Newsletter trabalho híbrido: aprenda a fazer

aditivo-de-contrato-do-trabalho-hibrido

A newsletter trabalho híbrido é uma das melhores formas de comunicação de uma empresa e, geralmente, é utilizada para alcançar clientes externos (que são os principais público-alvo). Dessa forma, os laços são estreitados e novas conversões podem ser feitas.

Mas você sabia que os clientes internos também se beneficiam de uma boa newsletter? Tratando-se de engajamento, não há outra estratégia melhor do que essa para aproximar a cultura da empresa com os colaboradores – principalmente no modelo de trabalho híbrido, no qual a comunicação pode ser afetada. Afinal, aqueles que estão em casa não recebem a informação em primeira mão, e esse tipo de ruído não é nada legal.

Então, aprenda neste artigo que a getdesk preparou o que significa newsletter, como investir em newsletter trabalho híbrido e comece a divulgar seu conteúdo interno (ou externo) de maneira rápida e eficaz.

como funciona newsletter trabalho hibrido
Saiba mais sobre como aplicar newsletter, trabalho híbrido se beneficia dessa comunicação – Foto: Freepik.

Veja o que é newsletter trabalho híbrido e como funciona

Afinal, que é newsletter? Basicamente, essa estratégia é um e-mail informativo enviado com determinada periodicidade (todos os dias, semanalmente, por quinzena ou uma vez ao mês, por exemplo) e normalmente usado para divulgar informações relevantes da empresa ou clientes externos. Mas atenção: não o confunda com spam ou e-mail marketing. Entenda as diferenças abaixo:

  • SPAM (Sending and Posting Advertisement In Mass): é um e-mail que o remetente recebe sem consentimento prévio. A maioria dos spams divulgam produtos ou serviços, mas também existem casos de “phishing”, que é uma tática maliciosa para “fisgar” informações confidenciais do usuário – então é preciso ter cuidado. A boa notícia, é que por ser considerado “invasivo”, essa mensagem não vai para a caixa de entrada e o usuário precisa ir atrás do comunicado. Em tradução livre, SPAM significa “envio e publicação de anúncios em massa”.
  • E-mail Marketing: também divulga promoções de produtos ou serviços de uma empresa, mas ao contrário do spam, essa informação é consensual e o cliente está de acordo em receber os comunicados. A maioria dos e-commerces utilizam essa estratégia.
  • Newsletter: assim como o e-mail marketing, essa mensagem chega à caixa de entrada do remetente após a assinatura do usuário. Mas ele tem um detalhe que o diferencia do e-mail marketing: o conteúdo. A newsletter costuma abordar diferentes assuntos relacionados a empresa, como notícias ou destaques do mês. Não à toa, a tradução literal de newsletter é “boletim de notícias”.

Como é a newsletter trabalho híbrido, na prática?

Esse e-mail costuma fazer parte de negócios que possuem domínios ou blogs e querem uma aproximação ainda maior com o seu público-alvo. Em relação ao público interno, essa é uma ótima estratégia de endomarketing. A newsletter trabalho (híbrido ou não) serve para divulgar informações sobre a empresa, como novidades, integrações, aniversários, treinamentos, dicas (de gestão de trabalho híbrido em casa, por exemplo), eventos e por aí vai.

A newsletter também pode fortalecer a cultura da empresa e fazer pesquisas de satisfação e bem-estar, em que o objetivo é aumentar a qualidade de vida dos colaboradores, evitando o burnout no trabalho híbrido. Quando esses fatores estão em dia, o resultado é um aumento da produtividade, além de um estreitamento da relação do negócio com seus profissionais.

O mais legal sobre newsletter é que este é um recurso de baixo custo que traz bom engajamento (dentro e fora da empresa), sendo um contato contínuo e interativo com sua base de leads de forma simples e prática.

Newsletter X Redes Sociais

Não dá para negar que as redes sociais são um sucesso quando se trata de atingir o público-alvo. Mas ainda assim, as newsletters conseguiram sobreviver a elas e isso se deve a alguns fatores, como:

  • Riscos de bloqueio: se um usuário não aprova determinado conteúdo, ele tem a liberdade de mostrar desinteresse ou até mesmo bloquear conteúdos de determinada empresa. 
  • Alcance incerto: quem já trabalha com tráfego digital, sabe que os algoritmos mudam o tempo todo. Acompanhar isso todos os dias exige bastante trabalho, além da possibilidade do anúncio ou publicação “passar batido”. 
  • Transformações: as redes sociais mudam constantemente e até o newsletter Linkedin é passível de alterações. Até pouco tempo atrás, por exemplo, era o Orkut. Atualmente, o Facebook briga contra o TikTok para manter o seu lugar – tudo isso em menos de 20 anos. Em contrapartida, os primeiros e-mails são de 1983, o uso deles cresceu na década de 90 e eles sobrevivem até hoje. Então, é bom manter uma boa base de contatos de e-mail (e continuar se adaptando às mudanças das redes sociais). 

Trabalho híbrido, newsletter e 10 benefícios dessa estratégia

Atualmente muitas empresas preferem trabalho híbrido, mas a prática desse modelo vai muito além de escalas presenciais e remotas. Sem uma boa newsletter interna, por exemplo, a comunicação pode ficar escassa. Então, não deixe de investir nessa tática e conheça os benefícios de um boletim bem-estruturado:

  1. Follow-up com o colaborador;
  2. Aumento do tráfego do site interno;
  3. Mais presença na rotina;
  4. Cria conexão com os colaboradores;
  5. Evita boatos sobre a empresa;
  6. Reduz os efeitos de uma crise interna;
  7. Aumento de confiança e engajamento dos colaboradores;
  8. Sem algoritmos (o alcance é o mesmo para todos);
  9. Personalização de layouts;
  10. Contato frequente com os colaboradores. 

