Inteligência artificial no trabalho híbrido: descubra como usar

aditivo-de-contrato-do-trabalho-hibrido

O uso de inteligência artificial no trabalho híbrido deixou de ser uma tendência para se converter em uma realidade. Pesquisas apontam que uma parte considerável dos trabalhadores brasileiros já utiliza ou utilizou IAs em suas demandas laborais. E, quando usadas de forma adequada, essas tecnologias ajudam a tornar o ambiente corporativo mais dinâmico e superar os obstáculos das rotinas flexíveis.  

Por outro lado, como toda novidade, a implementação da IA no ambiente corporativo traz seus desafios. Entre eles estão a adaptação dos colaboradores, o investimento inicial em tecnologias avançadas e a privacidade dos dados, tanto da própria companhia quanto de clientes e fornecedores.  

No entanto, com estratégias eficientes, é possível superar esses desafios e aproveitar os benefícios da implementação de IA para facilitar a rotina de trabalho e otimizar processos manuais, melhorando a performance das equipes.  

A fim de ajudar você a entender como usar inteligência artificial no trabalho híbrido, nós, da getdesk, preparamos este conteúdo completo. Então, se você quer saber mais sobre o tema, siga conosco até o final. Boa leitura.

inteligencia artificial no trabalho hibrido
O uso de inteligência artificial no trabalho híbrido colabora para automatizar tarefas, analisar dados complexos e fornecer insights para tomada de decisões assertivas – Foto: Freepik.

Inteligência artificial é tendência em gestão de pessoas 

Nos últimos anos, o crescimento do uso de ferramentas de inteligência artificial fez com que muitas empresas incorporassem essas suas soluções em seu cotidiano. E, cada vez mais, o uso das IAs no trabalho se consolida como uma tendência que chegou para ficar.  

No cenário brasileiro, um levantamento do LinkedIn em parceria com a Microsoft, indicou que mais de 80% dos trabalhadores brasileiros já usaram IA em seu trabalho. Isso indica que milhares de profissionais já utilizam IAs no seu cotidiano.  

Quando o assunto é gestão de pessoas, as inteligências artificiais podem ser usadas em diferentes áreas, segmentos e projetos. Afinal, são capazes de automatizar tarefas rotineiras, o que permite aos profissionais dedicarem mais tempo a demandas estratégicas.  

Além disso, as IAs são aliadas das ações de retenção de talentos. Por meio delas é possível analisar dados e identificar possíveis lacunas que deixam os profissionais desmotivados. A partir disso, a equipe responsável consegue, com base em informações reais, reformular e implementar táticas para motivar os colaboradores e reduzir o turnover.  

Outros processos favorecidos pela IA são a seleção e o recrutamento de novos funcionários.  Como, cada dia mais, as companhias investem em Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), essas tecnologias acabam colaborando para tornar o processo mais igualitário por eliminarem vieses.  

Já no trabalho híbrido, esses recursos tecnológicos auxiliam na produtividade dos colaboradores e a analisar informações sobre a gestão do espaço de trabalho.  

Você pode ter interesse em:

Benefícios da inteligência artificial no trabalho híbrido 

O surgimento e a popularização do uso de novas tecnologias tendem a favorecer a produtividade. Nos anos 1990, a utilização de computadores pessoais levou a um verdadeiro boom de produtividade nos EUA. Nesse sentido, especialistas indicam que o uso de IA e a adoção de jornadas flexíveis contribuem para a melhora da performance dos profissionais.  

A razão para isso é que a utilização da IA permite automatizar tarefas repetitivas, ganhando velocidade na sua realização e entrega. Isso também favorece o trabalho estratégico e criativo, visto que os colaboradores terão mais tempo para dedicar-se a esse tipo de demanda.  

O uso de inteligência artificial no trabalho híbrido facilita a comunicação e o compartilhamento assertivo de informações. Por sua vez, otimizando as trocas entre equipes presenciais e remotas, tornando os diálogos mais diretos e objetivos.  

Ainda sobre comunicação, as IAs favorecem o contato entre equipes diferentes. Por meio delas, se torna mais fácil criar apresentações com linguagem acessível, favorecendo o entendimento de colegas de outras áreas.  

Nas rotinas híbridas, colaboram para organizar as rotações do escritório híbrido, analisar informações e oferecer sugestões de como otimizar o uso do espaço de trabalho. Dessa forma, as empresas conseguem melhorar o espaço e trazer mais conforto a todos.  

Já do ponto de vista estratégico, as IAs se tornam ainda mais relevantes na rotina de uma organização, uma vez que são capazes de processar e analisar dados e métricas, bem como fornecer insights valiosos para os gestores. 

Quais os desafios do uso da IA no trabalho híbrido? 

Ainda que o uso de inteligência artificial no trabalho híbrido tenha diversas vantagens, o seu uso traz desafios.  

A primeira questão em relação a isso é a privacidade e a segurança dos dados. Ao usar uma ferramenta de inteligência artificial, dados sensíveis da empresa podem ser compartilhados com a ferramenta. Por sua vez, pode levar ao vazamento de informações ou a problemas relacionados à LGDP.  

Outro ponto é a adaptação dos funcionários ao uso dessas tecnologias. Por se tratar de uma novidade, pode ser que nem todos saibam como usar as ferramentas de forma adequada.  

