Ponto via geolocalização: o que é e quais suas vantagens? 

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O avanço tecnológico impactou diretamente o controle da jornada dos colaboradores. Novos e mais seguros métodos ganharam popularidade nos últimos anos, especialmente em decorrência da flexibilização dos modelos de trabalho. Neste cenário, organizações de diversos tamanhos implementaram uma variedade de ferramentas, como controle de ponto via geolocalização.

Entender como esse sistema funciona é importante para compreender sobre usabilidade e a compatibilidade para implementação na sua empresa. Além disso, também é relevante avaliar quais os principais benefícios do ponto via geolocalização e quais segmentos mais se beneficiam deste modelo.  

Com objetivo de te auxiliar a entender como essa ferramenta funciona e compreender as vantagens do seu uso, nós, da getdesk, preparamos este conteúdo. Para saber mais, continue conosco e boa leitura.  

ponto via geolocalizacao
O controle de ponto via geolocalização favorece empresas de diversos tamanhos e segmentos – Foto: Unsplash.

O que é geolocalização? 

Geolocalização é um termo usado para referir-se a tecnologias que indicam a localização geográfica. Essas ferramentas mostram, com precisão, onde estão objetos por meio da utilização de coordenadas geográficas. Estas, por sua vez, são identificadas via satélite — sendo o equipamento responsável por conferir a latitude e a longitude, desse modo, sinalizando a sua localidade. 

Algumas tecnologias que usam geolocalização para funcionarem são o Wi-FI, radiofrequência e o famoso GPS. Outros exemplos cotidianos de soluções que também tem como base a geolocalização são aplicativos como Uber, Waze e Google Maps, até serviços de entrega, como iFood e Rappi, que utilizam mapas para se localizarem.  

A geolocalização funciona a partir de diferentes tecnologias, as principais são:

  • GPS: Global Position System, ou Sistema de Posicionamento Geográfico é um a tecnologia que identifica a localização de objetos por meio de transmissões via satélite.  Consegue identificar a posição até mesmo de forme offline. Entretanto, pode ser afetado por barreira físicas.  
  • GSM: Global Global System for Mobile Communications, ou Sistema Global para Comunicações Móveis, atua de modo semelhante ao GPS, mas ao invés de satélite, funciona por meio da radiofrequência. Ou seja, ele identifica a posição por meio de sinais telefônicos. Apesar de funcionar a distância, não funciona em locais sem sinal de telefone.  
  • Wi-Fi: é a internet sem fio que estamos acostumados a usar em nosso cotidiano. Aqui a localização do colaborador é identificada com base em sua conexão com a internet. Pode ser extremamente versátil, entretanto, depende da conexão a um roteador ou repetidor de sinal.  

Como funciona o controle de ponto via geolocalização?  

A partir da flexibilização dos formatos de trabalho, ocasionado pela pandemia de Covid-19, novas maneiras de controle de ponto ganharam popularidade. Afinal, métodos tradicionais, como o relógio ou livro de ponto, não eram funcionais para a marcação da carga horária de profissionais nos regimes híbrido e de teletrabalho.  

Neste cenário, muitas empresas tiveram que buscar por ferramentas que viabilizassem o registro de ponto mesmo para profissionais que estavam atuando remotamente. Nesse sentido, era também preciso acompanhar a jornada a distância, sem invadir a privacidade dos colaboradores. Diante disso, a solução encontrada foram os sistemas de ponto via geolocalização.  

Para que o controle de ponto por geolocalização funcione adequadamente, o colaborador deve ter acesso a um sistema de ponto eletrônico em algum dispositivo base, como tablet, computador ou celular.  

Com a instalação da plataforma no dispositivo, basta que o profissional ative a funcionalidade de localização. Assim, a empresa consegue acompanhar com precisão o local onde a localização foi ativada. Isso permite controlar a carga horária dos colaboradores em tempo real e ter garantia do local onde a marcação foi realizada. 

O que diz a CLT sobre o ponto via geolocalização? 

Conforme o art. 74 da Consolidação das Leis Trabalhistas, estabelecimentos com mais de 20 colaboradores devem realizar obrigatoriamente o controle da jornada. As organizações podem escolher qual ferramenta faz mais sentido para o seu modelo de trabalho, a fim de contemplar todos os funcionários e suas necessidades. 

