordo com suas preferências, os profissionais podem escolher onde são mais produtivos, ou uma combinação de ambos.

Isso significa que alguns colaboradores poderão apenas trabalhar remotamente de casa. Por outro lado, os demais trabalharão apenas no escritório. Finalmente, alguns trabalharão em casa por dois ou três dias antes de trabalhar no escritório nos restantes dias da semana de trabalho.

Desse modo, o modelo de trabalho híbrido combina elementos do trabalho tradicional no escritório com o trabalho remoto e é flexível. Então, os colaboradores em ambientes de trabalho híbridos alternam entre atuar no escritório e trabalhar a partir de um espaço remoto ou de outro local físico.

Você também pode se interessar por:

O que é saúde mental no trabalho híbrido?

A saúde mental no trabalho híbrido se refere ao bem-estar psicológico e emocional dos colaboradores que desempenham suas funções em um ambiente de trabalho que combina tanto o trabalho presencial, quanto com o trabalho remoto (ou teletrabalho).

Então, a saúde mental dos profissionais agora é um assunto importante para os líderes e gestores, principalmente devido à crescente adoção de modelos de trabalho híbrido, especialmente em resposta à pandemia de COVID-19.

A Organização Mundial de Saúde conceitua saúde mental como:

“Um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade”

De forma mais aprofundada, o equilíbrio do funcionamento mental é fundamental para o bem-estar, formado por quatro estados de equilíbrio: atenção, cognição, emoção e motivação.

Desse modo, o equilíbrio emocional pode ser definido como a capacidade de controlar as emoções para evitar excessos ou deficiências. Esses desequilíbrios também podem ser causados pela hiperatividade emocional, que afeta a função cognitiva e executiva, prejudicando a tomada de decisões e o funcionamento do colaborador.

Para atingir esse equilíbrio emocional, tanto os trabalhadores e os gestores podem elaborar estratégias de bem-estar na empresa, com o intuito de garantir a saúde mental.

Como a sua empresa pode auxiliar a saúde mental no trabalho híbrido?

Podemos dizer que o desafio para a organização de profissionais é ainda mais complicado no modelo de trabalho híbrido, pois o trabalho é organizado e desenvolvido usando uma combinação de características dos modelos de trabalho presencial e remoto.

Outros fatores, como o bem-estar, o desempenho e a produtividade também são significativos no mundo laboral. Segundo, Apollo Tecnhical, estudos indicam que a saúde mental dos profissionais melhora com o trabalho híbrido.

Então, isso significa que os colaboradores serão mais felizes se puderem escolher seu local de trabalho com mais liberdade. Isso resulta em melhor desempenho e menos estresse, o que, por sua vez, aumenta a produtividade da empresa. Mas essa premissa nem sempre é verdadeira, já que o isolamento e o distanciamento pode afetar a saúde mental do trabalhador.

Neste cenário em que os problemas mencionados acima têm um impacto significativo no relacionamento entre empregador e profissional, o endomarketing ganha destaque por seu papel estratégico e sua capacidade de contribuir positivamente para essas questões, desenvolvendo iniciativas que promovam a participação interna dos times.

Nesse sentido, existem algumas estratégias que as empresas podem adotar para melhorar a saúde mental no trabalho híbrido:

1. Engajamento

Sabe-se que os benefícios funcionais, econômicos e psicológicos tendem a aumentar o engajamento dos profissionais porque são associados ao comprometimento atitudinal dos profissionais com a organização.

Assim, isso ocorre porque os benefícios surgem de relações de troca, em que a organização fornece suporte e os colaboradores se comprometem.

agendar demo getdesk

Isso significa que o comprometimento organizacional é uma conexão emocional ou afetiva com a empresa que faz com que a pessoa se identifique com ela e se sinta profundamente envolvida e comprometida com ela.

2. Acesso a recursos para prevenção de doenças psicológicas

Uma pesquisa da AON Brasil com 800 empresas brasileiras revelou que as organizações que oferecem programas de gestão de saúde, bem-estar e qualidade de vida aumentaram de 28% para 59,7% em apenas 2 anos.

Ainda nesse estudo, descobriu-se que 43,5% dos programas incluíam atividades de saúde mental. 39,4% das empresas pesquisadas já estão trabalhando em programas preventivos de saúde mental para a tomada de decisões e, consequentemente, para o funcionamento individual.

A Organização Mundial da Saúde afirma que, para cada dólar investido em saúde mental e bem-estar, quatro dólares são ganhos por aumento da produtividade.

Além de aumentar a produtividade e ser benéfico para a empresa, por meio dessa ação é possível prevenir e viabilizar o tratamento para transtornos psicológicos que afetam a vida dos profissionais.

3. Oportunizar a aprendizagem e a atividade física

As oportunidades de aprender e investir em recursos aumentam o engajamento no trabalho e a sensação de satisfação com seu trabalho. Além disso, as mídias digitais usadas no teletrabalho conseguem facilitar a vida social e o aprendizado.

Uma maneira de lidar com a falta de movimento durante o teletrabalho é fazer exercícios físicos, já que é comum permanecer sentado por muito tempo. Apontado como um recurso para “um dia chato, estressante”, a atividade física pode produzir hormônios de prazer.

Além de conferir uma variedade de benefícios para a saúde física, como manter a pressão arterial, o diabete e a redução da obesidade, a atividade física também ajuda a tratar problemas mentais como depressão e ansiedade.

Desse modo, a prática regular de atividade física promove a redução do estresse e da ansiedade.

4. Comunicação eficiente

O sucesso da equipe e o bem-estar dos colaboradores dependem da boa comunicação no trabalho híbrido. Assim, é possível utilizar ferramentas de comunicação online eficazes, como e-mail, mensagens instantâneas, videoconferências e plataformas de colaboração. Para isso, certifique-se de que todos tenham acesso a essas ferramentas e saibam como usá-las.

Uma boa comunicação pode promover um aumento no engajamento, além de garantir que as informações necessárias para realizar o trabalho estejam disponíveis. Isso evita atrasos, mal-entendidos e retrabalho, resultando em maior produtividade.

Além disso, uma comunicação eficiente pode permitir um relacionamento saudável entre gestores e profissionais, gerando menos ansiedade e insegurança para o trabalhador.

Como adotar ferramentas no trabalho híbrido?

Para empresas, ser flexível não é só um diferencial para o mercado, mas uma necessidade. Cada vez mais é preciso de adaptar para garantir mais resultados positivos. 

Para aderir ao modelo, é fundamental conhecer o que diz a lei sobre o trabalho híbrido e tomar ações no jurídico para assegurar que tudo esteja conforme a CLT.

Além disso, o uso de ferramentas para auxiliar no trabalho híbrido conferem integração entre equipes e facilidade nos processos.

Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.

Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:

  • Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
  • Controle de ponto facial com geolocalização.
  • Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
  • Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
  • Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
  • Suporte via WhatsApp.

Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.

Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?