Sendo assim, as empresas precisam investir em treinamentos de capacitação para as equipes para que todos tenham conhecimento de como utilizar as IA’s em suas rotinas. Essa abordagem evita que pessoas se sintam excluídas, o que traria prejuízos ao clima organizacional.  

Existe, ainda, a questão do investimento inicial. A depender do nível de complexidade, os custos para implementação de ferramentas de IA podem ser elevados. Em algumas situações, existe a demanda por contratar consultorias, o que também encarece a aquisição.  

Os dilemas éticos também representam um ponto de atenção para companhias que desejam utilizar inteligência artificial no trabalho híbrido. Por sua vez, envolve garantir que os sistemas sejam transparentes e não reproduzam vieses discriminatórios. 

agendar demo getdesk

Como usar inteligência artificial no trabalho híbrido? 

Agora que você já entendeu os pontos positivos e os desafios da IA na rotina de uma empresa, deve estar se questionando “como usar a inteligência artificial no trabalho híbrido?”. Como mencionamos, existem diversas maneiras de aplicar esse tipo de tecnologia no trabalho híbrido.  

A seguir, listamos algumas das principais aplicações práticas. Acompanhe: 

Gestão de projetos e demandas

Plataformas de gestão de projetos e tarefas como Asana e Monday contam com ferramentas de IA incorporadas. Por sua vez, esse recurso otimiza processos como alocação de tarefas e segmentação de demandas, a partir de uma base de dados fornecida.  

Dessa forma, o que essas ferramentas fazem é analisar prazos, volume de trabalho e disponibilidade de cada membro da equipe. A partir disso, a IA sugere a distribuição mais eficiente, garantindo que projetos sejam entregues dentro do período estipulado.  

Esse recurso otimiza o tempo de lideranças e gestores, uma vez que a ferramenta realiza uma análise que demoraria horas em poucos minutos. Além disso, facilita o acompanhamento e a visualização da performance de cada colaborador.  

Recrutamento e onboarding personalizado 

O processo de recrutamento toma um tempo considerável da rotina de profissionais de gestão de pessoas. Esse é outro processo que pode ser otimizado com a utilização de inteligência artificial.  

Hoje em dia, existem sistemas especializados, como a Gupy, que usam algoritmos para filtrar currículos e identificar os candidatos mais adequados, sem a interferência de vieses. Essa é uma maneira de tornar o recrutamento mais inclusivo, veloz e assertivo.  

Durante o durante o onboarding, sistemas de IA podem personalizar treinamentos com base nas necessidades específicas de cada colaborador, acelerando sua adaptação e produtividade. 

Inteligência artificial conversacional como assistente virtual  

A popularização da inteligência artificial se deu, principalmente, em razão do surgimento, em 2022, do ChatGPT (OpenAI), uma IA conversacional — tecnologia que permite interações de linguagem natural entre humanos e robôs. Em seguida, outras ferramentas do mesmo estilo surgiram, como Google Gemini e Microsoft Copilot.  

Por sua vez, essas ferramentas também podem ser aplicadas na rotina do trabalho híbrido. A partir delas é possível responder questões simples, sem a obrigação de consultar um colega ou gerente, além de oferecer suporte rápido e responder dúvidas simples.  

Isso, além de aumentar a produtividade, uma vez que as questões são respondidas rapidamente, também otimiza a rotina de equipes como a de suporte da empresa, liberando para tarefas mais complexas. 

Colaboração das equipes  

Plataformas como o Google Workspace e Microsoft Teams contam com ferramentas de IA que viabilizam a transcrição automática de reuniões, organização de notas e até mesmo a tradução em tempo real.  

Esse tipo de recurso facilita a comunicação interna das equipes e favorece a troca de informações com outros times. Dessa forma, a IA se torna um recurso importante para favorecer a comunicação no trabalho híbrido, pois, em algumas empresas, esse processo representa um desafio.  

Neste contexto, a inteligência artificial no trabalho híbrido colabora para superar barreiras e facilitar a colaboração na empresa. Fatores cruciais para obter bons resultados em uma rotina flexível.  

Análise e previsão de tendências 

Antecipar tendências futuras é a chave para se destacar da concorrência e conquistar resultados de negócio relevantes.  

Neste sentido, as ferramentas de inteligência artificial também representam um papel relevante. Por meio delas, é possível prever tendências e tomar decisões assertivas para o futuro da companhia.   

A partir de dados históricos, as IAs conseguem prever demandas, identificar períodos de sazonalidade, processos com gargalos e oferecer melhores sugestões para alocar recursos.  

Ferramentas conhecidas, como ChatGPT, Microsoft Copilot e o Google Gemini já conseguem realizar esse tipo de análise e oferecer insights relevantes, que poderão impactar toda a empresa.  

Conte com a getdesk e alcance os melhores resultados com o modelo híbrido  

O trabalho híbrido é um modelo que confere muitas vantagens para empresas e trabalhadores. Por isso se tornou tão popular, sendo o preferido entre gestores e funcionários.    

Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.    

Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:    

  • Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.    
  • Controle de ponto facial com geolocalização.    
  • Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.    
  • Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.    
  • Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.    
  • Suporte via WhatsApp.    

Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.    

Então, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora. 

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?