Como uma possibilidade de economizar recursos, aumentar o desempenho e reter talentos, as empresas preferem trabalho híbrido e flexibilidade na jornada de trabalho. Os profissionais do mercado buscam empresas que conferem mais autonomia para, assim, poder alternar entre trabalho presencial e remoto.
Uma tendência que veio para ficar: em todo o mundo, empresas preferem o trabalho híbrido, já que flexibilidade é prioridade entre empresas e profissionais concorridos no mercado.
Poder beneficiar-se do bem-estar de trabalhar remoto com o contato das idas ao escritório faz do modelo híbrido o preferido entre os trabalhadores. Por isso, quase 90% deles querem uma rotina de trabalho metade em casa, metade no espaço da empresa.
Economia de custos com o escritório, produtividade e menor rotatividade levam as empresas a preferirem o trabalho híbrido. Assim, essa opção é estratégica e está sendo adotada em grandes empresas referência no mercado.
Quer saber mais sobre o assunto? A getdesk mostra o porquê das empresas preferirem trabalho híbrido e quais são suas vantagens. Boa leitura!
Acesso rápido
Tendência: empresas preferem trabalho híbrido
Em um mercado de trabalho cada vez mais moderno, o local de trabalho não poderia ficar estagnado. Dessa forma, nos últimos anos, a necessidade de ficar em casa transformou a jornada de trabalho de forma definitiva.
Ao conhecer as vantagens de trabalhar em casa, mas sentir a necessidade de ter interação no escritório, o trabalho híbrido se mostrou uma solução ideal aos profissionais.
Estimativas, como a da Stanford University, mostram que por volta de 70% das corporações em todo o mundo, de diversos tamanhos e áreas, estão no caminho do
Não apenas grandes empresas preferem trabalho híbrido, mas pequenos negócios que se beneficiam da opção de diminuir o espaço de trabalho e os custos.
Por que empresas preferem trabalho híbrido?
Que as empresas preferem o trabalho híbrido, não é novidade. Logo no início de 2021, 74,5% dos executivos da América Latina já optavam pelo modelo.
Segundo o LinkedIn, 87% dos trabalhadores querem permanecer no trabalho remoto pelo menos metade do tempo. Enquanto isso, a EY mostrou que 70% preferem buscar outro emprego do que trabalhar apenas presencialmente.
Assim, reter talentos é uma das razões pelas quais empresas preferem o trabalho híbrido. Reduzir turnover é um desafio e ouvir os funcionários, focando em seu bem-estar, é uma estratégia efetiva.
Mas os resultados para os negócios também não ficam de lado. A preocupação dos líderes com o desempenho dos funcionários foi afastada: 80% dos trabalhadores se consideram igualmente ou mais produtivos no modelo híbrido.
A pesquisa de Stanford mostra que a opção do trabalho remoto pode tornar empresas mais produtivas e funcionários mais felizes. Dessa forma, o modelo de trabalho híbrido é considerado um sucesso por 83% dos trabalhadores e 71% dos empregadores.
A flexibilidade no trabalho veio para ficar e é foco entre líderes de Recursos Humanos, já que 82% afirmam que implementar o trabalho remoto permanentemente é uma prioridade.
Pontos positivos do modelo de trabalho híbrido para empresas
Os motivos pelos quais trabalhadores e empresas preferem trabalho híbrido são diversos. Isso se deve a poder desfrutar de vantagens do trabalho remoto e do encontro presencial no escritório.
Por isso, vamos observar os principais pontos positivos do trabalho híbrido!
Deslocamento
Ir ao escritório todos os dias consome tempo e energia, visto que a maioria dos trabalhadores passa horas de seu dia no deslocamento ao trabalho, onde já chegam cansados.
No modelo híbrido, esse tempo é diminuído consideravelmente – sobrando mais para focar em descanso, família e bem-estar.
Por outro lado, a empresa e o funcionário conseguem economizar custos de transporte, estacionamento e combustível.
Bem-estar
Com mais tempo para si, o funcionário consegue administrar melhor sua vida pessoal. Dessa forma, o trabalho híbrido permite executar tarefas domésticas, descansar melhor, estar com a família, praticar exercícios, etc.
Com o tempo de locomover-se ao escritório, o trabalhador foca em seu bem-estar, que culmina em produtividade e satisfação no trabalho.
Produtividade
Aqueles que trabalham no modelo híbrido percebem a diferença na produtividade. Assim, 8 em 10 funcionários afirma que seu desempenho melhora.
A maioria dos executivos também concorda que os colaboradores estão mais produtivos após a pandemia.
Interação social
Um dos maiores problemas de uma rotina 100% remota é a falta de contato com colegas de trabalho. Isso pode levar a uma má comunicação e falta de relacionamentos consolidados.
Assim, a interação no escritório é uma das razões por que empresas preferem trabalho híbrido. A relação com as equipes se torna mais leve, a comunicação efetiva e a inovação é fomentada.
Grandes empresas preferem o trabalho híbrido
A tendência do trabalho híbrido é mundial: diferentes setores perceberam boas oportunidades na adesão ao modelo. Isso é evidente ao observar empresas referência no mercado investindo em flexibilidade nos últimos anos.
Vamos conhecer alguns exemplos de grandes empresas que preferem o trabalho híbrido!
Quando se pensa em Google, se pensa em modernidade e inovação. A sua relação com o espaço de trabalho não poderia ser diferente, e a flexibilidade já é prioridade em seus escritórios.
Os funcionários do Google geralmente passam dois dias em casa, mas a empresa oferece autonomia para diminuir a frequência mediante aprovação.
Microsoft
Além de conduzir pesquisas sobre os benefícios do modelo híbrido e manuais para boas práticas, a Microsoft vive essa flexibilidade na prática. Com mais de 180 mil funcionários em todo o mundo, a gigante da tecnologia mantém o padrão de dois dias de trabalho remoto por semana.
“A Microsoft descreve sua abordagem baseada em pesquisas para projetar espaços de trabalho ágeis que encorajam a colaboratividade e encontram as diversas necessidades de suas equipes.”
Bradesco
O banco Bradesco é uma das empresas com mais funcionários no Brasil, contando com 87,5 mil trabalhadores. Desses, um terço podem trabalhar em sistema híbrido!
Essa medida garante a retenção de talentos e menor rotatividade.
“O aprendizado com o trabalho remoto permitiu que fôssemos o primeiro banco de grande porte a assumir o compromisso de adotar essa forma de trabalho após a pandemia”
Como aderir ao trabalho híbrido?
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?