Com o avanço da vacinação no Brasil e a normalização da vida cotidiana, muitas empresas têm visto a volta do trabalho presencial com bons olhos. Porém, após quase dois anos de pandemia, os trabalhadores se perguntam como encarar o retorno ao escritório.
A pandemia do Covid-19 pegou todos despreparados, e logo foi preciso se adequar à uma nova realidade. Em um cenário repleto de incertezas, as empresas tiveram que pensar em formas mais seguras para que seus empregados continuassem trabalhando. E foi assim que o trabalho remoto consagrou o seu domínio.
Agora, depois de quase dois anos de pandemia e trabalho de casa, muitas empresas veem a possibilidade da volta presencial, por meio do modelo híbrido. Porém, com tanto tempo sem trabalhar presencialmente, a dúvida que fica nos empregados é: como encarar o retorno ao escritório?
Pensando nisso, a getdesk desenvolveu este artigo especialmente para você! Fique conosco até o final e boa leitura!
Acesso rápido
Um adeus que pode ser doloroso
Acordar mais tarde, não ter que se preocupar com qual roupa vestir, não se atrasar e não se estressar com o transporte público ou trânsito até o trabalho… são apenas algumas saudades que o famoso Home Office pode deixar.
Afinal, depois de um longo período trabalhando do conforto de casa, todos se acostumaram a dar alguns passos até o escritório de casa e ligar o computador para iniciar o expediente.
Alguns podem sentir mais a falta da família, já que o home office possibilita passar mais tempo com as pessoas que moram em um mesmo espaço que você. Já outros se adequaram a trabalhar sozinhos, vendo uma melhora em sua produtividade.
Isso pode ser confirmado por um estudo feito pela Microsoft, no qual 59% de seus empregados veem o modelo híbrido como uma maneira de balancear a vida profissional e pessoal.
Agora, até as atividades mais simples como escolher a roupa e sair mais cedo de casa parecem demandar um esforço maior.
Ainda, para os novatos que foram contratados durante o tempo de isolamento, o retorno ao escritório pode ser ainda mais tenebroso. Isso porque muitos desconhecem a realidade corporativa, ou não conhecem a empresa de forma presencial.
Independente do caso, só de pensar no primeiro dia de trabalho presencial já dá aquele frio na barriga… seja empregador ou empregado!
A realidade é que o adeus ao trabalho do conforto de casa e o olá à realidade do trabalho presencial ainda pode doer em muitos trabalhadores, que, por vezes, não se sentem preparados para o retorno ao escritório.
Como realizar o retorno ao escritório da melhor forma possível?
Com tantos desafios pela frente, e uma nova realidade para se adequar, é comum que o nervosismo tome conta.
Aquela sensação de ansiedade, o frio na barriga…estes podem ser alguns dos seus companheiros conforme a vida cotidiana e o trabalho presencial se normalizam cada vez mais.
Mas você não precisa lidar com tudo isso sozinho! E foi pensando em você que a getdesk separou algumas formas de deixar o retorno ao escritório mais fácil! Confira:
Faça uma transição gradual
Mudar toda a rotina já estabelecida de um dia para o outro de forma bruta pode aumentar as sensações de ansiedade e nervosismo, além das demais emoções negativas.
Por isso, muitas empresas adotaram o modelo híbrido e forma gradual, sem pedir aos empregados que comparecessem de forma presencial durante muitos dias da semana.
Então, nas primeiras semanas, que tal ir trabalhar de forma presencial em um ou dois dias? Você pode aumentar esse ritmo nas próximas semanas ou meses, conforme se sentir mais confortável com a nova rotina e ambiente de trabalho!
Siga uma rotina parecida com a presencial
Nas semanas anteriores ao retorno presencial, que tal montar uma rotina parecida com a que irá ser seguida quando tiver que ir até o escritório?
Em outras palavras, organize sua rotina e aja como se você estivesse no ambiente empresarial. Uma boa dica é seguir os horários como se realmente estivesse trabalhando no escritório.