A respeito do controle da jornada de trabalhadores que realizam suas funções fora das dependências da empresa, o parágrafo 3º do art. 74, nos informa que:  

“§ 3º. Se o trabalho for executado fora do estabelecimento, o horário dos empregados constará do registro manual, mecânico ou eletrônico em seu poder, sem prejuízo do que dispõe o caput deste artigo.”

Isso quer dizer, que mesmo o colaborador realize suas funções fora da empresa — seja em home office, ou em outro formato — ele deve registrar a sua carga horária conforme as opções disponíveis: manual, mecânico (como um relógio de ponto) ou eletrônico (por meio de sistemas informatizados). 

Como na prática, o controle de ponto via geolocalização se encaixa na categoria de registro de ponto via programa (REP-P), a qual se inclui como ponto eletrônico, é possível utilizar esse recurso para a marcação da jornada.  

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Quais as vantagens do ponto via geolocalização?  

A marcação de ponto via geolocalização proporciona diversos benefícios para as empresas que o implementam, desde maior confiabilidade nos registros, até a melhora da gestão das informações. A seguir, listamos alguns dos principais benefícios do controle de ponto via geolocalização. Confira:

1. Registro precisos e confiáveis 

O acompanhamento do controle de ponto via geolocalização é um método de marcação que fornece precisão e segurança. Afinal, é possível ter certeza de que o colaborador realmente estava no local indicado para sua função no momento do registro. 

Com isso, empresas que adotam o modelo híbrido obtém vantagens por conseguirem conferir se, de fato, o funcionário estava presente no escritório nos dias indicados para sua presença.  

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Dessa maneira, o ponto via geolocalização colabora para evitar fraudes e registros inconsistentes.  

2. Privacidade  

Ao adotar esse tipo de tecnologia, o empregador tem a certeza de que os colaboradores estão realizando suas demandas no local e período, conforme previsto no contrato de trabalho.

Nesse sentido, esse método para gestão da carga horária beneficia os gestores, os quais tem a certeza de que os colaboradores estão realizando suas tarefas, mesmo fora do escritório.

Isso também preserva a privacidade dos colaboradores à medida que dispensa o uso de métodos menos eficazes, como a exigência de que eles mantenham as câmeras abertas durante o expediente.  

3. Adaptação para equipes externas  

Além de equipes híbridas, empresas que necessitam que seus colaboradores realizem atividades externas, também se beneficiam do acompanhamento de ponto via geolocalização.   

Afinal, como o registro ocorre via dispositivos, como celulares ou tablets, não há necessidade de deslocamento até a sede de empresa para “bater o ponto”. Tudo é realizado virtualmente.  

Assim, empresas de setores como construção civil, agronegócio e o setor de vendas (no caso de visita aos clientes) conseguem manter os registros dos funcionários assertivamente, mesmo com atividades externas e deslocamentos.  

4. Facilidade na gestão das informações  

Por se tratar de uma plataforma digital, a gestão sobre carga horária passa a ser feita de maneira automatizada. Isso porque o software se torna o responsável por armazenar as informações sobre a rotina individual de cada colaborador.  

Com isso, a rotina do departamento de gestão de pessoas é otimizada. Para realizar processos como a folha de ponto e o fechamento da folha de pagamento, basta consultar as informações da plataforma. Dessa maneira, a equipe ganha tempo e evita inconsistências por cálculos manuais.  

O controle de ponto via geolocalização proporciona inúmeros benefícios para as empresas que optam por esse formato de apontamento da jornada. Foto: Freepik.

Para quem o ponto via geolocalização é relevante?  

O controle de ponto com geolocalização é interessante para diversos segmentos e modelos de negócios.  

As empresas que adotam o modelo híbrido se beneficiam por ter poderem acompanhar com precisão a presença dos colaboradores no escritório.  

Já na jornada remota, essa função pode ser eficaz para rastrear os dispositivos e aumentar a segurança tanto do colaborador quanto da empresa, caso ocorra algum incidente com os dispositivos de trabalho.  

Da mesma forma, em empresas que realizam trabalhos presenciais, especialmente em locais externos, esse método é crucial por permitir conferir onde estão os colaboradores. Assim, por exemplo, a equipe de vendas pode ir diretamente ao cliente sem ter que passar na empresa apenas para registrar a carga horária. 

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