O departamento de RH é diretamente influenciado pelo contexto social e inovações tecnológicas de cada ano. Afinal, a vida social também é impactada por esses aspectos, e o departamento pessoal lida diretamente com pessoas. Dessa forma, além do contexto social, os profissionais da área devem estar atentos as principais tendências em gestão de pessoas para elaborar estratégias eficazes de manutenção de talentos.
Conhecer as principais tendências da área é relevante para desenvolver projetos inovadores em sua empresa. Fazendo com que os colaboradores enxerguem valor em seu local de trabalho. E, quando os trabalhadores estão satisfeitos, os números de turnover diminuem.
Além disso, conhecer as principais tendências facilita o desenvolvimento de estratégias inovadoras e alavanca o desenvolvimento dos colaboradores.
A fim de guiar você pelos assuntos que estarão em alta sobre gestão de pessoas, a getdesk preparou este guia completo! Para ter acesso, basta continuar conosco até o final. Boa leitura.
Acesso rápido
- Tendências em gestão de pessoas 2024: Confira!
- 1. Uso de Inteligência Artificial nos processos seletivos
- 2. People analyctis
- 3. Rotinas flexíveis de trabalho
- 4. Priorização da experiência do colaborador
- 5. Diversidade e inclusão
- 6. Educação e aprendizado contínuo
- 7. Saúde mental do colaborador
- 8. Sustentabilidade e responsabilidade social em RH
- 9. Automação de processos de RH
- Trabalho híbrido: a maior tendência em gestão de pessoas
- Gestão do espaço de trabalho
Tendências em gestão de pessoas 2024: Confira!
Todos os anos, novas perspectivas surgem para guiar as corporações. Conforme o cenário regional e mundial, área de atuação, comportamento do mercado de trabalho e muitos outros fatores, o RH deve se adaptar com o objetivo de realizar a melhor gestão possível.
Os avanços tecnológicos também são parte essencial dessas novidades, já que podem auxiliar na execução de projetos e também a entender melhor as necessidades da empresa.
Nunca foi tão claro que as pessoas devem ser o foco central de qualquer negócio. Todos os resultados são diretamente afetados pelo modo em que elas são vistas e gerenciadas.
Cada vez mais, as tendências em gestão de pessoas apontam para o equilíbrio entre eficiência e cuidado, sendo alcançados por uma cultura flexível.
Com um mercado cada vez mais competitivo, os profissionais querem trabalhar em empresas cuja cultura organizacional se alinha com seus princípios e valores.
Por isso, vamos entender mais a fundo algumas das principais tendências em gestão de pessoas.
1. Uso de Inteligência Artificial nos processos seletivos
Sem dúvidas, um dos temas mais comentados em 2023 foi a utilização de Inteligência Artificial (IA’s). Inclusive, a utilização desse recurso passou a integrar a rotina de todos os setores do mundo corporativo, e o RH não fica de fora.
Nesse sentido, uma das principais tendências em gestão de pessoas para 2024 é a utilização de IA’s no processo de recrutamento e contratação de novos talentos. Pois, com a utilização desse tipo de ferramenta, o tempo empregado em tarefas manuais, é reduzido. Já que é o software que passa a realizá-lo.
Desse modo, processos manuais longos, como a análise de currículo, passam a ser realizados com o uso de tecnologia. Nesses casos, o departamento pessoal fornece os detalhes principais para ocupar a posição, e IA identifica as pessoas candidatas que mais combinam com as características buscadas.
A utilização de IA’s no processo seletivo também o torna mais diverso e igualitário. Pois, como a seleção é feita pela ferramenta, há menores chances de a seleção ser comprometida pelos chamados vieses inconscientes.
E, não pense que IA’s substituem o trabalho humano. Pelo contrário, ela otimiza a busca pelo candidato ideal. Assim, promovendo mais tempo para que o time de RH possa colocar o foco em outras etapas da seleção, como a entrevista e o pitch com lideranças.