Newsletter: como fazer um bom informe aos colaboradores

Investir em newsletter trabalho híbrido parece bem complicado. Mas, na verdade, ele é mais simples do que parece. Inclusive, algumas práticas clássicas não são muito diferentes dos e-mails marketing externos e, nesse caso, só se muda uma coisa: o público-alvo. Veja algumas dicas a seguir.

Engaje seus assinantes (os profissionais)

Não existe newsletter sem assinantes. Querendo ou não, o colaborador parou no site da empresa por interesse sobre algum assunto. Nessas horas, é preciso “fisgar” esse cliente interno. Seja assertivo e atraente, opte por pop-ups discretas, peça permissão, etc.

Faça um filtro da lista de e-mails

O segundo passo é organizar sua lista de e-mail em segmentações: defina personas conforme o gênero, faixa-etária, assunto e por aí vai. Essa organização serve para determinar o tipo de conteúdo, que pode ser aproximação do público-alvo, engajamento dos profissionais, ou fortalecimento da cultura empresarial.

agendar demo getdesk

Isso evita com que diferentes áreas recebam conteúdos indesejados (nesse caso de newsletter, exemplo básico é não enviar conteúdos da área administrativa à área comercial).

Conteúdo atrativo

Em geral, existe um certo objetivo para a divulgação da newsletter: site com as informações. Isso exige cuidado com os detalhes de e-mail de newsletter. O título (ou assunto), por exemplo, deve chamar a atenção logo de cara.

Uma dica é “convidar” seu público por meio da informação mais importante e com um certo senso de urgência (sem ser sensacionalista). Além disso, são outras dicas de newsletter:

  • Opte por textos enxutos e diretos, sem muita enrolação; 
  • Aposte em um layout intuitivo (geralmente, as ferramentas de e-mail marketing oferecem modelos prontos); 
  • Divida o boletim em seções (como se fosse um jornal);
  • Pense na experiência do leitor. 

Cuidado com SPAM e as palavras proibidas

E-mail é uma ferramenta muito poderosa. Para trabalhar com disparo em massa, é preciso cautela para a mensagem não parar na caixa de SPAM, então tenha atenção aos filtros. Algumas palavras e termos, por exemplo, são proibidas para o e-mail se tornar spam, tais como:

  1. Oferta;
  2. Promoção; 
  3. Preço;
  4. Desconto;
  5. Clique aqui;
  6. Download;
  7. Dinheiro;
  8. Crédito;
  9. Grátis;
  10. Urgente;
  11. Incrível;
  12. Só hoje;
  13. Compre;
  14. Empréstimo;
  15. Oportunidade;
  16. Atenção;
  17. Evite;
  18. Pare;
  19. Aumente;
  20. Receba;
  21. E o clássico: “Isso não é SPAM”, mas é.

Se possível, use sinônimos ou escreva mensagens que transmitam a mesma informação. Acontece que durante o trajeto do e-mail, ele passa por um filtro e é nessa etapa que a informação é definida ou não um SPAM (ou seja, algo indesejado que, geralmente, faz uso dessas palavras).

Defina a frequência

A periodicidade deve ser conforme o alcance do profissional responsável pela newsletter, pois isso será um compromisso com o remetente. Outro fator importante é o tipo de conteúdo, pois não adianta ter um grande volume de conteúdo sem qualidade e interesse. A frequência pode ser diária, semanal ou mensal.

Escolha uma ferramenta e mãos à obra

Ferramenta de espaço de trabalho híbrido e Newsletter

Newsletter é imprescindível no trabalho híbrido para manter a sinergia de comunicação entre todos. Acontecimentos do escritório devem chegar rapidamente a quem está em casa, dias em que as mesas estão com mais ou menos reservas também são pautas de interesse, bem como os eventos corporativos e períodos em que todos podem estar presencial ou remoto.

Como complemento de uma ferramenta de newsletter, a empresa também precisa de uma boa gestão de workplace, principalmente para alertar aqueles “desavisados” que foram ao escritório sem perceber que não há espaço ou que aquela mesa favorita já está reservada.

Mudanças no ambiente de trabalho, como pequenas reformas que impedem o uso de determinadas salas também merecem um boletim em conjunto as ferramentas para ajudar no trabalho híbrido.

Para conquistar os melhores resultados com o trabalho híbrido, desenvolvemos a getdesk, um sistema de Reservas de Espaços de Trabalho e Controle de Ponto para empresas de todos os portes e segmentos.

Nossa plataforma possui integração fácil com ferramentas do Google e Microsoft. Além disso, você pode contar com:

  • Reservas de mesas, salas e vagas de estacionamento.
  • Controle de ponto facial com geolocalização.
  • Relatórios gerenciais para análise de horas, reservas, frequência, nível de ocupação e mais.
  • Integração com login rápido via Single Sign-On (SSO) às ferramentas do Google e Microsoft.
  • Implementação sem custo para empresas com até 10 plantas submetidas na plataforma.
  • Suporte via WhatsApp.

Otimize e monitore o uso do escritório, obtenha dados precisos para tomada de decisão e poupe tempo e esforço na gestão de ponto e reservas com a getdesk.

Para isso, agende uma demonstração gratuita, fale com nossos especialistas para entender o momento atual do seu negócio em relação ao trabalho híbrido e tire suas dúvidas sobre a plataforma. Ou inicie seu teste grátis para começar agora.

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?