A combinação entre trabalho presencial e remoto tem sido cada vez mais usado por empresas no mundo todo, por conta das vantagens que o híbrido promove para os empregadores e para os colaboradores. Contudo, as companhias podem enfrentar alguns obstáculos na transição para este modelo, visto que significa uma alteração na rotina de trabalho. Por essa razão, ao considerar essa jornada é muito importante ter o conhecimento sobre quais os possíveis erros das empresas na adoção do modelo hibrido.
Neste sentido, um passo para que essa mudança seja funcional é o conhecimento sobre as vantagens e desvantagens do trabalho híbrido. Já que, ao estar ciente sobre os obstáculos trazidos pela alteração do novo modelo, permite-se desenvolver estratégias para superá-los.
Além disso, a alteração para o híbrido também demanda atenção aos detalhes ligados a Legislação trabalhista. Por exemplo, processos fundamentais, como o registro de ponto, devem acompanhar a transição para a rotina mais flexível.
Com objetivo de auxiliar você a entender quais os principais erros a serem evitados na adoção do modelo híbrido, nós, da getdesk, preparamos este conteúdo. Para saber mais sobre o tema, siga conosco e boa leitura.
Acesso rápido
Panorama do trabalho híbrido
O trabalho híbrido no Brasil ganhou força no contexto da transição das atividades remotas para presenciais, com a flexibilização das medidas de contenção da Covid-19. Neste cenário, muitas empresas passaram a adotar esse modelo de trabalho como uma estratégia para promover o retorno ao trabalho presencial.
Sendo assim, em pelo menos alguns dias da semana, os colaboradores deveriam comparecer ao escritório e, nos dias restantes, eles podem realizar suas demandas remotamente. Com isso, se tornou possível aproveitar dos benefícios de ambos os modelos de trabalho.
Além disso, com as regulamentações trazidas pela aprovação da Lei n.º 14.442, o trabalho híbrido passou a ser permitido pela Legislação. Dessa forma, trazendo maior segurança jurídica para empresas que desejam adotar esse tipo de rotina.
Conforme pesquisas divulgadas pela Revista Forbes, o trabalho híbrido segue sendo relevante. A expectativa é que, para o ano de 2024, a adoção do modelo de trabalho híbrido aumente para 81%. Além disso, outra pesquisa demonstrou que cerca de 76% dos brasileiros preferem o modelo híbrido, e, o consideram ideal para sua rotina.
Dessa maneira, podemos perceber que o modelo híbrido de trabalho vale a pena e segue sendo uma tendência no mercado de trabalho, representando uma alternativa para combinar a flexibilidade do remoto com a interação do presencial.
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5 erros das empresas na adoção do modelo híbrido
1. Não ter regras bem definidas
No mundo corporativo, manter regras bem estabelecidas é crucial para o sucesso de empresas de qualquer tamanho. Um dos principais erros das empresas na adoção do modelo híbrido está em não definir critérios assertivos para a sua realização.
Neste sentido, a organização deve buscar estabelecer diretrizes para o cumprimento da jornada híbrida. Isso significa que a companhia deve especificar quantos dias os colaboradores devem ir ao escritório e quais serão de trabalho remoto.
Afinal, quando essa definição fica a cargo de cada pessoa, não há como a empresa controlar quem de fato está cumprindo a jornada presencial ou remota. Desse modo, é preciso ter uma política de regras clara e assertiva a respeito disso.
2. Negligenciar o controle da jornada
A Legislação Trabalhista vigente prevê que estabelecimentos com 20 ou mais colaboradores são obrigados a realizar o controle de ponto. Dessa forma, mesmo que o seu negócio realize a transição para o modelo híbrido de trabalho, o controle de ponto deve continuar sendo feito.
Porém, o controle de jornada no trabalho híbrido deve contar com métodos que incluem todos os colaboradores. Ou seja, a ferramenta utilizada pela organização para o registro da carga horária deve englobar tanto quem está no presencial, como aqueles que atuam remotamente.
Sendo assim, não considerar a adaptação do sistema de ponto também representa um erro na adoção do modelo híbrido. Isso prejudica a gestão de pessoas, bem como pode ocasionar problemas jurídicos relacionados a ausência dos registros.
Para evitar este tipo de situação e permitir que todos os colaboradores façam seus apontamentos, o ponto digital pode ser uma solução eficaz.
3. Não fazer o gerenciamento do espaço de trabalho
A jornada híbrida não obriga que todos os colaboradores estejam no escritório diariamente. Sendo assim, a empresa precisa adotar estratégias eficientes para a gestão do workplace.
Neste sentido, o principal ponto de atenção está relacionado a ocupação dos espaços no escritório, porque caso não exista um controle de reservas, situações embaraçosas, como a superlotação dos ambientes, podem ocorrer.
Uma forma de evitar isso é a implementação de um sistema para gestão de mesas e salas de reunião. Com esse recurso, os colaboradores reservam os espaços que irão utilizar no escritório com antecedência. Assim, não há riscos de que eles cheguem e não encontrem espaço adequado para realizar suas demandas.
3. Microgerenciamento
O microgerenciamento é o termo usado para denominar um tipo de gestão. Nela, as lideranças têm necessidade de controle excessivo sobre o cumprimento das demandas de seus liderados.
Esse modelo não é benéfico, especialmente em realidades de trabalho híbridas e remotas, pois, nestes cenários, não há como a liderança acompanhar a todo momento o que determinado colaborador está fazendo. Afinal, uma das grandes vantagens do trabalho híbrido está, justamente, na flexibilidade do cumprimento das tarefas.
Ao adotar uma cultura de microgerenciamento, a rotina dos colaboradores pode ser prejudicada. Dessa forma, a organização pode encontrar obstáculos na atração e retenção de talentos.
Algumas estratégias para evitar esse tipo de ação são as pesquisas de clima organizacional e a promoção de feedbacks.
4. Comunicação ineficiente
Para uma organização crescer, estabelecer uma comunicação eficiente entre todos é fundamental.
Porém, no modelo híbrido, esse aspecto pode ser prejudicado, uma vez que a tendência é que quem está no escritório receba informações mais facilmente, e isso pode atrapalhar o andamento das demandas das equipes.
Desse modo, a empresa precisa adotar medidas que assegurem que todos os colaboradores têm as mesmas informações para realizarem suas tarefas. Por exemplo, adotar recursos de comunicação como Slack e Microsoft Teams ajudam a concentrar a comunicação em um único local.
Evite usar o WhatsApp, especialmente no modelo híbrido. Afinal, no contexto brasileiro, essa plataforma é frequentemente usada para comunicação entre familiares e amigos. Assim, ao adotar esse aplicativo como ferramenta de comunicação profissional, torna-se mais difícil para os colaboradores separarem as demandas de cada área de suas vidas.
5. Não ser adaptável
Outro erro comum na adaptação para o modelo híbrido é exigir que a mudança seja feita de um dia para o outro. Ao considerar a mudança para do remoto para o híbrido, a sua empresa deve buscar, além da adaptabilidade, a flexibilidade.
Pode ser que nem todos os colaboradores morem perto do escritório. Se a organização realizou contratações durante a pandemia, é provável que alguns funcionários morem em outras cidade e Estados. Então, ao considerar a transição para o híbrido, a companhia deve estar disposta para se adaptar a essas situações.
Nesse sentido, a organização também deve favorecer para o trabalho remoto aqueles trabalhadores que têm filhos ou são responsáveis por cuidados com familiares, já que essas pessoas têm maior demanda por flexibilidade na rotina.
Como evitar os erros das empresas na adoção do modelo híbrido?
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
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