2. People analyctis
A estratégia de gestão de pessoas baseada em dados leva o nome de people analyctis. Bem como a utilização de IA’s, essa abordagem tem crescido entre empresas do mundo todo. Esse conceito tem como base a tomada de decisão a partir de insights fornecidos por meio da análise de dados estatísticos.
Por ser baseado em dados, o People Analyctis consegue fornecer informações relevantes sobre tópicos referentes ao RH. Como engajamento e produtividade dos colaboradores. Com essas informações, o departamento pessoal torna-se capaz de até mesmo “prever” o futuro de determinado colaborador na organização.
Dessa forma, a gestão da organização tem informações reais a respeito de quais analisar quais são os funcionários mais produtivos, quem são aqueles com mais chance de deixar a companhia a curto prazo, entre outros.
Assim, os gestores conseguem tomar as decisões estratégicas com base nos dados coletados. E, nesse sentido, tomam decisões mais acertadas a fim de garantir o futuro da companhia.
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3. Rotinas flexíveis de trabalho
Outro debate que tem ocorrido desde 2023 e segue sendo uma tendência em gestão de pessoas são as jornadas flexíveis de trabalho. No último, grandes empresas de tecnologia como o próprio Google, Amazon e o X (antigo Twitter) adotaram medidas para forçar o retorno ao trabalho presencial.
Por outro lado, diversas pesquisas apontam que os colaboradores consideram rotinas flexíveis como a híbrida e a remota, benefícios que podem levá-las a trocar de emprego.
Nesse sentido, torna-se necessário que as equipes de gestão de pessoas estudem e adotem estratégias que possam contemplar os interesses das lideranças, bem como, os interesses dos colaboradores.
Desse modo, é essencial que o departamento pessoal/RH realize estudos e pesquisas sobre a efetividade do trabalho remoto, híbrido e presencial. A fim de compreender qual é o melhor tipo de jornada a ser adotada pela companhia.
4. Priorização da experiência do colaborador
A produtividade dos colaboradores está diretamente relacionada ao seu engajamento com a empresa. Nesse sentido, uma das principais tendências em gestão de pessoas para este ano é priorizar a experiência do colaborador.
Isso significa adotar estratégias que façam os funcionários sentirem-se valorizados no ambiente de trabalho. A implementação dessas políticas é de extrema relevância para manutenção dos talentos da empresa.
Para isso, é preciso que o RH/departamento pessoal entenda quais são as prioridades das pessoas que trabalham na organização. Afinal, dependendo do tamanho do seu negócio, é bem provável que tenham pessoas de diferentes perfis. Sendo assim, a compreensão desses perfis colabora para estabelecer ações que façam com que todos sintam-se acolhidos no ambiente de trabalho.
Desse modo, bem como quando falamos de experiência do cliente, também é importante levar em conta a experiência dos colaboradores. Pois, isso também impacta no crescimento da organização.
5. Diversidade e inclusão
No decorrer dos últimos anos, muitas companhias têm compreendido a relevância da construção de times diversos. Entretanto, ainda que a busca por construir empresas mais igualitárias já seja importante, o cenário nas corporações ainda está longe de ser ideal.
Segundo o Relatório de Empregabilidade produzido pela Gupy, indica que há uma maior presença do gênero feminino em todos os segmentos analisados pelo estudo. Contudo, o próprio relatório aponta que ainda existem disparidades de gênero.
Além disso, o estudo aponta também que há poucas contratações de pessoas não-binárias, por exemplo. O mesmo é visto para contratação de pessoas trans, já que conforme o levantamento, no Brasil, as pessoas cis ainda ocupam mais de 80% dos cargos em empresas de todos os portes.
Em relação as contratações de Pessoas com Deficiência (PCD), os dados divulgados mostram que essas contratações não ultrapassam 3%, mesmo com a Legislação estabelecendo cotas para contratações desses indivíduos.
Desse modo, os dados demonstram que existem muitos aspectos para evoluir em termos de equidade nas empresas. Por essa razão, estudar e implementar estratégias que promovam maior inclusão de grupos minoritários.
