Nos últimos anos, as rotinas flexíveis se tornaram tendência no mercado de trabalho. Assim, entender o que é o modelo de trabalho híbrido e quais as suas vantagens se tornou fundamental. Cada vez mais, os profissionais de alta performance apontam que preferem rotinas que alternam presencial e remoto. Sendo assim, considerar o híbrido representa um diferencial para atrair e reter talentos.
No cenário pós-pandêmico, o híbrido representou uma saída para promover o retorno ao trabalho presencial. No entanto, o que era algo temporário se converteu em tendência, uma vez que tanto empregadores, quanto colaboradores, obtiveram vantagens com esse tipo de rotina.
A fim de ajudar você a entender o que é modelo de trabalho híbrido, quais suas vantagens e o que diz a lei sobre esse tema, nós da getdesk, preparamos este conteúdo. Para saber sobre o esse tema, continue conosco e boa leitura.
Acesso rápido
O que é modelo de trabalho híbrido?
A pergunta “o que é modelo de trabalho híbrido” se repetiu em muitas empresas nos últimos anos. Esse formato de trabalho combina dias de trabalho remoto com dias de rotina presencial, tido como uma rotina flexível que viabiliza uma maior variedade de horários, bem como, realização das funções em diferentes locais.
O híbrido ganhou popularidade no Brasil como uma forma de fazer com que os colaboradores retornassem ao escritório no período pós-pandemia. O objetivo era facilitar a transição para o presencial.
No entanto, o híbrido se converteu uma tendência que tomou conta das empresas. Segundo a pesquisa “O Futuro do Trabalho no Brasil”, realizada pela Think with Google, em 2022, cerca de 56% das empresas utilizavam o híbrido, enquanto 19% optavam pelo remoto e 25% pelo presencial total.
Neste cenário, o híbrido era utilizado pela maior parte das empresas avaliadas. Já no cenário pós-pandemia, isso se consolidou.
Cenário do trabalho híbrido pós-pandemia
O contexto do híbrido pós-pandemia continua relevante. Ainda que, segundo a consultoria Robert Half, o presencial tenha crescido — em 2023, cerca de 35% das empresas adotavam o presencial total —, o híbrido não foi deixado de lado.
Já conforme a pesquisa da JLL, na América Latina, 72% das empresas adotam o formato híbrido, sendo que no Brasil, a preferência é pelo modelo híbrido 2×3, onde os colaboradores trabalham dois dias presencialmente e três dias remotamente, representando a escolha de 45% das empresas.
Além disso, segundo outro levantamento divulgado no início de 2024, feito pela IWG com CEOs de empresas ao redor do planeta, aproximadamente 75% pretendem manter ou implementar o híbrido nos próximos anos.
Ao analisar essas informações percebemos que o híbrido segue relevante, mesmo no cenário pós-pandêmico. Desse modo, podemos entender que segue valendo a pena adotar o formato híbrido, já que faz parte do futuro do trabalho e traz vantagens tanto empresas quanto para colaboradores.
Quais as vantagens do formato de trabalho híbrido?
Entender o que é modelo de trabalho híbrido também diz respeito a entender quais são as suas principais vantagens.
O híbrido não beneficia apenas os funcionários por proporcionar maior flexibilidade, mas também, o empregador, já que, viabiliza a redução de custos e ajuda na retenção de talentos. A seguir listamos outras das vantagens do formato híbrido.
1. Melhora da produtividade
O híbrido permite uma rotina de vida mais flexível. Com isso, a produtividade dos colaboradores melhora, pois, esse modelo de trabalho permite um ambiente de trabalho mais confortável e menos sujeito a distrações. Além disso, o trabalho híbrido pode reduzir o estresse e a fadiga, o que também contribui para um aumento na produtividade.
Uma pesquisa realizada no Reino Unido apontou que cerca de 66% dos colaboradores sentiram melhora na saúde mental quando suas empresas adotaram o formato híbrido. Sendo assim, o híbrido promove maior qualidade de vida, algo que está diretamente ligado a melhora da produtividade.
