Grandes empresas que utilizam regime de trabalho híbrido – 6 players do mercado!

aditivo-de-contrato-do-trabalho-hibrido

Mesmo com a flexibilização da pandemia, muitas empresas optaram por não abrir mão do trabalho remoto, mas também sem negar o presencial. Por isso, as grandes empresas que utilizam regime de trabalho híbrido se tornaram a novidade na área, e conciliaram dois modelos vantajosos para si e para seus funcionários.

O famoso Home Office cresceu durante a Pandemia do Covid-19, já que era a única maneira que as empresas encontraram de manter o trabalho sem colocar seus empregados em risco. Mas, ao contrário do que muitos podem pensar, o trabalho remoto não foi ruim, e trouxe diversas vantagens aos empregadores e empregados.

Não á toa, com a alternativa de retornar ao presencial de forma integral, muitas empresas optaram por não abrir mão desse sistema. Afinal, depois de 2 anos e uma rotina e costumes, o Home Office se mostrou tão eficaz quanto o modelo presencial.

Pensando nisso, a getdesk preparou para você grandes empresas que utilizam regime de trabalho híbrido, e conseguem manter seu sucesso assim! Por isso, fique conosco até o final e boa leitura!

grandes-empresas-que-utilizam-regime-de-trabalho-hibrido
Woman in a video conference call in her home office during the coronavirus pandemic

Trabalho híbrido

O trabalho híbrido é aquele que concilia e junta o modelo remoto ao presencial. Ou seja, o empregado em regime híbrido pode trabalhar e realizar suas atividades tanto em sua casa – de Home Office – quanto no escritório da empresa!

Os dois modelos coexistem e se completam, sem que um seja a negação do outro. Então, as vantagens do modelo híbrido juntam tanto as vantagens do modelo presencial quanto do modelo remoto!

O reconhecimento da existência deste regime de trabalho veio com a Medida Provisória 1.108

De acordo com o texto da MP: 

Art. 75-B. Considera-se teletrabalho ou trabalho remoto a prestação de serviços fora das dependências do empregador, de maneira preponderante ou não, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação, que, por sua natureza, não se configure como trabalho externo.

§ 1º O comparecimento, ainda que de modo habitual, às dependências do empregador para a realização de atividades específicas, que exijam a presença do empregado no estabelecimento, não descaracteriza o regime de teletrabalho ou trabalho remoto.

Portanto, segundo a lei sobre o trabalho híbrido, reconhece-se o comparecimento ao local de trabalho de forma presencial de forma alternada e variada, sem que isso descaracterize o trabalho remoto.

Como a pandemia do Covid-19 alterou os modelos de trabalho

A pandemia do Covid-19 fez com que o trabalho presencial não fosse seguro aos empregados. Afinal, com altos quadros de contaminação e risco apresentados pelo coronavírus, expôr os funcionários a eles não era o melhor a se fazer.

Por isso, o Home Office foi visto e implantado como uma forma de manter a prestação de serviços e o emprego durante estes tempos difíceis. E, depois de 2 anos de pandemia, os empregados e empregadores se acostumaram e criaram toda uma rotina.

Então, com a notícia da possibilidade do retorno ao presencial, criou-se uma certa tensão: afinal, seria preciso se reajustar novamente e retornar a uma realidade nova, e deixar os costumes do trabalho remoto para trás.

Dessa maneira, muitas empresas optaram por não abrir mão de nenhum dos dois. Por que escolher o modelo remoto ou o modelo presencial se os dois podem se complementar e trazer vantagens para todos?

E foi assim que nasceu e se consolidou o trabalho híbrido! Não à toa, empresas que utilizam trabalho híbrido se aproveitam de inúmeras vantagens, além de beneficiarem a si próprias e seus empregados.

Grandes empresas que utilizam regime de trabalho híbrido

Pensando em manter algumas práticas desenvolvidas no Home Office, bem como algumas de suas vantagens, sem abrir mão completamente do trabalho presencial ao qual todos estavam acostumados, as empresas passaram a aderir cada vez mais ao regime híbrido de trabalho.

Por isso, a getdesk preparou uma lista com as grandes empresas que utilizam regime de trabalho híbrido. Confira:

Twitter

Uma das maiores redes sociais da atualidade, o Twitter, possui um sistema de trabalho híbrido entre seus empregados, sendo um dos pioneiros na implantação deste regime. 

O projeto prevê a reabertura dos escritórios aos empregados que optarem pelo presencial, ao passo que os que quiserem se manter no modelo remoto também podem fazê-lo. Ou seja, os funcionários têm a liberdade de decidir por si próprios de onde trabalham e realizam suas atividades.

Segundo Parag, Agrawal, CEO do Twitter, em um Tweet, disse:

“Faz quase dois anos desde que fechamos nossos escritórios e viagens e estou animado em anunciar que estamos prontos para abrir totalmente as viagens de negócios e todos os nossos escritórios ao redor do mundo!”

Ainda de acordo com o CEO da companhia, onde o empregado se sentir mais produtivo e mais criativo é onde ele deve trabalhar, mesmo que isso signifique trabalhar em regime remoto de forma permanente. 

O trabalho híbrido é uma das possibilidades, sem que seja preciso escolher um dos modelos. “Some days in office, some days from home? Of course.” (Tradução: alguns dias no escritório, alguns dias de casa? Claro.)