6. Educação e aprendizado contínuo
Oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional aos colaboradores é um diferencial em termos de gestão de pessoas. Não por acaso, esse aspecto tem se popularizado entre organizações de diversos tamanhos.
Estabelecer programas de desenvolvimento contínuo entre os colaboradores, faz com que a organização avance em muitos pontos. Afinal, o investimento inicial é retornado em forma de inovação para companhia.
Aqui, o papel do RH é primeiramente, identificar quais são as principais metas da organização e identificar as habilidades mais valiosas para alcançá-las. Com isso, o departamento cria estratégias e busca por maneiras de aprimorar tais habilidades. Alguns exemplos podem ser fornecimento de bolsas de estudos, cursos onlines, programas de mentoria, entre diversos outros.
7. Saúde mental do colaborador
Além de investir em maneiras de fomentar o crescimento profissional, outra tendência em gestão de pessoas que cresceu e continua relevante é a preocupação com a saúde mental do colaborador.
Doenças provocadas pelo excesso de trabalho, como o burnout, fazem cada dia mais parte do cotidiano de empresas. E, quando isso acontece, ocorrem prejuízos referentes a afastamentos, e, até mesmo pode levar a processos trabalhistas. Sendo assim, a melhor opção é a prevenção.
Nesse sentido, a adoção de práticas como parcerias com plataformas de terapia, ou até mesmo a contratação de profissionais da saúde mental, colaboram para um ambiente mais saudável, no que diz respeito a saúde mental.
Cabe também ao RH encontrar medidas efetivas para evitar o excesso de trabalho, especialmente por parte dos trabalhadores em home office.
8. Sustentabilidade e responsabilidade social em RH
Além de boas remunerações, as pessoas têm buscado por locais de trabalho com valores. Principalmente, com propósitos semelhantes aos seus próprios. Neste cenário, a responsabilidade social das organizações tem sido mais importante do que nunca.
Dessa forma, empresas que fomentam iniciativas sociais são vistas com bons olhos, tanto pelos proprios colaboradores, bem como, por todo o mercado.
Porém, ainda que adotar esse tipo de inciativa seja relevante para a marca, elas não devem ser realizadas visando exclusivamente esse ponto. O apoio a causas sociais e organizações do 3º setor (ONG’s) devem ter propósito e estar alinhado ao valores da empresa.
9. Automação de processos de RH
Bem como a utilização de IA’s em processos seletivos, a automação será uma grande tendência para otimizar as demandas de RH.
Assim, a utilização de ferramentas de gestão automatizadas, como por exemplo, o uso do ponto digital, vão tomar conta de todo o mercado. Pois, otimizam tarefas manuais como o fechamento da folha de ponto e de pagamento. Desse modo, permitindo que o time de gestão de pessoas, dedique-se a demandas estratégicas!
Trabalho híbrido: a maior tendência em gestão de pessoas
Quando falamos de flexibilidade, falamos de trabalho híbrido. O mundo corporativo, mesmo no pós pandemia, se mostrou muito adepto a esse modelo, que predomina entre as empresas.
A flexibilidade de alternar entre trabalho no escritório e também remoto abriu uma série de possibilidades. Por ser um modelo altamente adaptável, o trabalho híbrido se encaixa nas empresas e pode ser moldado conforme as necessidades de cada equipe.
Além de grandes corporações, médias e pequenas empresas estão aderindo ao modelo de trabalho híbrido. Entretanto, isso não se deve por querer se adequar às tendências de gestão de pessoas, mas pelos diversos benefícios desse tipo de jornada.
Quer entender mais sobre o trabalho híbrido e se essa é uma opção segura e vantajosa? Vamos apresentar os pontos positivos desse modelo e tudo sobre a legislação referente ao trabalho híbrido!
Trabalho híbrido: vantagens dessa tendência
Manter uma jornada de trabalho híbrida já se tornou o principal requisito para profissionais optarem por uma empresa – e também se manterem nela.
