A perda de profissionais importantes para concorrentes é um problema até para as grandes empresas. Com cada vez mais demanda por flexibilidade, adotar o trabalho híbrido ajuda a reter talentos, já que é preferência de 87% dos trabalhadores.
O mercado de trabalho não é apenas concorrido para trabalhadores: empresas também disputam pelos melhores profissionais que optam apenas pelas melhores oportunidades. Por isso, ao ter talentos em seu quadro de funcionários, ainda é preciso que as corporações se mantenham atrativas para que eles não aceitem novas propostas.
Para mensurar a saída de trabalhadores de uma empresa, há o índice de turnover, que mostra se é preciso novas políticas para retenção. Salários e benefícios competitivos, boa liderança e oportunidades de crescimento são alguns fatores que favorecem a permanência de profissionais.
Entretanto, um dos pontos mais importantes é a flexibilidade. Por isso, o trabalho híbrido ajuda a reter talentos fundamentais para o crescimento da empresa. Esse modelo já é preferência da grande maioria dos profissionais e empresas em todo o mundo.
Acesso rápido
Índice de turnover e retenção de talentos: o que são?
Uma das métricas mais importantes para o RH e toda a empresa é o turnover. Também chamado de rotatividade, esse índice se refere ao movimento de saída de colaboradores da organização.
Como se pode imaginar, funcionários podem deixar a empresa por motivos variados. Por isso, existem 4 tipos de turnover:
- Involuntário: quando a empresa decide pela demissão do trabalhador;
- Voluntário: o funcionário desliga-se da empresa por vontade própria;
- Voluntário funcional e disfuncional: o primeiro acontece quando um trabalhador com desempenho insatisfatório decide deixar a empresa. Em contrapartida, o disfuncional ocorre quando um profissional produtivo e especializado se desliga;
- Disfuncional inevitável e evitável: situações em que a empresa nada poderia fazer para o funcionário sair da empresa são inevitáveis, como mudanças. Evitáveis são as mais preocupantes, já que mostram problemas internos da empresa.
A fórmula para calcular o índice de turnover é:
Cada empresa tem suas particularidades, que definem qual seria a taxa mais aceitável. Isso pode variar conforme a especialização dos funcionários, tipo de negócio e muitos outros fatores.
Comumente, especialistas dizem que a taxa de turnover ideal deve ser menor do que 10% por ano — mas também não sendo menos de 5%. Deve-se alinhar esse índice com outros dados para uma análise mais precisa.
Causas e consequências de alta rotatividade falta de retenção de talentos
Quando uma abundância de trabalhadores decidem se desligar de uma empresa, é um sinal claro de que existem problemas a serem resolvidos. Essas questões provavelmente estão sendo sentidas por uma série de pessoas na empresa.
Por isso, é fundamental haver um levantamento de razões na hora de qualquer demissão, assim é possível traçar estratégias para reverter esse quadro.
Mas por que é tão importante reduzir os níveis de turnover?
A perda de talentos para o mercado é um problema grave em muitas empresas. Além de ter um profissional de qualidade indo para a concorrência, é preciso refazer um processo de admissão que exige recursos e tempo. Ainda, esse desfalque prejudica o andamento de equipes e projetos.
As causas de alta rotatividade podem ser diversas, como:
- Ambiente de trabalho conturbado;
- Falta de salários e benefícios competitivos;
- Excesso de trabalho;
- Falta de oportunidades de crescimento;
- Problemas com a liderança;
- Falta de flexibilidade na rotina de trabalho.
Como o trabalho híbrido ajuda a reter talentos?
Após a pandemia, o mercado de trabalho e a preferência dos profissionais tomou uma nova direção: a flexibilidade. O trabalho híbrido, que oferece os benefícios do home office e do encontro presencial, se tornou uma tendência mundial.
Assim, dados mostram que o trabalho híbrido ajuda a reter talentos, aumentando a satisfação dos funcionários. Uma pesquisa da consultoria EY, a EY 2022 Work Reimagined Survey, mostrou que 70% dos trabalhadores preferem procurar outro emprego do que ter uma rotina de trabalho presencial.
Dessa forma, adotar políticas flexíveis impacta na diminuição do turnover, já que permite que os trabalhadores tenham maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
A Microsoft também lançou um levantamento em 2022 que revelou que 87% dos profissionais querem trabalhar remotamente pelo menos metade de sua jornada semanal. Mas isso não é negativo para a empresa: 80% afirma que estão mais produtivos desde que têm uma rotina flexível.
Entretanto, o trabalho híbrido não só ajuda a reter talentos: flexibilidade aumenta em 2,6x a probabilidade de um trabalhador ser feliz em sua empresa e 2,1x a chance de indicar tal empregador.
Assim, a expectativa dos profissionais é ter mais autonomia e ter seu bem-estar priorizado. Isso leva o trabalho híbrido a reter talentos importantes para o desempenho dos negócios.
Outros benefícios do trabalho híbrido
O trabalho híbrido é tendência em 2022, e segundo uma pesquisa de Stanford, pelo menos 70% das empresas, de todos os tamanhos, já implantaram ou estão no caminho de aderir ao modelo.
A preferência de estar em casa pelo menos 2 vezes por semana chega a atingir 87% dos trabalhadores, como reportado pelo LinkedIn.
Observemos algumas vantagens do trabalho híbrido que vão além da ajuda a reter talentos:
Tempo de deslocamento
O percurso ao trabalho pode consumir horas do dia do trabalhador. Além disso, esse transporte diário aumenta o cansaço e estresse, que podem impactar negativamente na produtividade e bem-estar.
No trabalho híbrido, essas horas são reduzidas consideravelmente, já que a necessidade de comparecer ao escritório diminui. Assim, não há perda de contato com os colegas de trabalho e ainda é possível aumentar o tempo para focar em um estilo de vida saudável.
Economia de custos
O trabalho híbrido, juntamente com uma organização do escritório, garante economia de gastos da empresa.
Com menos trabalhadores no espaço de trabalho diariamente, diminuem-se custos como: energia, internet, limpeza, água e vários outros. Além disso, é possível contratar mais funcionários sem a necessidade de aumentar o escritório, já que um sistema de revezamento otimiza o espaço.
Produtividade
Tanto funcionários quanto gestores perceberam melhora na produtividade em jornadas de trabalho híbrido.
Um levantamento da Microsoft mostrou que a opção de trabalho remoto, segundo gestores, mantém a produtividade (39%) ou até aumenta o desempenho (44%). Enquanto isso, 80% dos funcionários também sentiram melhora no seu trabalho.
Isso deve-se, principalmente, devido a um melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, que garante maior bem-estar aos colaboradores.
Como se adaptar ao trabalho híbrido que ajuda a reter talentos?
Aderir ao modelo híbrido é uma estratégia importante para reter talentos que garantem o desempenho e crescimento da empresa. Para isso, é fundamental adaptar o ambiente de trabalho para funcionar de acordo com essa flexibilização.
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?