O isolamento social alterou radicalmente a percepção das pessoas sobre o trabalho, e milhares de profissionais passaram a atuar em regime remoto, e, posteriormente, de forma híbrida. Este último, tem proporcionado benefícios para as organizações e para as pessoas, que podem usufruir de maior flexibilidade em seus trabalhos. Porém, apesar dos benefícios, o trabalho híbrido pós-pandemia segue sendo um ponto de discussão nas empresas.
O modelo híbrido de trabalho é aquele que combina atuação presencial a dias de trabalho remoto. Neste cenário, os colaboradores têm mais flexibilidade para organizarem e realizarem suas demandas. Da mesma forma, a empresa consegue melhorar determinados custos e atrair mais talentos.
Pesquisas recentes indicam que o formato híbrido é considerado um aspecto relevante para profissionais. Isso significa que eles consideram jornadas flexíveis de trabalho como um benefício. Desse modo, considerar o híbrido também representa um passo no que tange a retenção de talentos.
Com objetivo de auxiliar você a compreender como está o cenário do trabalho híbrido pós-pandemia, nós, da getdesk, preparamos este conteúdo especial. Quer entender mais sobre o assunto? Continue conosco até o final e boa leitura.
Acesso rápido
O crescimento do trabalho híbrido
Durante o período mais grave da pandemia de Covid-19, nos anos de 2020 a 2022, grande parte das empresas passou a adotar o regime remoto. Afinal, os negócios considerados como não essenciais deveriam manter o distanciamento físico entre os colaboradores. Assim, o teletrabalho foi a alternativa para muitos negócios continuarem operando e sobrevivessem neste cenário.
Com a flexibilização das medidas de segurança sanitária, muitas empresas passaram a demandar que seus colaboradores retornassem as suas atividades presenciais. Contudo, o trabalho presencial em tempo integral não era viável. Tanto pelas vantagens do teletrabalho, quanto pelos altos investimentos alocados na manutenção de um escritório.
Diante disso, a opção pelo modelo híbrido foi a solução adotada por muitas companhias. Já que esse formato, combina dias de trabalho presencial com dias de atuação remota.
A pesquisa o “Futuro do Trabalho no Brasil” realizada pela IDC a pedido do Google Workspace indicou que em 2022, cerca de 56% das pessoas entrevistadas trabalhavam de forma híbrida.
Porém, nos últimos dois anos, muitas coisas mudaram. Assim, é relevante entender como está o cenário do trabalho híbrido pós-pandemia.
Cenário do trabalho híbrido pós-pandemia.
A melhor maneira para compreender o cenário do trabalho híbrido, atualmente, é por meio da avaliação das pesquisas mais recentes sobre o tema.
Segundo dados recentes da consultoria JLL, que avaliou empresas da América Latina, os números indicam:
- 72% das empresas já implementam o modelo híbrido.
- Apenas 20% dos colaboradores frequentam o escritório diariamente.
- O modelo presencial despencou de 66% (pré-pandemia) para 19% atualmente.
- No Brasil, a preferência é pelo híbrido 2×3 (2 dias presenciais e 3 remotos), adotado por 45% das empresas.
Além disso, outra pesquisa divulgada no início de 2024, realizada pela IWG com CEO’s de empresas, informa que cerca de 75% dos entrevistados pretendem manter ou implementar o modelo híbrido em seus negócios.
A análise desses dados indica que mesmo como retorno gradual as atividades presenciais, o modelo híbrido é uma tendência irreversível no mercado, já que esse formato representa o futuro do trabalho. E empresas de diferentes segmentos e tamanhos reconhecem suas vantagens.
Por que o trabalho híbrido segue relevante pós-pandemia?
Como observamos, o trabalho híbrido segue sendo relevante para o mercado de trabalho. Isso se deve ao fato de que este tipo de jornada oferece benefícios tanto para os empregadores, quanto para os empregados.
Do ponto de vista dos empregadores, a adoção do modelo híbrido se mostra eficaz porque colabora na redução de custos com o ambiente físico da empresa. Uma vez que não há necessidade de que todos os colaboradores estejam presentes de uma única vez, o espaço pode ser reduzido. Desse modo também, há a redução com gastos como aluguel, contas de eletricidade, água e manutenção.
Além desse aspecto, a empresa também é beneficiada porque o modelo híbrido favorece a produtividade dos colaboradores. Dessa forma, as entregas são realizadas com mais qualidade e um espaço de tempo menor. E, isso, por sua vez, favorece a ampliação das tarefas, por consequência, leva ao crescimento da organização.
Outro ponto positivo do híbrido é que ele impacta diretamente na retenção de talentos, já que muitos profissionais entendem modelos flexíveis de trabalho como um benefício. Assim, o híbrido colabora diretamente nos processos de atração e retenção de talentos.
Do ponto de vista dos empregados, o híbrido proporciona vantagens para sua rotina e propícia um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional porque, nesse modelo, as jornadas são mais flexíveis. Nesse sentido, os profissionais conseguem gerenciar seu tempo para combinar atividades como buscar os filhos na escola, ir à academia, etc. com suas demandas profissionais.
Você também pode se interessar:
Quais são os desafios da implementação do trabalho híbrido?
Um dos principais desafios do modelo híbrido é a falta de foco e a procrastinação, especialmente em dias de home office. Isso se deve à ausência de um ambiente controlado de trabalho e à facilidade de distrações no ambiente doméstico.
Outro desafio a ser enfrentado é a gestão do espaço de trabalho, tanto no escritório quanto no home office. No escritório, é fundamental ter um controle assertivo da ocupação do local, evitando superlotação e falta de espaço para os colaboradores. O uso de ferramentas de agendamento de mesas e salas de reunião, por exemplo, pode auxiliar nessa organização.
No home office, a empresa deve orientar os colaboradores sobre a importância da ergonomia e da organização do espaço de trabalho, a fim de garantir um ambiente confortável e produtivo.
O controle de ponto também se torna um desafio no modelo híbrido, já que os métodos tradicionais, como relógio de ponto e catracas, não são adequados para a jornada de trabalho flexível que esse modelo proporciona.
Soluções online de controle de ponto, que permitam o registro da jornada em qualquer lugar e a qualquer momento, são essenciais para garantir a precisão e a confiabilidade do registro de horas trabalhadas.
Ainda vale a pena investir no trabalho híbrido pós-pandemia?
O modelo híbrido de trabalho é uma tendência global. Assim, investir na implementação deste formato pode trazer ganhos e impactar diretamente o crescimento de empresas dos mais diversos portes.
Quer adotar o modelo híbrido? Conte com tecnologias especializadas!
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?