Como mostrado, as empresas vão precisar colocar o bem-estar de sua equipe em prioridade – e em um local de trabalho flexível, os colaboradores têm três vezes mais chance de estarem felizes. Isso mostra como esse modelo é escolha tanto de empresas quanto de colaboradores. Mas por que o trabalho híbrido é uma tendência?
Depois de entender que o trabalho remoto não resulta em queda de desempenho, muitos daqueles resistentes a mudanças repensaram seus posicionamentos.
Através do modelo híbrido, uma parte da jornada do trabalho pode ser presencial enquanto outra pode se dar em qualquer lugar, como em casa.
Uma das principais vantagens desse modelo é a economia de tempo e custos em transporte até o local de trabalho. Alguns funcionários levam horas para chegar ao escritório – além disso, se sentem mais cansados.
Mas a redução de custos continua: com a menor quantidade de pessoas na empresa, é possível otimizar vários valores. Por exemplo, contas de água, energia elétrica, internet, segurança e limpeza.
Ainda, o espaço de trabalho pode ser diminuído, melhorando os custos de locação, ou até mesmo ampliando o quadro de funcionários sem a necessidade de aumentar o escritório.
Além disso, esse modelo é o preferido dos trabalhadores, e por volta de 87% deles querem passar pelo menos metade da semana em casa.
Assim, o trabalho híbrido se mostra como uma tendência em gestão de pessoas há algum tempo, que promete ter efeitos duradouros no modo de estruturar dinâmica de trabalho.
Segundo uma pesquisa da IWG (International Workplace Group), 83% dos trabalhadores têm maior produtividade com aumento de flexibilidade, mostrando que o trabalho híbrido traz bons resultados sem comprometer a qualidade de vida dos colaboradores.
Trabalho híbrido: Legislação
Sendo uma modalidade de jornada de trabalho que ganhou popularidade há apenas alguns anos, ainda podem existir muitas dúvidas referentes a legislação para o trabalho híbrido.
Uma boa notícia é que agora a CLT prevê o modelo híbrido através da
Entretanto, é preciso salientar que o nome dado a modalidade híbrida na legislação é teletrabalho. Assim, a definição legal conforme a MP nº 1.108, é:
Art. 75-B. Considera-se teletrabalho ou trabalho remoto a prestação de serviços fora das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação, que, por sua natureza, não se configure como trabalho externo.
Dessa maneira, o trabalho híbrido é perfeitamente legal desde que se encaixe nesses parâmetros. Outra definição desta Medida Provisória é sobre o contrato de trabalho híbrido:
Art. 75-C. A prestação de serviços na modalidade de teletrabalho ou trabalho remoto deverá constar expressamente do contrato individual de trabalho.
Sendo assim, é indispensável manter todos os acordos referentes à jornada de trabalho em contrato, assim como funcionará a frequência ao escritório.
Além disso, a CLT também permite que a prestação de serviços em teletrabalho possa ser realizada através de produção ou jornada.
Dessa maneira, é possível implementar ainda mais flexibilidade nesse modelo, já que a primeira opção não exige controle de horários do trabalhador, que adapta sua rotina para cumprir com resultados, e não com marcação de ponto.
Gestão do espaço de trabalho
É evidente que a maior das tendências em gestão de pessoas é a flexibilidade, que pode ser implementada de diversas maneiras pelas empresas. Cada vez mais, um mercado competitivo direciona os executivos a se adaptarem para se manterem atrativos e promissores.
Essas tendências mostram o que os profissionais buscam em seus locais de trabalho e o que pode funcionar melhor considerando o contexto em que estamos. Por isso, a área de Recursos Humanos deve estar atenta a novidades, estudando o que se encaixa com a companhia e adaptando a sua realidade.
O espaço de trabalho exerce grande impacto nessas tendências, já que está diretamente atrelado ao modelo de trabalho híbrido. Além disso, a automatização da gestão do escritório permite eficiência e melhor aproveitamento de tempo e recursos.
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
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