2. Redução de custos
O trabalho híbrido oferece várias vantagens para as empresas. Além de melhorar a rotina dos colaboradores e a sua produtividade, a adoção do híbrido também financeiramente vantajosa.
Com esse tipo de rotina, o tamanho do escritório pode ser reduzido, porque não é necessário acomodar muitas pessoas ao mesmo tempo. Dessa forma, os custos com aluguel podem ser diminuídos, já que a empresa pode operar em um espaço físico menor.
Outras contas também podem ser reduzidas como: manutenção, limpeza, contas de água e eletricidade e equipamentos, como desktops. Com isso, a organização pode alocar recursos em outros setores que podem trazer maior retorno para o seu crescimento.
3. Retenção de talentos
Uma das grandes vantagens do trabalho híbrido é que ele contribui para a retenção de talentos. Estudos indicam que modelos flexíveis são essenciais para atrair e manter profissionais de alto desempenho nas organizações.
Isso ocorre porque jornadas flexíveis, como o trabalho híbrido e remoto, são vistas como benefícios pelos trabalhadores. De acordo com uma pesquisa da consultoria Robert Half, o retorno completo ao trabalho presencial faria com que cerca de 38% dos profissionais brasileiros procurassem um novo emprego.
Nesse contexto, a jornada que combina trabalho presencial e remoto é vantajosa para as empresas, por promover o contato entre as equipes e, ao mesmo tempo, beneficia os colaboradores, permitindo que mantenham rotinas saudáveis e equilibrem o trabalho com vida pessoal.
4. Melhora da gestão do tempo
Já pensou quanto tempo um trabalhador gasta se deslocando para a empresa? Além de ocupar horas do dia, esse deslocamento gera cansaço.
Com o trabalho híbrido, é possível economizar várias horas que seriam gastas no trajeto até a empresa. Mesmo que esse tempo não se converta diretamente em horas, pelo deslocamento não ser diário, os funcionários ficam descansados. Logo, estão mais dispostos para sua jornada de trabalho diária.
Além disso, o trabalhador consegue equilibrar melhor sua vida pessoal e profissional com esse tempo extra. Isso aumenta o bem-estar e a saúde mental, refletindo no desempenho no trabalho e ajudando a reduzir os afastamentos por questões como burnout.
O que diz a lei sobre o trabalho híbrido?
Entender o que a lei diz sobre o trabalho híbrido é fundamental se você está considerando adotar esse modelo de jornada.
No Brasil, a Lei n.º 14.442, de 2022, regulamenta os “novos” modelos de trabalho, como o teletrabalho e o híbrido. Essa norma surgiu a partir da Medida Provisória (MP) 1.108, aprovada a fim de adaptar a legislação as novas formas de trabalho.
Com a aprovação da Lei n.º 14.442, o teletrabalho deixou de ser obrigatoriamente preponderante. Antes dessa norma, quem atuava em regime de teletrabalho precisava trabalhar remotamente todos os dias. A partir da nova Legislação, as empresas puderam estabelecer dias de trabalho presencial sem descaracterizar o regime remoto.
Conforme o art. 75-B, do texto da Lei, temos que:
“Art. 75-B. Considera-se teletrabalho ou trabalho remoto a prestação de serviços fora das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação, que, por sua natureza, não configure trabalho externo.
§ 1º O comparecimento, ainda que de modo habitual, às dependências do empregador para a realização de atividades específicas que exijam a presença do empregado no estabelecimento não descaracteriza o regime de teletrabalho ou trabalho remoto.”
Sendo assim, o formato híbrido no Brasil é considerado legal, ainda que a CLT não disponha de uma norma que trate especificamente sobre o assunto. Nesse caso, o ideal é inserir um aditivo de contrato de trabalho híbrido, para obter um maior respaldo jurídico.
Conte com a getdesk para sua rotina de trabalho híbrido
Ferramentas tecnológicas são fundamentais para auxiliar a superar os desafios da rotina híbrida e alcançar todas as suas vantagens. Sendo assim, contar com um sistema para gestão de salas de reunião e mesas de trabalho, como a getdesk faz toda a diferença na rotina de trabalho híbrido.
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?