Modalidade adotada pelo Mercado Pago dá mais autonomia e flexibilidade para o colaborador que pode trabalhar até fora do país por 90 dias
Em janeiro de 2023, o Mercado Pago anunciou a adoção do modelo de trabalho híbrido flexível para os colaboradores do setor administrativo. A fintech do Mercado Livre priorizou a flexibilidade e autonomia dos profissionais e, com essa nova modalidade, eles escolhem a frequência da atuação presencial.
O trabalho híbrido é feito conforme a necessidade produtiva e também conforme determinadas ocasiões. O onboarding de novos colaboradores e os períodos de feedback, por exemplo, são realizados preferencialmente no escritório. As celebrações também é outro momento no qual os profissionais devem se deslocar para a fintech. Já as reuniões e check-ins podem ser feitos de maneira remota, bem como outras demandas administrativas.
Outro detalhe interessante é a possibilidade de trabalhar fora do país, pelo prazo de até 90 dias por ano. Ou seja, o profissional pode atuar em qualquer lugar do mundo – desde que ele realize o expediente conforme o fuso horário do Brasil.
Saiba mais sobre o que é o trabalho híbrido adotado pelo Mercado Pago e o que uma pesquisa tem a respeito dessa modalidade. Continue com a getdesk.
Acesso rápido
- O que é o modelo híbrido flexível? Trabalho envolve presencial e remoto
- Pesquisa mostra que modelo híbrido de trabalho é preferência entre os brasileiros
- Trabalho híbrido e o Mercado Pago: remoto não é uma novidade
- Benefícios do híbrido flexível envolve menos custos e mais saúde mental
- Como implementar o modelo híbrido na sua empresa?
O que é o modelo híbrido flexível? Trabalho envolve presencial e remoto
Essa modalidade vem ganhando cada vez mais espaço e se tornando uma realidade na maioria das empresas. Diferentemente da jornada presencial ou remota, o trabalho híbrido permite ao colaborador a possibilidade de atuar em diferentes lugares, geralmente, alternando entre a própria casa e o escritório.
Nesse modelo, a empresa estabelece uma frequência fixa para a ida presencial dos colaboradores, podendo ser de uma a duas vezes por semana. Normalmente, isso varia conforme as demandas e a produtividade das equipes.
O híbrido flexível não é muito diferente do trabalho híbrido. Os profissionais ainda atuam presencialmente e de maneira remota. Mas nesse novo modelo o colaborador tem mais flexibilidade e autonomia para escolher os dias presenciais, bem como os dias de trabalho em casa. Além disso, ele pode trabalhar em qualquer lugar, como outras cidades, sem a necessidade de estar em “home office”.
Dessa forma, o funcionário tem a liberdade de se organizar segundo às demandas e a sua produtividade, determinando o que pode ser feito melhor presencialmente e aquilo que é possível de ser realizado em casa. Trazendo uma série de benefícios.
Pesquisa mostra que modelo híbrido de trabalho é preferência entre os brasileiros
Diversas empresas preferem trabalho híbrido, mas os profissionais também estão preferindo o modelo. Ainda no começo desse ano, a Kultua divulgou uma pesquisa que afirma a preferência dos colaboradores pelo modelo híbrido.
Entre janeiro de 2021 e outubro de 2022, a Peopletech reuniu 3.128 profissionais da sua base de clientes e realizou mais de 30 pesquisas de cultura. O resultado aponta que 74% dos colaboradores entrevistados preferem o trabalho híbrido, seja o flexível ou o estruturado.
Lívia Brandini, CEO da Kultua, comenta que apesar dos desafios de comunicação, as pessoas conseguiram se adaptar ao sistema híbrido de trabalho e atualmente ele é visto como um grande benefício pelos colaboradores – e os líderes concordam. Ela também menciona três motivos para o sucesso desse modelo, tais quais:
- Economia: o profissional não precisa se deslocar com tanta frequência e economiza tempo com trânsito e engarrafamento. A empresa também se beneficia e tem menos custos com transporte ou combustível, por exemplo.
- Flexibilidade e produtividade: mais tempo disponível aumenta a satisfação do colaborador que transfere um foco maior para suas atividades. O remoto também tem menos dispersões e proporciona mais conforto, além de personalização do ambiente de trabalho. Tudo isso são fatores que resultam em mais produtividade.
- Equilíbrio: da vida profissional e pessoal.
Trabalho híbrido e o Mercado Pago: remoto não é uma novidade
Em entrevista ao Você RH, Claudia Soler, gerente Sênior da empresa, comentou que a busca por talentos competitivos com outros bancos foi um fator decisivo para a empresa adotar esse modelo. No entanto, isso não é uma novidade na fintech: antes mesmo da pandemia (no qual 46% das companhias adotaram o trabalho híbrido, segundo pesquisa desenvolvida pela Fundação Instituto de Administração, o FIA), o Mercado Pago já permitia o home-office uma vez por semana.
Com o aumento de produtividade das equipes no modelo remoto, a empresa passou a considerar o presencial de duas a três vezes por semana – tudo feito de forma flexível.
“A gente se deu conta de que não precisava de regra.”
Claudia Soler, gerente sênior do Mercado Pago
Benefícios do híbrido flexível envolve menos custos e mais saúde mental
Apesar dos desafios, empresa e colaborador são impactados por essa jornada que carrega uma série de vantagens. Dentre elas:
Vantagens do trabalho híbrido para o colaborador
- Menos estresse com o trajeto presencial proporciona bem-estar ao profissional.
- Isso também gera mais tempo de descanso das equipes.
- Melhora da saúde mental do colaborador.
- Flexibilidade para o indivíduo conciliar vida pessoal e profissional.
- Desenvolvimento de novos hobbies, etc.
Vantagens do trabalho híbrido para a empresa
- Redução de custos de infraestrutura e deslocamento.
- Fortalece o clima organizacional.
- Aumento da vantagem competitiva e retenção de colaboradores.
- Motivação das equipes.
- Aumento da produtividade.
- Maior alcance geográfico.
Como implementar o modelo híbrido na sua empresa?
A mudança para o trabalho híbrido é repleta de desafios, incluindo a melhora da comunicação entre os colaboradores, onde aqueles que estão no escritório precisam estar sincronizados àqueles que estão remotos. Inclusive, a reunião online é apenas um exemplo de interação para que as equipes não percam suas relações de troca, existem muitas outras.
Por isso, criar um plano de ação para essa transição é fundamental. E para isso, o planejamento deve incluir regras de autonomia e estratégias de engajamento das equipes, como, por exemplo, a adoção da cultura de feedback constante. Além disso, a capacitação dessa jornada também previne empecilhos durante fase de implementação.
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?