Microsoft

A Microsoft é outra das grandes empresas que utilizam regime de trabalho híbrido. Em vias de aderir a este modelo, a Microsoft realizou diversas pesquisas internas com seus funcionários para saber suas opiniões e considerações. 

Segundo a empresa, com o Work Trend Index, uma

Este paradoxo, em geral, se dá pela vontade e desejo das pessoas de trabalharem de onde puderem – seja de casa, do escritório presencial ou de qualquer outro lugar do mundo -, ao mesmo tempo em que também querem mais conexões e contato com outras pessoas.

Assim, em uma pesquisa interna feita com empregados em 2021, a Microsoft concluiu que 77% de seus empregados afirmam que sua produtividade não mudou com o trabalho remoto.

Além deste dado, 59% veem o modelo híbrido e remoto como uma maneira de equilibrar a vida profissional e pessoal. Ainda, 49% se sentem mais focados em seu trabalho quando estão em casa!

agendar demo getdesk

Comprometida com a implementação de um modelo híbrido de trabalho, a Microsoft até mesmo preparou um guia aos novos clientes para ajudá-los e mostrar como a empresa lida e aborda este regime.

Google

O Google não ficou de fora e resolveu aderir ao modelo híbrido de trabalho. De acordo com a Revista Exame, ficou definido que o retorno contará com 3 dias presenciais para grande parte dos empregados. 

Contudo, alguns escritórios ao redor do país terão a possibilidade de manter o modelo de trabalho completamente remoto, como em Belo Horizonte.

E isso não apenas no Brasil! Segundo o InfoMoney, o escritório de Londres, Reino Unido, também viabilizou o retorno híbrido dos funcionários, sobretudo os da área de tecnologia que desejavam retornar.

De acordo com o site, em agosto de 2021, o Google aprovou 85% dos pedidos que optaram pelo trabalho ou pela realocação com a abertura total dos escritórios. 

Além disso, a Google também espera que por volta de 60% de seus empregados trabalhem no escritório presencial durante alguns dias por semana, com cerca de 20% aptos a se candidatar a trabalhar de forma permanente em casa.

Petrobras

A Petrobras também embarcou no passo das grandes empresas que utilizam regime de trabalho híbrido. Ainda em 2021, os gerentes executivos deram início ao trabalho híbrido, intercalando o modelo presencial com o remoto.

Cada unidade da empresa possui liberdade para elaborar e implantar suas próprias regras. Um exemplo é a sede, no Rio de Janeiro, que conta com um máximo de 40% dos empregados da área administrativa trabalhando por até dois dias presenciais na semana.

Pepsico

Uma das maiores empresas de salgadinhos e bebidas, a Pepsico, também flexibilizou os modelos de trabalho e aderiu ao trabalho híbrido para seus empregados.

A nova política da empresa consiste em “trabalhar a hora que quiser, de onde estiver”. Dessa forma, o empregado pode escolher a melhor maneira para cumprir sua jornada, desde que as atividades sejam realizadas entre as 5 da manhã e as 10 da noite. 

Ainda, há a flexibilidade de cumprir suas atividades de outras cidades e estados!

Natura

No ramo dos cosméticos, a Natura divulgou a adoção dos três tipos de trabalho: remoto, híbrido e presencial. Assim, o presencial vem sendo retomado desde abril de 2022, sem perder o contato com empregados e lideranças – para saber as necessidades e demandas.

Uma das atitudes da empresa foi a criação do Projeto Ressignifica, com a proposta de repensar encontros presenciais e seus significados, bem como espaços físicos e modelos de trabalho.

De acordo com a Revista Exame, o vice-presidente da companhia, Flavio Pesiguelo:

“Não sei o que vai ser o trabalho híbrido daqui a quatro meses, mas sei que estaremos ressignificando o tempo todo. O projeto é um convite para poder construir a história juntos e aprender. Estamos nos preparando para retornar de forma cuidadosa e gradativa para testar os modelos”

Portanto, a Natura está sempre aberta a outras opções, e pretende testar todos os modelos!

Como aderir ao trabalho híbrido da melhor maneira?

Com tantas grandes empresas que utilizam regime de trabalho híbrido, deu para perceber que ele é grande parte do futuro das relações de trabalho. Afinal, são inúmeras vantagens não apenas ao empregado, mas também à empresa!

Por isso, preparar uma checklist com tudo o que você precisa é essencial, mas que tal contratar uma plataforma que te ajuda a fazer a melhor gestão e preparo de seu espaço físico de trabalho presencial?

Essa plataforma é a getdesk!

A getdesk faz com que você possa realizar a reserva de posições no escritório forma online, rápida e fácil! Basta inserir a planta de sua empresa e marcaras mesas, salas e estações de trabalho que podem ser reservadas!

Assim, todas as vezes que seus empregados realizarem atividades de forma presencial, basta fazerem a reserva na plataforma e pronto! Por isso, a plataforma conta com um sistema de check-in e check-out, além de um histórico de reservas de cada empregado.

Venha descobrir o que mais a getdesk pode fazer por você, e encontre o melhor plano para sua empresa! Faça agora seu cadastro e ganhe um período exclusivo de teste grátis!

Esse artigo foi útil?

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Lamentamos que este post não tenha sido útil pra você.

Vamos melhorar este post.

Como podemos melhorar esse post?