Uma pesquisa feita pela consultoria KPMG traz que 85% das empresas que assumiram o Home Office durante a pandemia pretendem aderir ao trabalho híbrido em 2022. Ou seja, a coexistência de um modelo presencial e remoto é o novo favorito das empresas, o que mostra que o trabalho híbrido é tendência em 2022.
Com a pandemia do Covid-19, grande parte das empresas mundiais aderiram ao trabalho remoto. Contudo, depois de dois anos desde o surgimento do vírus, muitos estão revendo o modelo de trabalho adotado.
Afinal, será que o mais viável é manter o trabalho remoto? É seguro retornar ao modelo presencial? Em meio a tantas perguntas e questionamentos, um novo tipo surge: o trabalho híbrido.
Quer saber mais sobre como o trabalho híbrido é tendência em 2022? A getdesk te conta tudo. Fique conosco até o final e boa leitura.
Acesso rápido
O que é o modelo híbrido?
Trabalho híbrido é aquele que mescla o modelo presencial com o modelo remoto. Ou seja, as duas realidades coexistem e se complementam, sendo que o empregado pode comparecer à empresa ou trabalhar de casa!
Por isso, ao integrar o modelo remoto e o presencial em apenas um, o trabalho híbrido conta com a reserva de posições no escritório, em um espaço de trabalho compartilhado, como uma das formas de realizar um bom retorno ao escritório.
Isso porque, dessa maneira, é possível organizar os empregados e garantir uma volta segura e confortável aos trabalhadores e empregadores.
Desde o avanço da vacinação contra o Covid-19 e a redução dos casos de infecção pelo vírus, o trabalho híbrido tem sido considerado uma solução pós-pandêmica. Ainda, ele é uma tendência em 2022.
Além disso, ele apresenta diversas vantagens não apenas para o empregado, mas também para o empregador.
Trabalho híbrido é tendência em 2022
Com a pandemia do Covid-19, muito da vida à qual estávamos acostumados mudou. As empresas, impossibilitadas de seguir com o trabalho presencial, tiveram de se adaptar com seus empregados em casa. Assim, o trabalho remoto foi o principal durante dois anos.
Contudo, o conflito entre a melhora do quadro de contenção do vírus — com o avanço da vacinação e a redução da taxa de contaminação – e o surgimento de novas variantes traz a seguinte questão: e agora?
Muitas empresas questionam se o melhor é continuar o trabalho remoto, apesar de seus problemas, ou retornar ao presencial, que traz riscos à segurança e saúde de seus empregados.
Mas por que escolher?
Uma pesquisa feita pela consultoria KPMG mostra que 85% das empresas têm a intenção de aderir ao modelo híbrido em 2022, ao manter os funcionários em regime remoto por apenas duas ou mais vezes na semana.
No total, 287 empregadores responderam. Por isso, o trabalho híbrido é tendência em 2022.
Então, apenas 15% possuem a intenção de retornar completamente com o modelo presencial, sendo minoria dos pesquisados.
Segundo o Inforchannel, Daniel Pacheco, advogado e especialista em governança, riscos e compliance, traz:
“É necessário que se ofereçam condições ideais de trabalho para toda a equipe, seja em casa ou no escritório, e que se garanta a segurança de todos, funcionários e clientes”
Por isso, a palavra-chave é equilíbrio, entre as necessidades do empregado e os objetivos da empresa.
O que as empresas dizem sobre o trabalho híbrido?
Conforme o Work Trend Index, uma pesquisa feita pela Microsoft, uma boa transição para o modelo híbrido depende do quanto a empresa e os empregados aderem ao chamado “Paradoxo Híbrido”.
Este paradoxo se dá pela vontade das pessoas de trabalharem de onde puderem, ao mesmo tempo, em que buscam mais conexões e contato com outras.
Dessa maneira, ao realizar uma pesquisa com seus próprios empregados, a Microsoft trouxe os dados de que, em junho de 2021, 77% de seus funcionários afirmam que sua produtividade não mudou desde que começaram a trabalhar remotamente.
Além disso, também foi apresentado que 59% entendem o modelo híbrido como uma forma de equilibrar a vida profissional e pessoal, e 49% se sentem mais focados em suas tarefas quando as realizam em casa!
Não há apenas uma maneira de aderir ao hibridismo
Cada empresa se adapta ao trabalho híbrido de maneiras diferentes; afinal, cada uma possui seus próprios objetivos e necessidades. Por isso, cada quadro é único.
Ainda segundo a pesquisa da KPMG, 9% das empresas pretendem manter o trabalho remoto duas vezes na semana; 29% durante três vezes por semana; e 11% por 5 dias por semana.
Já outros 9% dos empregadores visam manter os empregados em casa durante quatro vezes na semana e apenas 7% por um dia.
Ou seja, o modelo híbrido permite que cada empresa elabore o seu plano, segundo o que será melhor e mais promissor para cada uma delas!
Quais são as vantagens do trabalho híbrido?
O modelo híbrido de trabalho traz diversas vantagens não apenas ao empregador, mas também ao empregado. Por isso, é possível alinhar os interesses de ambas as partes, e encontrar uma solução que seja benéfica para os dois.
O trabalho híbrido diminui os atrasos do empregado, já que não é preciso recorrer ao transporte público e nem ficar preso no trânsito. Assim, é possível ser mais pontual em seus horários de serviço.
Além disso, o modelo também confere uma maior flexibilidade e independência ao empregado, que passa a ter maior domínio sobre suas tarefas e atividades. Assim, habilidades de autogestão são desenvolvidas e aprimoradas, para dar uma maior autonomia ao seu trabalho.
Dessa forma, é possível observar um aumento na produtividade do empregado — ao contrário do senso comum de que ficar em casa significa perda de rendimento.
Ou seja, a autonomia e independência do empregado causam um aumento em sua produtividade, uma vez que ele escolhe as tarefas que irá realizar.
Já para a empresa, a principal vantagem é a redução de gastos. Com o aumento do número de funcionários, é preciso também aumentar o espaço físico da empresa para que todos possam comparecer presencialmente. Contudo, com o híbrido, não é preciso aumentar as contas.
Como há uma rotatividade de funcionários, de forma que eles comparecem presencialmente apenas algumas vezes por semana na empresa, não é preciso gastar altos valores com espaços maiores.
Basta realizar a reserva de posições no escritório de forma online e seus empregados poderão comparecer à empresa de forma segura e tranquila, quando quiserem e puderem.
Como aderir ao trabalho híbrido da melhor forma possível?
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?