Qual o tamanho ideal do escritório no trabalho híbrido?

aditivo-de-contrato-do-trabalho-hibrido

Qual o tamanho ideal do escritório no trabalho híbrido? Abrir um espaço para a empresa não é uma tarefa fácil e envolve diversas questões, desde a ergonomia das estações de trabalho, ao tamanho do negócio. Esses aspectos influenciam no tamanho ideal do escritório, e no híbrido o cálculo da dimensão de espaço é ainda mais desafiador. 

Antes de contar qual o tamanho ideal do escritório no trabalho híbrido, é interessante frisar que foi se o tempo em que o espaço de trabalho focava apenas em uma estrutura com os equipamentos necessários para fazer a empresa acontecer. 

Atualmente, a cultura empresarial vem sofrendo grandes transformações em diversas áreas. A flexibilização das escalas de trabalho, o cuidado com a qualidade de vida do colaborador e a adoção de ferramentas de gestão são exemplos de tópicos em alta no mundo interno dos negócios. E com os espaço do escritório, isso não poderia ser diferente.

O ideal é que o ambiente de trabalho ofereça uma experiência confortável para todos os profissionais. Mas em um cenário onde a flexibilização só cresce, como identificar o tamanho ideal do escritório no trabalho híbrido

Se você tem uma equipe remota e agora quer investir no modelo híbrido de trabalho, descubra como calcular tamanho de escritório para o número de pessoas e como acomodar seus colaboradores da melhor forma. Confira esse artigo do blog getdesk.

qual o tamanho ideal do escritorio no trabalho híbrido
Qual o tamanho ideal do escritório no trabalho híbrido? Veja como acomodar todos os seus colaboradores de modo confortável — Foto: Freepik

Tamanho de escritório híbrido conforme as regras da ABNT

Qual o tamanho ideal do escritório no trabalho híbrido? Em primeiro lugar, não existe uma resposta exata para essa pergunta. O tamanho ideal do escritório híbrido varia conforme o número de profissionais da empresa, bem como o funcionamento das escalas presenciais e remotas, de modo que não ocorra uma lotação ou não aproveitamento do ambiente de trabalho. 

Então, a dimensão do espaço depende da necessidade da empresa. Mas existem algumas regras que podem auxiliar no tamanho do escritório híbrido no Brasil: a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) defende um Manual com a média de 7 a 9 metros quadrados (m²) por pessoa no espaço de trabalho. Só com essa medida já é possível ter uma breve noção do tamanho ideal do escritório híbrido para sua empresa. 

Espaço mínimo para escritório no trabalho híbrido

Nessa modalidade, nem sempre todos os colaboradores estarão presentes. Se a escala for flexível, será ainda mais difícil prever a utilização de espaço. Portanto, a capacidade do ambiente também deve prever situações onde haverá mais ou menos funcionários e, ao que tudo indica, 170m² é o tamanho mínimo para um espaço de trabalho colaborativo.

Nesse sentido, é possível acomodar pelo menos 50 estações de trabalho de 2,5m², além dos demais ambientes compartilhados do escritório. Mas isso é em um cenário onde a escala híbrida acomodará até 50 profissionais por dia. Se a empresa cogita trabalhar com mais profissionais, o tamanho por metro quadrado deve dobrar. 

Portanto, o calendário de rodízio híbrido influencia no tamanho ideal do escritório. Outro detalhe é o futuro do trabalho híbrido na empresa, bem como a possibilidade de novas contratações que, posteriormente, vão exigir um espaço ainda maior. 

Estrutura do escritório híbrido é pensada para profissionais híbridos

O escritório de trabalho híbrido não é só um ambiente com as clássicas estações de trabalho, mas também deve ser um lugar agradável para os colaboradores produzirem. Só que tudo isso deve ser feito de modo que o ambiente fique a cara da marca da empresa e os seus propósitos. Para garantir comodidade, o escritório deve ter:

agendar demo getdesk
  • Entrada e recepção;
  • Salas de reunião;
  • Banheiros;
  • Copa e cozinha;
  • Espaço reservado para a diretoria;
  • Sala de descompressão. 

Todas essas áreas são básicas de um escritório. Porém, como estamos falando de trabalho híbrido, é interessante oferecer uma alternativa híbrida na empresa, como as cabines individuais para reuniões entre profissionais presenciais e remotos, por exemplo. Essas pequenas salas são fundamentais para esse modelo também oferecer privacidade. 

Trabalhando no escritório híbrido: uma experiência imersiva

O tamanho do escritório é um assunto importante, bem como o quão aconchegante ele deve ser. Pode não parecer, mas esses são tópicos que colaboram para o sucesso do trabalho híbrido e pode gerar bons resultados e mais produtividade.

Então, o local de trabalho vai muito além de investir em recursos tecnológicos de ponta. Mas qual o tamanho ideal do escritório no trabalho híbrido também não deve ser a única dúvida dos profissionais responsáveis pela estrutura física da empresa. 

Acontece que muita coisa mudou nos últimos anos: a maneira como as pessoas trabalham e o modo como os profissionais se relacionam com o ambiente de trabalho também está sofrendo grandes transformações. Os profissionais buscam cada vez mais um escritório com espaços flexíveis e imersivos. 

Ao mesmo tempo, esse cenário de retorno ao presencial tem o desafio de mostrar que vale a pena ir ao escritório. Afinal, trabalhar de casa pode ser bem mais cômodo para muitos. Como solução, considere mostrar que esse também é um espaço de convivência e de troca de experiências.

Uma equipe unida e interagindo pode gerar bons frutos, além de novas ideias que favorecem a empresa, bem como colaboradores engajados e cheios de criatividade.

Como planejar os espaços de escritórios e aproveitar seus benefícios?

O escritório híbrido está entre tendências do trabalho. Esse modelo garante uma série de benefícios e, entre as vantagens do trabalho híbrido para empresas, está a redução de custos com locomoção, retenção de talentos e mais engajamento com a cultura da empresa. 

Contudo, as mudanças no tamanho do escritório não devem acontecer muito rapidamente. É preciso planejamento e preparo para o sucesso do espaço de trabalho híbrido. Além da proposta financeira, é interessante investir em uma curadoria para investigar as melhores formas de transformar o escritório híbrido, de modo que o conceito da empresa esteja presente. 

Ferramenta de gestão de espaço do escritório no trabalho híbrido

Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.

Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:

  • Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
  • Controle de ponto facial com geolocalização.
  • Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
  • Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
  • Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
  • Suporte via WhatsApp.

Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.

Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?