Entenda que tudo bem sentir algumas dificuldades
É sempre importante estar ciente de que tudo é questão de costume.
Você se lembra como foram os primeiros dias de trabalho remoto? A dificuldade de uma nova rotina, a falta de jeito nas atividades que demandavam uma nova forma de serem feitas…
Lembre-se de que a volta ao trabalho presencial também implica novos desafios! Então, está tudo bem se você sentir dificuldade ou não conseguir cumprir com algumas tarefas.
Afinal, com o passar do tempo, você logo consegue entrar no ritmo do presencial novamente!
Pense que é como ir na academia: ninguém vai no primeiro dia sabendo fazer todos os exercícios, e alguns até não conseguimos cumprir – tudo é questão de treino e preparo!
Assim, logo a nova rotina não será mais tão complicada de seguir, e todas as tarefas do escritório presencial vão, aos poucos, deixando de ser difíceis.
Faça uma listinha: quais são os pontos bons no retorno ao escritório?
Listar os pontos positivos que você encontra no retorno ao escritório pode ser uma boa forma de não enxergar apenas o lado negativo.
Assim, você consegue mentalizar e focar nos aspectos bons desse retorno, sem que os pontos negativos façam hora extra em seus pensamentos.
Mas lembre-se: é normal sentir que, por vezes, só há pontos negativos nessa volta. Afinal, a ansiedade e o medo do retorno são os principais responsáveis por essa mentalidade.
Porém, tente achar até mesmo os detalhes que irão tornar seu dia mais ensolarado. Pode ser uma playlist que você tem a oportunidade de ouvir durante o trajeto, ou o fato de você estar no mesmo ambiente que seus colegas de trabalho.
Os pontos positivos estão ali, apenas esperando que você os encontre.
Além disso, com a listinha, todas as vezes que você se sentir nervoso ou com medo do retorno ao escritório, basta ler os pontos que escreveu para se tranquilizar um pouco mais!
Tente manter atitudes que te faziam bem em casa
É claro que o trabalho remoto e o presencial são diferentes e demandam outros tipos de esforço ao trabalhador.
Ainda, depois de quase 2 anos trabalhando de casa, é comum que muitos tenham criado hábitos e encontrado formas melhores de trabalhar.
Por isso, no retorno ao escritório, tente analisar quais dessas atitudes podem ser mantidas no novo espaço de trabalho!
Um cafézinho no meio da tarde para acompanhar suas tarefas? Uma roupa confortável (mas que se adeque ao ambiente de trabalho)? O que você pode manter e levar para o escritório?
Veja quais partes de sua rotina remota podem ser adaptadas!
Durante o trabalho de casa, você fazia tarefas domésticas?
Pois bem, a rotina remota possibilitou que as pessoas tivessem um tempo maior para cuidar da casa, como lavar as roupas sem que elas ficassem em montes para o fim de semana, ou fazer comidas mais saborosas e diversificadas para o almoço.
De tudo isso e muito mais, o que você pode manter quando realizar o retorno ao escritório?
Talvez separar um tempo durante o domingo para cozinhar e montar marmitas para os diferentes dias da semana, ou até mesmo procurar serviços de lavanderia que te ajudariam a não acumular roupa para o fim de semana.
Assim, você não precisa abrir mão dos cuidados com a casa que adquiriu durante a pandemia do Covid-19!
Como a getdesk pode te ajudar a fazer o melhor retorno ao escritório?
O retorno ao escritório pode ser complicado por diversas razões, desde motivos pessoais até questões que envolvem o espaço físico disponível.
Afinal, em decorrência da pandemia do Covid-19, muitas empresas diminuíram seu espaço físico a fim de reduzir gastos; outras aumentaram o número de funcionários enquanto os escritórios ficaram parados.
Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.
Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:
- Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
- Controle de ponto facial com geolocalização.
- Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
- Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
- Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
- Suporte via WhatsApp.
Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.
Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.
Esse artigo foi útil?
Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0
Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.
Vamos melhorar este post.
Como podemos melhorar esse post?