Plataforma para Reserva de Estações de Trabalho: conheça!

aditivo-de-contrato-do-trabalho-hibrido

O modelo de trabalho híbrido concilia as atividades remotas e as atividades presenciais, com a possibilidade de que os colaboradores possam comparecer ao espaço físico durante alguns dias da semana. Neste contexto, a organização do ambiente se torna essencial por existir a alternância da ocupação das estações de trabalho. Para isso, a tecnologia se torna a melhor aliada. Dessa forma, contar com uma plataforma para reserva de estações de trabalho, como a getdesk, auxilia na alocação de profissionais e na gestão interna de times.

Esse novo formato de organização surgiu como uma adaptação para o cenário do afastamento social. Com as restrições impostas pelo avanço da pandemia de Covid-19, o mercado de trabalho e as relações trabalhistas sofreram grandes mudança. Neste cenário, o remoto foi a solução adotada, para as empresas seguirem em funcionamento. E, com o avanço da flexibilização, o cenário mudou novamente e muitas organizações passaram a adotar o modelo híbrido.

Com novas maneiras de lidar com o espaço físico de trabalho, a adesão ao trabalho híbrido — modalidade que concilia o remoto ao presencial — foi uma novidade à qual as empresas tiveram que se adaptar. A rotatividade foi a opção mais favorável para aproveitar o escritório de forma eficiente, viabilizando a diminuição do espaço físico e a redução de gastos, como aluguel e limpeza. 

Como a getdesk, soluções logo surgiram no mercado para atender esses novos cenários e facilitar a gestão das estações de trabalho. Então, para te mostrar a melhor plataforma para reserva de estações de trabalho, preparamos este conteúdo completo. Para saber mais sobre o tema, continue conosco até o final e boa leitura.

plataforma para reserva de estacoes de trabalho
A getdesk é a melhor plataforma para reserva de estações de trabalho, auxiliando na organização do espaço interno e gestão de colaboradores pela empresa — Foto: Freepik.

Origem do escritório híbrido

A pandemia de Covid-19 alterou para sempre as relações de trabalho e o mercado em sua totalidade. Com as restrições sanitárias, o espaço presencial e compartilhado da empresa foi limitado por não trazer segurança aos profissionais, de modo que a prestação de serviços remota se tornou protagonista.

Contudo, o modelo remoto não era novidade, ainda que representasse minoria entre as relações de trabalho. Com a pandemia e a falta de opções, as companhias procuraram por meios de desenvolver e realizar as atividades à distância, aprimorando métodos e criando novas culturas internas.

Contudo, com o fim da pandemia e flexibilização das medidas de segurança, muitas empresas e profissionais demonstraram um certo receio pelo retorno aos 100% presencial. Afinal, após tanto tempo trabalhando de sua casa, novas rotinas ganharam espaço, adaptações e investimentos foram feitos, e muitos pensaram duas vezes antes de renunciar a tudo isso.

Por isso, em meio a um impasse, surgiu uma solução: o trabalho híbrido, que concilia a atividade remota e a presencial. O modelo ganhou grande adesão das empresas e aprovação pelos profissionais, visto que concilia duas realidades já conhecidas e permite o equilíbrio entre elas.

Para se ter uma ideia, o portal Valor Investe publicou os resultados de uma pesquisa feita pela FEBRABAN/Ipespe, feito com 3.000 profissionais brasileiros. Dentre os entrevistados, 56% são a favor de modelos com maior flexibilidade. E a tendência é que o mercado de trabalho traga cada vez mais autonomia para ambos os lados — nisso, o trabalho híbrido ajuda.

Você pode se interessar:

Gestão do espaço de trabalho presencial

O modelo híbrido de trabalho exige uma gestão particular e cuidadosa dos espaços presenciais da empresa. Por mesclar os modelos presencial e remoto e conta com profissionais que prestam serviços alternadamente. 

Assim, para se adaptar à realidade interna de cada companhia, a gestão do espaço de trabalho presencial da empresa deve ser organizada. Para atingir esse objetivo, existem ferramentas próprias e especializadas.

Afinal, a flexibilização sem planejamento pode causar problemas no dia a dia do trabalho híbrido. Principalmente, por conta da alta rotatividade de times nos ambientes presenciais. Então, como fazer uma boa gestão do espaço de trabalho presencial da empresa?

A melhor solução para a gestão do workplace são as plataformas para reserva de estações de trabalho. Por permitirem a reserva a distância dos espaços dos ambientes do escritório.

O que é uma plataforma para reserva de estação de trabalho?

Uma plataforma para reserva de estação de trabalho é uma tecnologia que permite solicitar remotamente um espaço no escritório. Com isso, os colaboradores têm a certeza de que encontrarão uma mesa ou sala de reunião para cumprir as demandas no presencial.  

agendar demo getdesk

Quando o colaborador precisa ir ao escritório, basta que nos dias anteriores, acesse a plataforma e escolha o ambiente mais adequado as demandas da sua escala presencial.  

Esse tipo de sistema colabora para a organização do ambiente e impede que aconteçam conflitos de horários em ambientes compartilhados. E, evita a superlotação do escritório.  

Como funciona uma plataforma para reserva de estações de trabalho?

Uma plataforma para reserva de estações de trabalho, como o próprio nome indica, funciona por meio de uma plataforma digital ou aplicativo mobile.

Em sistemas como a getdesk, logo após o cadastro inicial, a plataforma oferece instruções para realizar o upload da planta do escritório, no local indicado. Então, a plataforma converte o arquivo em um mapa isométrico interativo para reservas. Assim, todas as estações de trabalho ficam disponíveis para serem solicitadas pelos colaboradores.

Para realizar uma reserva, basta que o funcionário acesse o aplicativo ou site, e clicar na aba “Reservas”, ele então será direcionado para o mapa interativo e poderá solicitar qualquer um dos espaços disponíveis para a data que irá ao escritório. Ao chegar no local, ele confirma seu check-in, caso não o faça, a estação ficará disponível para outro colaborador.

Com a getdesk, além dos espaços no escritório, também é possível reservar vagas no estacionamento, caso o local conte com esse tipo de ambiente.

Esse tipo de tecnologia otimiza a gestão do workplace. Pois, além das reservas, fornece relatórios sobre dados de ocupação, dias e horários de maior lotação e ambientes mais solicitados. Isso facilita decisões sobre melhorias no escritório e permite investir recursos em facilities de forma mais assertiva.

Importância da reserva de estações de trabalho

Oferecer a possibilidade de reservar estações de trabalho aos seus colaboradores permite que eles escolham os ambientes que precisarem e quiserem, pelo tempo necessário. Assim, garante-se uma melhor organização interna, controlando e limitando a quantidade de estações disponíveis por dia de atividade.

Por sua vez, isso viabiliza a redução de custos com a manutenção de um grande espaço de trabalho. Afinal, em razão da alternância entre trabalho remoto e presencial, nem todos os colaboradores da empresa comparecerão nos mesmos dias e durante os mesmos horários. Portanto, por parte da companhia, não há necessidade de pagar aluguel e demais contas para um grande espaço de trabalho, que comporte o número total de profissionais.

Um pequeno espaço de escritório presencial, que conforta parte do total de colaboradores, com uma boa gestão de ambientes e uma plataforma para reserva de estações, permite que os colaboradores tenham a oportunidade de escolher as próprias mesas e salas, bem como o horário de uso. Isso confere mais autonomia sobre o próprio espaço de trabalho.

Getdesk: a plataforma para reserva de estações de trabalho

Lidar com um novo modelo de atividade em meio a tantas mudanças no mercado de trabalho é uma tarefa que exige atenção e cuidado por parte dos gestores e empreendedores.

Por isso, contar com a tecnologia especializada para a gestão de posições e colaboradores em regime híbrido auxilia — e muito — a rotina corporativa.

Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.

Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:

  • Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
  • Controle de ponto facial com geolocalização.
  • Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
  • Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
  • Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
  • Suporte via WhatsApp.

Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.

Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?